Discurso durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

– Homenagem à Defensoria Pública e comemoração pela aprovação, pela OEA, da resolução intitulada “Defensoria Pública Oficial como Garantia de Acesso à Justiça para as Pessoas em Condição de Vulnerabilidade”.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO.:
  • – Homenagem à Defensoria Pública e comemoração pela aprovação, pela OEA, da resolução intitulada “Defensoria Pública Oficial como Garantia de Acesso à Justiça para as Pessoas em Condição de Vulnerabilidade”.
Publicação
Publicação no DSF de 13/07/2012 - Página 36878
Assunto
Outros > JUDICIARIO.
Indexação
  • APOIO, DEFENSOR PUBLICO, ESTADO DE RONDONIA (RO), BRASIL, ELOGIO, APROVAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA), RESOLUÇÃO, GARANTIA, ACESSO, JUSTIÇA, POPULAÇÃO, INFERIORIDADE, SITUAÇÃO SOCIAL, OBJETIVO, ADOÇÃO, MEDIDAS LEGAIS, GARANTIA CONSTITUCIONAL, INDEPENDENCIA, AUTONOMIA, DEFENSORIA PUBLICA, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, REALIZAÇÃO, CONCURSO PUBLICO, CONTRATAÇÃO, SERVIDOR, SETOR.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco/PMDB - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, em diversas oportunidades, nós, Senadores, ocupamos esta tribuna para louvar o trabalho dos defensores públicos. Eu mesmo já me pronunciei em mais de uma ocasião sobre essa categoria, que considero um dos pilares do Estado democrático de Direito.

            De forma abnegada e com extremo profissionalismo, os defensores públicos exercem a nobre função de zelar por um dos principais dispositivos da Constituição Federal: o direito à assistência jurídica integral e gratuita, prestada pelo Estado, a todos aqueles que comprovarem insuficiência de recursos.

            Volto, portanto, a falar da Defensoria Pública, desta vez para comemorar, junto com toda a categoria, a recente aprovação, pela Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), da resolução intitulada "Defensoria Pública Oficial como Garantia de Acesso à Justiça para as Pessoas em Condição de Vulnerabilidade".

            Aprovada na sessão plenária do último dia 4 de junho, a resolução reitera as mesmas recomendações que a OEA já havia feito há um ano: por exemplo, que os Estados Membros que já contem com serviços de defensoria pública adotem medidas para garantir a independência e a autonomia funcional dos defensores públicos

            Outra recomendação digna de menção da resolução da OEA, à qual me associo, foi a de felicitar a iminente realização do Quinto Congresso da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (ATDEF).

            O evento será realizado de 15 a 17 de agosto, em Fortaleza, e contará com especialistas nacionais e estrangeiros, que debaterão o papel da defensoria pública na aplicação dos direitos humanos e os avanços e desafios das defensorias nas Américas em sua luta para garantir o acesso à justiça aos cidadãos menos favorecidos.

            Aproveito, finalmente, para reafirmar meu apoio irrestrito aos defensores públicos brasileiros, particularmente aos que atuam em Rondônia. Com todas as dificuldades orçamentárias que são a regra em praticamente todas as defensorias do País, a Defensoria Pública de Rondônia investe em novos postos e na realização de concursos para a contratação de novos defensores. Foram inaugurados, recentemente, novos postos da Defensoria na zona leste de Porto Velho e no município de Nova Mamoré, e há um concurso público em andamento para o preenchimento de 30 vagas de defensor no Estado.

            Esses reforços são mais do que bem-vindos, já que a Defensoria Pública de Rondônia atua em nada menos do que 90% dos processos criminais e 80% dos processos cíveis no Estado. São exatamente 41 servidores, Senhor Presidente, que se sacrificam, se desdobram, fazem o trabalho de dois ou três, freqüentemente têm que se deslocar para os municípios do interior, mas conseguem cumprir suas funções com profissionalismo e dignidade, E a situação dos cinco - isso mesmo, Senhor Presidente, apenas cinco -Defensores Públicos Federais que atuam em Rondônia é a mesma dos estaduais: muita abnegação e muito sacrifício para atender às demandas dos 52 municípios do meu Estado.

            Presto, portanto, minha mais sincera homenagem à Defensoria Pública do País, parabenizando-os pelo valoroso serviço que prestam ao povo brasileiro e unindo-me a eles na comemoração das recentes conquistas que narrei anteriormente em meu pronunciamento.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/07/2012 - Página 36878