Pronunciamento de Marta Suplicy em 13/03/2012
Pela ordem durante a 27ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentário sobre reportagem do jornal El País cerca da criação de cotas para mulheres, sugerida pela Eurocâmara.
- Autor
- Marta Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Marta Teresa Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
FEMINISMO.:
- Comentário sobre reportagem do jornal El País cerca da criação de cotas para mulheres, sugerida pela Eurocâmara.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/03/2012 - Página 6154
- Assunto
- Outros > FEMINISMO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA, ASSUNTO, NECESSIDADE, PARTICIPAÇÃO, MULHER, DECISÃO, POLITICA, ECONOMIA, SOLICITAÇÃO, AUTORIA, PARLAMENTO, EUROPA, IMPOSIÇÃO, COTA, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, EMPRESA, OBJETIVO, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO SEXUAL.
A SRª MARTA SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Presidente, eu não poderia deixar de vir ao plenário pedir a palavra pela ordem em virtude de uma notícia muito importante que saiu no jornal El País, o maior jornal espanhol, dizendo que as mulheres devem ganhar peso na tomada de decisões políticas e empresariais, mas a via voluntária se mostrou insuficiente.
Com essa convicção, a Eurocâmara pediu hoje à Comissão Europeia que se decida a impor, este ano, cotas femininas nos conselhos de administração das empresas. E aos países comunitários os Deputados estão exigindo uma diminuição de 10% na brecha salarial entre homens e mulheres.
Achei isso muito importante, depois da homenagem que fizemos hoje às mulheres, com o discurso da Presidenta tão incisivo sobre o protagonismo feminino e sua vontade de que se aumentem as oportunidades e diminuam as desigualdades não só regionais ou sociais no Brasil, mas de gênero e raça. É muito interessante que, hoje, neste dia, a Eurocâmara tenha também tomado posição tão incisiva a favor da questão da mulher.
Muito obrigada, Sr. Presidente.