Discurso durante a 146ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do transcurso dos dez anos de criação do Grupo Especial de Segurança de Fronteira, que trabalha na fronteira do Estado do Mato Grosso com a Bolívia; e outro assunto.

Autor
Cidinho Santos (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: José Aparecido dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do transcurso dos dez anos de criação do Grupo Especial de Segurança de Fronteira, que trabalha na fronteira do Estado do Mato Grosso com a Bolívia; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2012 - Página 40871
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, GRUPO ESPECIAL, SEGURANÇA, FRONTEIRA, BRASIL, RELAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, ELOGIO, ATUAÇÃO, COMBATE, TRAFICO, DROGA, REDUÇÃO, ROUBO, VEICULO AUTOMOTOR.

            O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco/PR - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidenta, Sra. Ana Amélia, Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna, primeiramente, reiterar o que disse ontem em meu discurso de posse, ou seja, a importância da Copa em Cuiabá e no Estado do Mato Grosso. 

            Cuiabá, uma das 12 sedes da Copa de 2014, está recebendo nesse momento um legado de obras que, com certeza, ficará para as próximas gerações, para os próximos 10, 20, 30 e 40 anos. E quero, mais uma vez falando em Copa, ressaltar a visão e o desprendimento, o conhecimento e a ousadia do então Governador Blairo Maggi, que foi a pessoa que teve a coragem e a ousadia de levar a Copa para Cuiabá e fazer dessa cidade uma das doze sedes. Hoje as obras estão sendo implementadas, com muita eficiência, pelo atual Governador Silval Barbosa. Precisamos pensar no futuro, estar à frente, preparados para crescer e desenvolver.

            Mato Grosso é um Estado de oportunidades, rico em vários aspectos, mas principalmente pelo seu povo. Mato Grosso é um Estado privilegiado por ter, junto ao seu povo, mistura de quatro regiões do País. É um Estado que se destaca regionalmente e internacionalmente pela sua produção agrícola, principalmente de soja, algodão e milho.

            Precisamos continuar crescendo e recebendo o apoio devido do Governo Federal.

            Mato Grosso é um Estado que merece o olhar mais carinhoso da União Federal na questão da distribuição dos recursos, na questão dos investimentos em infraestrutura e logística.

            Mas, hoje, Sra. Presidente, estou usando a tribuna para, além de falar um pouco sobre o nosso querido Estado do Mato Grosso, registrar os dez anos do Gefron, criado em 13 de março de 2002, e que, neste ano, completa dez anos.

            Apesar de todas as dificuldades que temos no Estado com a divisa com a Bolívia, de divisa seca, o Gefron, nesses dez anos, tem contribuído muito para a diminuição do tráfico de drogas na região, para a diminuição da passagem de veículos roubados para a Bolívia. Essa instituição da Polícia Militar, criada pelo Governador Dante de Oliveira, foi consolidada na gestão do Governador Blairo Maggi, que não mediu esforços para colocar recursos para equipá-la com equipamentos, veículos e até helicópteros.

            Neste momento, quero cumprimentar o atual Secretário de Segurança, Delegado da Polícia Federal, Dr. Diógenes Curado Filho, que é o Comandante do Gefron no Estado do Mato Grosso; o Comandante da Polícia Militar na época da criação do Gefron, o Coronel PM Leovaldo Sales; o ex-Secretário de Segurança na época, Sr Benedito Xavier de Souza Corbelino; e o atual Comandante do Gefron, Tenente Coronel Antônio Mário da Silva Ibanes Filho. A todos vocês, parabéns. Parabéns a todos os integrantes do Gefron que fazem, dentro das suas possibilidades, dentro das suas dificuldades, um trabalho exemplar de combate ao tráfico de drogas, ao roubo de veículos na divisa do Mato Grosso com a Bolívia.

            Há pouco tempo, uma reportagem do Fantástico, durante uma semana, para o Brasil assistir, acompanhou o trabalho do Gefron e da Polícia Federal, da Força Nacional, trabalho que esses bravos heróis vêm desenvolvendo na fronteira do Brasil com a Bolívia. E a reportagem pôde verificar, em uma semana, a grande quantidade de drogas apreendidas, a grande quantidade de armas apreendidas e de veículos apreendidos.

            Então, o trabalho do Gefron merece a nossa consideração. E eu quero parabenizar toda a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, principalmente os componentes do Gefron, pelos dez anos de criação desse grupo de fronteira.

            Por derradeiro, cumprimento também o Governador Silval Barbosa, que vem trabalhando muito, junto com Diógenes Curado, nosso Secretário de Segurança, para a melhoria da segurança pública do nosso Estado.

            Era só isso, Sra. Presidente, muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2012 - Página 40871