Discurso durante a 155ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações acerca da produção rural no Estado de Rondônia.

Autor
Tomás Correia (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Tomás Guilherme Correia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA.:
  • Considerações acerca da produção rural no Estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2012 - Página 44350
Assunto
Outros > AGRICULTURA.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, EXPOSIÇÃO AGROPECUARIA, MUNICIPIO, JARU (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), SAUDAÇÃO, COOPERATIVA AGROPECUARIA, REGIÃO, FATO, INCENTIVO, MODERNIZAÇÃO, AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, PRODUTOR RURAL.

            O SR. TOMÁS CORREIA (Bloco/PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, senhores telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, senhoras e senhores, eu gostaria de, nesta tarde, falar da grande exposição agropecuária que deverá ocorrer no meu querido Município de Jaru, no Estado de Rondônia. Ontem realizamos, naquele Município, uma grande cavalgada com a presença de mais de dois mil cavalos e de cidadãos que ali faziam uma grande festa.

            Queria saudar toda a diretoria da Cooaja - Cooperativa Agrorural de Jaru -, do nosso Município de Jaru, que tem à frente o Presidente Sandro Ramos. E, por intermédio do Presidente Sandro Ramos, quero cumprimentar toda a diretoria da Cooaja, que fará uma exposição a começar do dia 28, amanhã, até o dia 2 de setembro, com o objetivo de incentivar a pecuária e outras áreas do setor produtivo do meu Estado e, sobretudo, do Município de Jaru.

            Tivemos recentemente uma exposição, também no Município de Jaru, com o objetivo de vender máquinas agrícolas para incentivar e modernizar a agricultura no Estado de Rondônia. Nesse programa, o Governo do Estado, o Governador Confúcio Moura fez uma lei com a aprovação da Assembleia Legislativa que isentava de juros financiamento para pequenos produtores - juro zero. E nessa exposição foram comercializadas várias máquinas cuja soma ultrapassou R$20 milhões.

            Agora, do dia 28 de agosto a 2 de setembro, vamos fazer uma exposição cujo objetivo é incentivar a pecuária, a produção agrícola e os financiamentos do setor produtivo. A expectativa é realizar um grande volume de negócios no Município de Jaru, durante a exposição naquela cidade.

            Quero dizer, Sr. Presidente, que os produtores rurais do Estado de Rondônia, os produtores rurais de Jaru estão de parabéns, porque hoje, na nossa região, temos um Município altamente produtivo. Somos o principal produtor de leite da Região Norte. Jaru é a principal bacia leiteira do Norte. Temos vários laticínios, dois grandes laticínios naquela cidade e mais seis ou sete pequenos laticínios na região de Jaru. Temos um grande frigorífico, com capacidade de abate de aproximadamente dois mil bois por dia, que concede vários empregos. É o Frigon, que tem como proprietário o grande empreendedor João Gonçalves, figura de Jaru conhecida de todos nós a quem também prestamos nossas homenagens.

            A produção leiteira do nosso Município é muito grande, ultrapassa 700 mil litros de leite por dia. Temos uma fábrica de leite em pó, também no Município de Jaru, que nos possibilita evitar que todo o soro seja jogado nos solos freáticos ou nos rios. Esse soro é reaproveitado para o leite em pó.

            Desse modo, eu queria fazer esta saudação ao Município de Jaru, fazer uma saudação à diretoria da nossa Cooaja, uma saudação a todos os produtores rurais de Jaru por esse evento que está ocorrendo nessa data.

            Quero dizer que em Jaru nós também temos uma grande produção de cereais, de cacau, café, milho, arroz. É uma área altamente produtiva. É um Município que tem forte tendência para a pecuária e para a produção agrícola.

            Os produtores rurais que lá chegaram, na década de 70, atenderam a um chamado do Governo Federal. Na época, o slogan do Governo era “Integrar para não entregar”. Esse era o mote. E assim compareceu àquele Estado e àquele Município gente de todo lugar do País. Compareceram gaúchos, da terra de V. Exª, Presidente Paulo Paim, inclusive com a alta tecnologia, ajudando a colonizar o nosso Estado, compareceram paranaenses, cearenses, baianos, sergipanos, mineiros, enfim, gente de toda parte foi atender a um chamamento do Governo Federal para colonizar aquela região.

            Hoje a grande expectativa é com relação ao Código Florestal, qual será, enfim, a posição do Governo com relação ao Código Florestal e como serão tratados os produtores rurais daquele Estado e daquele Município. Queria dizer que, neste momento, estamos vivendo uma situação de incerteza, de insegurança, sem saber o que ocorre com a questão do meio ambiente.

            Neste caso, Sr. Presidente, nós até queríamos trazer aqui um apelo para que os olhos do Governo Federal se voltem de maneira mais positiva para a Região Amazônica, principalmente para o Estado de Rondônia. Ali estão produtores rurais, trabalhadores que, chamados pelo Governo, atendendo a um chamamento do Governo Federal da época, para lá se deslocaram dos seus Estados de origem na busca de integrar, de habitar, de fazer com que aquela região fosse ocupada de forma definitiva.

            Hoje, nós estamos vendo ali o progresso, o desenvolvimento, o crescimento econômico, a contribuição para o desenvolvimento da nossa economia.

            Somos o sétimo rebanho bovino do País. Então, é um Estado que cresce, que se desenvolve. E, dessa forma, é preciso que o Governo Federal, as autoridades ambientais vejam Rondônia de forma diferente, e não como tem sido feito em alguns casos em que há operações de forma até arbitrária. Nós não podemos concordar com isso.

            Sr. Presidente, eu queria fazer este registro nesta tarde e, como eu disse no começo, saudar a Cooperativa Agrorural de Jaru, a Presidência do Sandro Ramos, toda a diretoria e a população de Jaru pela oportunidade de termos lá uma grande festa agropecuária que vai envolver todo o setor produtivo daquele Município no sentido de dar esse passo importante para fortalecer a nossa agropecuária, a nossa produção agrícola, a nossa região.

            Faço este registro e cumprimento V. Exa, Senador Paulo Paim, pela Presidência que exerce neste instante. V. Exa é um Senador muito respeitado e muito conhecido no nosso querido Estado de Rondônia. Sempre que vou lá ouço referências altamente elogiosas aos projetos de V. Exa, à posição de V. Exa nesta Casa, de sorte que também faço, neste instante, uma saudação a V. Exa. A todos eu agradeço e faço este registro em nome do meu querido Município de Jaru.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2012 - Página 44350