Pela Liderança durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da importância do diálogo do Governo Federal com diversos segmentos de servidores públicos em greve.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA SALARIAL.:
  • Defesa da importância do diálogo do Governo Federal com diversos segmentos de servidores públicos em greve.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2012 - Página 44496
Assunto
Outros > POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • DEFESA, AUMENTO, DIALOGO, GOVERNO FEDERAL, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, RELAÇÃO, SALARIO, ABERTURA, CARGO DE CARREIRA, FATO, IMPORTANCIA, FUNCIONARIO PUBLICO, PAIS.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs e Srs. Senadores, eu pedi a palavra para registrar a importância do diálogo com os servidores públicos. Quero aqui defender o diálogo do Governo com os diversos segmentos de servidores públicos, que hoje discutem efetivamente uma reposição salarial, uma discussão de abertura de carreira.

            Tenho sido procurado por fiscais agropecuários, por auditores do SUS, por professores, por segmentos de agências reguladoras. E temos, por questão de limitação legal, até a data de 31 de agosto para que o Governo encaminhe ao Congresso qualquer tipo de proposta de reajustamento, qualquer tipo de proposta de aumento de despesa de pessoal.

            Portanto, estamos acompanhando essa questão, defendendo o diálogo, sabendo - é claro - que a dificuldade do Governo é grande. O Governo não tem espaço fiscal.

            Nós aqui discutimos várias medidas provisórias. O Governo tem feito desoneração fiscal e tem procurado reaquecer a economia. Tudo isso implica em diminuição de receita. Mas, sem dúvida alguma, um fator fundamental para que possamos avançar é o diálogo, o entendimento, a conversa. E é isso que queremos defender como Senador. Fomos procurados por servidores em Roraima e temos sido procurados por servidores aqui em Brasília. Defendemos que o diálogo seja sempre aberto, um diálogo franco, o Governo demonstrando suas condições, os servidores entendendo as situações, propondo alternativas para que efetivamente nós tenhamos condição de avançar nessa questão.

            A categoria dos servidores públicos é muito importante para o País. O serviço público brasileiro precisa avançar cada vez mais. É importante que os servidores tenham condição e remuneração condizentes, mas é importante também que haja responsabilidade fiscal, que haja, enfim, um controle dos gastos num momento de dificuldade no Brasil e em todo o mundo. A crise internacional é uma realidade, e o Governo tem de levar em conta essa questão.

            Mas volto a dizer, para encerrar a minha posição, Presidente Requião: o diálogo é fundamental, é importante sentar à mesa, é importante que as questões sejam discutidas abertamente, de forma transparente, para que, efetivamente, Governo e servidores possam chegar a uma posição, e essa posição seja a favor da população, que é quem é realmente penalizada com a paralisação de aulas e de serviços públicos. Efetivamente, nós temos de procurar uma saída para isso.

            Era esse o registro que eu gostaria fazer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2012 - Página 44496