Pronunciamento de Renan Calheiros em 28/08/2012
Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem pelo transcurso do Dia do Corretor de Imóveis.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem pelo transcurso do Dia do Corretor de Imóveis.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/08/2012 - Página 44674
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA NACIONAL, CORRETOR DE IMOVEIS, REGISTRO, IMPORTANCIA, PROFISSÃO.
O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com imensa satisfação que me associo a esta legítima homenagem que o Senado Federal faz, em sessão especial, a todos os corretores e corretoras de imóveis do Brasil.
Trata-se, sem dúvida alguma, de um dos mais importantes ofícios e profissões.
Ao lidar com um dos principais sonhos da família brasileira, que é o da casa própria, o corretor imobiliário tem a nobre missão de compreender as necessidades de cada comprador e encaminhá-lo para o imóvel que atenda ao seu perfil.
Para executá-la com competência e sucesso, Senhor Presidente, além de uma aguçada percepção e uma boa capacidade comunicativa, é fundamental aos corretores imobiliários dispor da mais importante ferramenta de trabalho para: a informação.
E com a informação, senhoras senadoras, senhores senadores, que o corretor avalia as possibilidades e as perspectivas do mercado imobiliário e estabelece o canal de comunicação com seus potenciais consumidores.
Nesse sentido, esses profissionais do mercado imobiliário estão cada vez mais atualizados com assuntos que dizem respeito às políticas econômicas e ao direito, por exemplo.
Sr. Presidente, é sabido que o Brasil, nos últimos anos, viveu uma fase de notável expansão do mercado imobiliário, graças às políticas de fortalecimento do crédito às famílias.
Sem corretores capacitados e à altura da gigantesca tarefa, senhores senadores, esse aquecimento do mercado não teria tido continuidade, nem se conseguiria dar vazão a toda essa demanda advinda da expansão do crédito e da confiança na economia.
Nessa atuação, temos de destacar o papel fundamental exercido pelo Sistema COFECI/CRECL.
É correto afirmar que boa parte das conquistas profissionais e da credibilidade adquirida pela classe dos agentes imobiliários se deve, em grande medida, à existência do Sistema Cofeci - Creci e sua incisiva ação na regulação da atividade.
Único país no mundo a criar uma legislação para o setor e instituir uma autarquia federal específica para fiscalizar e regulamentar o seu exercício, não temos nenhum acanhamento em afirmar que o Brasil está na vanguarda mundial.
Contamos, de fato, com um mercado bastante bem regulamentado e dispondo de profissionais devotados à profissão e com alto nível de conhecimento e preparo.
Ao todo, em nosso País, são mais de 220 mil profissionais dedicados às atividades de corretagem imobiliária, com aproximadamente 40 mil empresas atuando nesse segmento.
Vejam os Senhores e as Senhoras o tamanho desse contingente de profissionais e a notável tarefa que executam, procurando e pesquisando incessantemente as oportunidades oferecidas pelo mercado e o perfil dos consumidores para os diversos empreendimentos imobiliários.
Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, demais convidados, na figura do meu querido amigo e colega Senador Gim Argello - primeiro signatário do requerimento desta Sessão e histórico defensor da classe dos corretores de imóveis -, quero deixar registrada a minha mais sincera congratulação a todos esses profissionais pela passagem do seu dia.
É fato que nosso País, em seu seguro e inabalável projeto de desenvolvimento, necessita de profissionais cada vez mais capacitados e atualizados em todas as áreas e segmentos de nossa economia.
Como um dos mais destacados e vibrantes setores de nossa atividade econômica, o mercado imobiliário tem refletido, com vigor, essa irrefreável tendência.
E sabemos que os corretores de imóveis do Brasil estão plenamente aptos a dar continuidade a esse movimento, viabilizando o crescimento de nosso País e de todas as suas potencialidades produtivas.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.