Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Celebração pelo transcurso, em 27 do corrente, do Dia do Corretor de Imóveis.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Celebração pelo transcurso, em 27 do corrente, do Dia do Corretor de Imóveis.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2012 - Página 44675
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, CORRETOR DE IMOVEIS, REGISTRO, IMPORTANCIA, PROFISSÃO.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, neste dia 27 de agosto celebramos o Dia do Corretor de Imóveis. Neste ano, a data adquire destaque em razão de se completarem cinqüenta anos da regulamentação da profissão, por meio da Lei n° 4.116, de 1962,

            Em primeiro lugar, pois, os meus parabéns aos milhares de brasileiras e brasileiros que se dedicam a essa atividade profissional.

            Ao longo da vida, tenho me certificado de que o corretor não é apenas um intermediador entre comprador e vendedor.

            Afirmo isso porque, em primeiro lugar, o imóvel é elemento fundamental da vida da maioria dos brasileiros. O sonho da casa própria é o grande sonho das nossas famílias. Ter um imóvel próprio é o objetivo pelo qual as famílias batalham diariamente.

            O imóvel, de tal modo, constitui-se no principal ou único elemento do patrimônio de várias famílias brasileiras. Vejam só, então, como é fundamental ter auxílio qualificado no processo de compra ou venda desse bem.

            Em segundo lugar, a nossa tradição jurídica infelizmente não prima pela clareza ou simplicidade. São necessários muitos documentos e certidões para que se concretize uma transação imobiliária. Muito conhecimento, portanto, que o cidadão comum simplesmente não tem e a respeito do qual se vê perdido,

            Em terceiro lugar, a compreensão do funcionamento do mercado não é simples, Exige sensibilidade profunda para que se perceba se o ambiente econômico está em alta ou baixa, e para compreender a viabilidade ou não da realização deste ou daquele negócio.

            O corretor de imóveis não é, assim, um simples intermediário. É muito mais. É um conhecedor de leis; é um especialista dos meandros burocráticos brasileiros; é um avaliador dos humores do mercado.

            Mas um corretor de imóveis é também algo além. O corretor é também um conselheiro, um amigo, alguém que pode oferecer sugestões e conselhos que possam concretizar um negócio jurídico de forma a beneficiar tanto o comprador quanto o vendedor.

            Em suma, por meio de sua ação é que podemos movimentar o motor da economia, permitindo que as famílias brasileiras adquiram vendam seus imóveis com segurança e confiabilidade de modo a concretizar o sonho da casa própria.

            Mais uma vez, pois, parabéns aos corretores de imóveis, especialmente pelo papel que têm desempenhado/ ao longo dos anos, em prol do desenvolvimento do Brasil.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2012 - Página 44675