Discussão durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão do PRS n. 44/2012.

Autor
Cidinho Santos (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: José Aparecido dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
.:
  • Discussão do PRS n. 44/2012.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/2012 - Página 44924
Assunto
Outros > .

            O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco/PR - MT) - É rápido, Sr. Presidente. Só para registrar que essa autorização...

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Senador Cidinho com a palavra.

            O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco/PR - MT. Para discutir. Sem revisão do orador.) - …de empréstimo pela CAE, e agora, espero, com aprovação dos nossos colegas Senadores, é uma quebra de paradigma que o Governo brasileiro concede ao Estado do Mato Grosso e, em consequência, pode conceder ao Brasil.

            Através dessa operação de crédito, o Governo de Mato Grosso está contraindo um empréstimo de um banco privado, um banco americano, para pagar o resíduo de sua dívida junto ao Governo brasileiro em condições bem mais satisfatórias do que o Governo do Brasil cobra dos Estados hoje. Mato Grosso paga em torno de 18% a 20% de juros ao ano, e com esse empréstimo vai quitar a sua dívida desse resíduo junto ao Governo Federal, pagando a uma instituição privada juros de 5%. Além do benefício ao Estado do Mato Grosso, que hoje tem um compromisso em sua dívida corrente líquida, de sua receita, de 19%, em torno de 15%, e esse comprometimento passa para 9%. Então, é um avanço, uma vitória do Governo do Estado do Mato Grosso.

            Quero cumprimentar o nosso Senador e ex-Governador Blairo Maggi, que começou as tratativas desse financiamento ainda com o Presidente Lula, e depois veio a continuidade pelo Governador Sinval Barbosa e aprovação hoje na CAE, com a relatoria do Senador Sérgio Souza, apoiado pelo Senador Jayme Campos, que aqui está, também ex-Governador.

            Então, para Mato Grosso é um dia de alegria, é um dia feliz. Obrigado ao Senado, obrigado pelo apoio da Presidente Dilma e do Ministro Guido Mantega. Tenho certeza de que, a partir deste momento, outros Estados da Federação brasileira poderão seguir os caminhos que o Governo do Mato Grosso seguiu para quitar as suas dívidas com o Governo Federal. Muito obrigado. Era só isso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/2012 - Página 44924