Pela Liderança durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade e preocupação com a greve da Polícia Federal. (como Líder)

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA, DROGA, POLITICA SALARIAL.:
  • Solidariedade e preocupação com a greve da Polícia Federal. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/2012 - Página 44985
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA, DROGA, POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • APREENSÃO, REFERENCIA, GREVE, POLICIA FEDERAL, MOTIVO, PREJUIZO, PAIS, ENFASE, ESTADOS, LOCALIDADE, FRONTEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, IMPORTANCIA, COMBATE, TRAFICO INTERNACIONAL, DROGA, DEFESA, NECESSIDADE, REESTRUTURAÇÃO, CARREIRA, POLICIAL, OBJETIVO, AUMENTO, SALARIO, REGISTRO, APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, ORADOR, RELAÇÃO, FACILITAÇÃO, LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ).

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim; Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna nesta noite de hoje apenas para prestar a minha solidariedade e também demonstrar a minha preocupação.

            Senador Paulo Paim, esta greve da Polícia Federal, com certeza, traz um prejuízo grande para o nosso País. Mas a minha preocupação é o prejuízo que traz para os Estados de fronteira. Sou do Acre, Estado que faz fronteira com o Peru e a Bolívia, e não é segredo para ninguém que são dois grandes produtores de droga. Para V. Exª ter uma ideia, na semana passada, a Polícia Federal, que está trabalhando com apenas 30% do seu efetivo, do seu pessoal, para cumprir a Constituição, fez uma apreensão de mais de mil quilos de droga no meu Estado.

            Ora, se a Polícia Federal, Senador Renan, prendeu mil quilos de droga junto com a Polícia Civil, imagine quanto está entrando de droga neste País, através daquela fronteira. Se a Polícia Federal, trabalhando em condições normais, sabemos que é difícil conter o tráfico de droga na nossa região... E não é só no Acre não: Rondônia também tem problemas,

            Então, venho à tribuna na noite de hoje para prestar minha solidariedade aos agentes da Polícia Federal. Tive a oportunidade de fazer uma visita ao movimento da greve - eles já estão em grave há 24 dias - e conversei com alguns agentes. Antigamente, ser policial federal era motivo de muito orgulho para eles. O que pude constatar agora, Presidente Paim, foi um desânimo total. Segundo os agentes, os salários não são mais encantadores, estão totalmente defasados. Eles lutam e, no nosso entendimento, a luta é justa. Se a gente comparar os salários dos nossos policiais federais, o que são hoje e o que eram no passado, a outros salários, tornam-se até motivo de chacota. A grande bandeira deles é a reestruturação da carreira. Não adianta só aumentar: tem de reestruturar a carreira.

            Segundo eles - e tive a oportunidade de conversar com alguns agentes -, a categoria perdeu a autoestima. Não tem mais aquele brilho, aquele entusiasmo de antigamente.

            Inclusive, tive a oportunidade de apresentar um projeto aqui no Senado, a Proposta de Emenda Constitucional nº 67, no ano de 2011, no dia 7 de julho de 2011. Nela peço que os recursos destinados à Polícia Federal não sejam contingenciados. O recurso existe. O problema é que, na hora de liberarem os recursos, eles são contingenciados.

            Então, apresentei uma proposta de emenda constitucional para que esses recursos não sejam mais contingenciados. Infelizmente, o projeto está há um ano na Comissão de Constituição e Justiça, e até hoje não há um relator. Conversava aqui com o Senador Renan, que me disse que também tem uma proposta nessa linha, para que os recursos do Ministério da Justiça não sejam contingenciados.

            No meu entendimento, há alguns setores que temos de priorizar. Não é privilégio, de forma nenhuma. Não estou querendo nenhum tipo de privilégio para a Polícia Federal. Agora, entendo que a Polícia Federal do nosso País, que é uma instituição respeitada, é uma instituição que orgulha a todos os brasileiros, hoje passa por uma situação de penúria. E a minha preocupação é com o meu Estado do Acre, onde, todos nós sabemos, precisamos, e muito, dessa Polícia. Hoje, quando eu vejo a Polícia com apenas 30% do pessoal trabalhando, não tenho dúvida de que os traficantes e os narcotraficantes estão nadando de braçada, porque é impossível eles policiarem aquela região de fronteira, aquela floresta. E quem vai pagar com isso? Quem vai pagar com isso é o povo brasileiro, quem vai pagar com isso é a nossa juventude. Porque eu sempre tenho dito aqui desta tribuna e não vou cansar de dizer: é muito mais fácil você combater o tráfico de drogas lá na fronteira do que você combater o tráfico de drogas nos morros do Rio de Janeiro ou então nas favelas de São Paulo.

            Então, fica aqui o meu apoio, a minha solidariedade e a minha preocupação com essa greve da Polícia Federal. Fica aqui o meu apelo ao Ministro da Justiça, às autoridades do meio, para que possam intervir, que possam intermediar essa negociação, para que nós possamos resolver essa situação de uma vez por todas, porque nós não podemos viver na situação como está. Isso representa um perigo muito grande para o nosso País e para a população brasileira, principalmente para os jovens, porque, com certeza, esses traficantes estão se aproveitando desse momento de fragilidade, desse momento difícil que a nossa Polícia Federal está passando.

            Era isso, meu Presidente Paim. Quero agradecer às Srªs e aos Srs. Senadores que ainda estão na sessão nesta noite de hoje.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/2012 - Página 44985