Pela ordem durante a 175ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comemoração pelo transcurso dos 73 anos de iniciação religiosa da Srª Mãe Stella de Oxóssi; e outros assuntos.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
RELIGIÃO.:
  • Comemoração pelo transcurso dos 73 anos de iniciação religiosa da Srª Mãe Stella de Oxóssi; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2012 - Página 47719
Assunto
Outros > RELIGIÃO.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, INICIO, PERSONAGEM ILUSTRE, ESTADO DA BAHIA (BA), RELIGIÃO, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, A TARDE, ASSUNTO, DISCUSSÃO, NECESSIDADE, PESSOA FISICA, ADMISSÃO, ERRO.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, quero agradecer a oportunidade de, falando pela ordem, parabenizar de maneira especial, falando em nome de todos os outros nossos companheiros, o Senador Flexa Ribeiro, hoje tão lembrado por nós todos nas comissões de trabalho. É uma alegria vê-lo dando um exemplo ao Brasil.

            Senador Flexa Ribeiro, o senhor está aqui, no dia do seu aniversario, trabalhando até esta hora, preparando-se para falar em nome do povo do Pará. Eu, que represento a Bahia e sou sua companheira de trabalho, quero dar o meu testemunho do trabalho profícuo que o senhor desenvolve em nome do seu Estado e em defesa do povo brasileiro, mesmo que com opiniões diferentes da nossa de como fazê-lo.

            Quero, portanto, mais uma vez, parabenizá-lo.

            Pedi a palavra neste momento pela ordem, Sr. Presidente, para, especialmente, ter o prazer de fazer isso quando V. Exª preside esta sessão, para pedir a V. Exª que autorize a inscrição nos Anais da Casa de pronunciamento em que faço um pequeno registro para comemorar 73 anos de iniciação religiosa de Mãe Stella de Oxóssi, uma das principais sacerdotisas do candomblé da Bahia.

            Quero, ao mesmo tempo, solicitar a V. Exª que também autorize a inscrição, nos Anais da Casa do artigo que ela publica hoje, como faz toda quarta-feira, no principal jornal de circulação em nossa cidade: “A Culpa é sempre do Outro”. Mãe Stella de Oxóssi.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DA SRª SENADORA LÍDICE DA MATA.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Mãe Stella comemora 73 anos de consagração no candomblé.

            O llê Axé Opô Afonjá está em festa. A líder religiosa do terreiro, ialorixá Maria Stella de Azevedo Santos, completa 73 anos de iniciação religiosa nesta quarta-feira, 12 de setembro.

            Mãe Stella, aos 87 anos de idade, integra seleto grupo de sacerdotisas com mais de 70 anos de consagração ao candomblé.

            "O aniversário de iniciação religiosa é muito importante. É quando se nasce para uma nova vida. É renascimento", diz a própria mãe Stella. A consagração foi feita por mãe Senhora, uma das grandes sacerdotisas do candomblé brasileiro, terceira a liderar o Afonjá desde a fundação, em 1910.

            Além de mãe Stella, já somam sete décadas de iniciadas - dentre as líderes de terreiros tradicionais da Bahia - mãe Xagui e mãe Zulmira de Nana. Mais alta sacerdotisa do terreiro Tumbence, localizado no Pero Vaz, mãe Xagui tem 75 anos de consagrada. Mãe Zulmira de Nana, do Tumbenci, em Lauro de Freitas (Grande Salvador), completou 70 anos de iniciada.

            História - A iniciação de mãe Stella é um dos marcos históricos do Afonjá. "Foi o primeiro barco (nome que se dá ao grupo de iniciados) colocado no Afonjá por mãe Senhora, logo após o governo da fundadora, mãe Aninha", relata o ogã José Ribamar, presidente da Sociedade Cruz Santa do llê Axé Opô Afonjá, a representação civil do terreiro.

            Mãe Stella assumiu o Afonjá em 1976, substituindo mãe Ondina. Em 1983, ela lançou manifesto em que reafirmava o candomblé como religião e considerava o sincretismo, a associação com santos católicos, uma necessidade histórica já superada.

            O manifesto foi endossado por dirigentes de outros terreiros tradicionais: mãe Menininha do Gantois, mãe Teté da Casa Branca, mãe Olga de Alaketo e mãe Nicinha, do Terreiro Bogum.

            A partir de então, mãe Stella se consolidou como uma das grandes lideranças do candomblé brasileiro. "É uma questão de herança. Herdei a missão de tomar conta dessa Casa. É trabalhoso, mas é gratificante ter a condição de servir mais de perto aos orixás, com mais responsabilidades", acrescenta.Livros - Mãe Stella é autora de cinco livros: E Daí Aconteceu o Encanto, escrito em parceria com Ciéo Martins e publicado em 1988; Meu Tempo É Agora, de 1993; Òsósi - O Caçador de Alegrias, de 2006; Owé -Provérbios, de 2007; e Epé Laiyé - Terra Viva, de 2009.

            Desde março do ano passado, mãe Stella tornou-se articulista do A TARDE. Os artigos são publicados, quinzenalmente, às quartas-feiras. É a primeira vez no Brasil que uma ialorixá torna-se articulista regular em um jornal de grande circulação

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA LÍDICE DA MATA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

     Matéria referida:

     - A culpa é sempre do outro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2012 - Página 47719