Discurso durante a 112ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de sua satisfação com a atuação parlamentar do Senador Eduardo Braga e com sua permanência na liderança do governo no Senado Federal.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Registro de sua satisfação com a atuação parlamentar do Senador Eduardo Braga e com sua permanência na liderança do governo no Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 28/06/2012 - Página 28346
Assunto
Outros > SENADO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADOR, EDUARDO BRAGA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), AGRADECIMENTO, PERMANENCIA, LIDERANÇA, GOVERNO, SENADO.

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA) - Sr. Presidente, quero aqui, na mesma linha do que foi já, diria, de forma brilhante, verbalizado pelos líderes que me antecederam, dizer da importância deste momento de reafirmação de uma liderança que num curto espaço de tempo se estabeleceu. Principalmente pela forma, pelas suas relações, pelo respeito, ganhou a confiança não só do Governo, o qual ela representa nesta Casa, mas, principalmente, de todos os seus pares. E aqui falo em nome da Liderança do Bloco de Apoio ao Governo, portanto, de 26 Senadores, que conviveram, neste curto espaço de tempo, com o Líder Eduardo Braga.

            Esses 26 Senadores puderam testemunhar essa conduta, o aspecto da sua capacidade e, principalmente, uma característica importante de um líder, a capacidade de auscultar, de envolver, a capacidade de, inclusive, compartilhar, de distribuir essa liderança de maneira que, sem imposição, mas, principalmente, com um nível de envolvimento, tem sido possível tocar as matérias. E essa tem sido a prática do Líder Eduardo tanto com a oposição quanto com os seus liderados aqui da base de apoio ao Governo. Tem sido possível, inclusive, como Líder do Bloco, acompanhar o nosso Líder do Governo. Tenho feito isso até em conjunto com os Líderes Renan Calheiros, Gim Argello, com o Líder Blairo Maggi, com a Líder Lídice da Mata, com o Líder Inácio Arruda, com o Líder Acir Gurgacz.

            Então, temos tido uma oportunidade enorme de, inclusive, compartilhar da pauta, das posições, de não usar o líder como um porta-voz, Senador Renan, mas, sim, como um parceiro. O líder tem cumprido esse papel importante.

            Em todos os debates com o Governo, ele tem transformado esse momento num verdadeiro centro de debates, e não como se fosse um canal exclusivamente, sem a nossa participação. Acho que essa mudança foi muito importante.

            Eu até brinquei com ele, Renan. Eu disse que hoje, à tarde, o Líder Eduardo ia fazer o anúncio aqui da volta dos que não foram. Portanto, eu diria que esse “dia do fico”, esse dia do anúncio da sua permanência é um dia de alento, para continuarmos nessa nossa caminhada de bons resultados e, eu diria, até de uma nova afinidade.

            Isso serviu, Senador Sarney, V. Exª que tão bem conduz o Senado, para mostrarmos exatamente como é salutar essa boa condução. Um Senado que, para muitos, é conduzido no eixo do presidencialismo extremo dá uma demonstração clara de que há um colegiado dirigindo essa matéria, de que V. Exª, na realidade, desenvolve uma tarefa que é muito mais de coordenar pela sua experiência e de que o Senado tem experimentado, nesse novo quadrante, uma verdadeira ação colegiada. V. Exª, portanto, dirige os trabalhos, mas cada líder e o líder do Governo, todos eles têm a oportunidade não só de compartilhar desses trabalhos, mas também de compartilhar da gestão aqui, no Senado.

            Então, este é um dia importante, em que reafirmamos essa boa condução de V. Exª e o “dia do fico do nosso Líder Eduardo Braga.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/06/2012 - Página 28346