Fala da Presidência durante a 133ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Destaque às providências tomadas, no primeiro semestre do corrente ano, para divulgação e transparência dos trabalhos desenvolvidos no Senado Federal.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Destaque às providências tomadas, no primeiro semestre do corrente ano, para divulgação e transparência dos trabalhos desenvolvidos no Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 18/07/2012 - Página 37644
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ELOGIO, REFERENCIA, ATUAÇÃO, QUADRO DE PESSOAL, SENADO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADOR, ENFASE, EXPANSÃO, SISTEMA, COMUNICAÇÕES, AMPLIAÇÃO, AREA, COBERTURA, TELEVISÃO, RADIO, COMENTARIO, CRESCIMENTO, ACESSO, BIBLIOTECA, ENDEREÇO, INTERNET, REGISTRO, MELHORIA, COMUNICABILIDADE, POPULAÇÃO, IMPORTANCIA, AUMENTO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Eu queria também fazer um adendo às palavras do nosso Líder Walter Pinheiro, dizendo que também nós pudemos realizar este trabalho graças ao apoio do grande e excelente quadro que nós temos de funcionários e, sobretudo, o que nós conseguimos, uma relação de interconexão com o povo brasileiro, através do nosso sistema de comunicação. Basta dizer a V. Exa. que nós já, neste ano, neste semestre, levamos o sinal aberto da nossa TV para treze capitais e a Rádio Senado, para seis capitais. Nossa biblioteca virtual, para dar um exemplo do que seja, recebeu 973.256 consultas e mais de 220 mil consultas de arquivos, obras raras, legislação, periódicos.

            Também quero dizer que o nosso Portal do Senado teve 2.520 milhões de acessos de todo o Brasil. Isso mostra como, hoje, nós temos uma verdadeira conexão com o povo brasileiro e como o povo brasileiro está acompanhando os trabalhos do Senado. Portanto, é muito justo que a gente ressalte o que foi feito por todos aqui, neste plenário.

            Nas comissões e no plenário, a Agência Senado, na Internet, teve 1,750 milhão de acessos, de visitas. Foram publicadas 5.238 matérias e registrados 94.672 acessos ao aplicativo da Agência em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

            A Rádio Senado recebeu 32,6 mil visitas em sua página na Internet, com mais de 32 milhões de visualizações aos três mil arquivos de áudio produzidos com matérias jornalísticas sobre o trabalho do Senado e programas culturais.

            Tivemos também - isso aí é importante - 2.680 horas de televisão com as sessões plenárias do Senado e do Congresso, transmitidas e gravadas.

            A TV produziu 100 edições do jornal, 200 boletins jornalísticos, 217 entrevistas de estúdio, 2.982 vídeos na página da Internet.

            Enfim, é uma longa relação do que nós conseguimos de divulgação e transparência da Casa e com o povo brasileiro participando dos nossos trabalhos, opinando, fiscalizando, louvando, censurando, questionando. Isso é muito importante para todos nós.

            Como disse o Senador Walter Pinheiro, nosso trabalho foi um trabalho em que cumprimos com o nosso dever neste semestre. E, também, o sistema e o método do trabalho permanente da Casa, quase que 24 horas por dia permanentemente atendendo aos nossos trabalhos, aos nossos projetos, e tudo com uma transparência muito grande e, ao mesmo tempo, com eficiência. De maneira que quase todos os nossos trabalhos, todos nós somos testemunhas de como ele transcorre com competência, como ele tem transcorrido com transparência, de como os nossos processos têm tido tramitação e de como nós pudemos ter um primeiro semestre com uma convivência muito boa de trabalho entre os Senadores de todos os partidos e, com isso, de como nós estamos construindo uma imagem de responsabilidade com o povo brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/07/2012 - Página 37644