Discurso durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário em relação a nota de desagravo apresentada pelo Ibama em relação ao questionamento do senador Renan Calheiros quanto ao processo de construções desse órgão público.

Autor
Benedito de Lira (PP - Progressistas/AL)
Nome completo: Benedito de Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Comentário em relação a nota de desagravo apresentada pelo Ibama em relação ao questionamento do senador Renan Calheiros quanto ao processo de construções desse órgão público.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2012 - Página 36482

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a propósito dessa manifestação dos Senadores Renan Calheiros, Gim Argello e outros companheiros, o querido Vital do Rêgo, com relação a essa nota de desagravo apresentada pelo Ibama, quero dizer que nós é que deveríamos fazer isso. Porque nós apenas pedimos que Alagoas fosse tratada igualitariamente aos outros Estados do Nordeste, meu querido Senador Jucá.

            Pois bem, outros Estados receberam autorização do Ibama. Em nenhum momento, o Ibama tem demonstrado sensibilidade para qualquer tipo de empreendimento que se pretenda fazer neste País.

            Se nós verificarmos, por exemplo, em 2010, já num parecer prévio apresentado pelos técnicos do Ibama, eles começaram a dizer o seguinte... Ora, Senador Romero, como é que pode gerar favelização um empreendimento para gerar emprego, renda, melhoria de vida e qualidade de vida para o Estado? Favelizar. Quer dizer, se o empreendimento fosse levado para Alagoas, traria favelização para Alagoas. Que coisa é essa? Isso é um processo discriminatório. Não há absolutamente nada no Senado Federal e muito menos...

            Senador Renan Calheiros, pedir vista de um projeto de lei é um direito que nos assiste; é o Regimento da Casa que nos permite. Pois bem, o Ibama é que tem que ter sensibilidade para tratar os assuntos sérios deste País com seriedade, e não com picuinha e com discriminação.

            Eu quero, Senador, apresentar a minha solidariedade ao Senador Renan Calheiros, que em nenhum momento... Aliás, não é da sua história, do seu DNA perseguir absolutamente ninguém. Muito pelo contrário, ele é tido em Alagoas como o cara que quer agradar a Deus e ao mundo. E, na verdade, muitas vezes isso não é bom.

            Então, eu quero dizer aqui, como alagoano, como Senador por Alagoas: estamos juntos, Senador Renan, nessa luta em defesa dos interesses do meu Estado, do Nordeste e deste País.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2012 - Página 36482