Fala da Presidência durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Autor
Marta Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
FEMINISMO.:
  • Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2012 - Página 5363
Assunto
Outros > FEMINISMO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, MULHER, COMENTARIO, HISTORIA, VITORIA, DIREITO, EDUCAÇÃO, ALCANCE, PARTICIPAÇÃO, POLITICA NACIONAL.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Com a palavra a Senadora Ana Rita, como a primeira oradora inscrita.

            Antes de conceder a palavra à Senadora Ana Rita, eu quero desejar um feliz 8 de março para todas as mulheres deste imenso Brasil e dizer que hoje tivemos algumas atividades muito simbólicas aqui, no Senado, e uma me chamou muito a atenção.

            Convidei para estar junto comigo nesta atividade a minha netinha, que tem 8 anos: 80 anos do voto feminino. Imaginei que seria algo para uma recordação o resto da vida. Mas não imaginei o susto que ia levar, depois conversando, contando para ela que as mulheres não tinham o direito ao voto, que as mulheres, muito antigamente, não podiam aprender a ler e a escrever, depois não podiam entrar nas universidades, e ela falava: “Mas por que, vovó, não podiam aprender a ler? Mas, por que, vovó, não podiam entrar na universidade? Mas por que não podiam votar?”. E é muito interessante perceber, primeiro, a importância dessa exposição que o Senado faz hoje e como seria interessante se mais escolas pudessem mostrar o caminho percorrido por milhares de mulheres para que nós chegássemos hoje a comemorar, não só 80 anos do voto, mas por termos eleito a primeira mulher Presidente do Brasil e o aspecto simbólico disso. Provavelmente, daqui a algumas gerações, as nossas netas, certamente, não vão mais brincar de princesa, mas vão brincar de Presidenta do Brasil.

            Com a palavra a Senadora Ana Rita.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2012 - Página 5363