Pela Liderança durante a 186ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa, em nome do PSDB, da prorrogação dos trabalhos da CPMI do “caso Cachoeira”.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO.:
  • Defesa, em nome do PSDB, da prorrogação dos trabalhos da CPMI do “caso Cachoeira”.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2012 - Página 53153
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO.
Indexação
  • REGISTRO, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), DEFESA, PRORROGAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO.

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, farei um rápido pronunciamento apenas para registrar a posição do nosso Partido, o PSDB, diante da notícia de que teria ocorrido um acordo para o encerramento da CPMI do Cachoeira.

            Nós estamos agora reunidos na sala das comissões para reiniciar os trabalhos dessa CPMI. Não há procedência na informação de que acordo tenha existido. Não há, pelo menos com a participação da oposição. A oposição não foi ouvida e, portanto, não pode ter participado ou convalidado qualquer ideia de acordo. O que nós queremos é a prorrogação dos trabalhos da CPMI. É inevitável a prorrogação Há um volume imenso de trabalho à frente para que essa CPMI possa cumprir o seu dever. Na verdade, a Polícia Federal e o Ministério Público, com competência, aprofundaram investigações relativamente ao âmbito do Estado de Goiás. E essa CPMI tem muito trabalho para investigar, o desvio de dinheiro público através da empresa Delta, com a participação de inúmeras empresas fantasmas.

            Quebramos o sigilo bancário de seis empresas localizadas no Estado de Goiás; para mais 12 empresas os requerimentos estão protocolados e devem ser votados na próxima reunião administrativa; e apresentamos, na semana passada, mais 17 requerimentos, uma vez que o Coaf mostra movimentação financeira atípica, envolvendo mais 17 empresas com conexões com a empresa Delta, que é a matriz de todo esse esquema de corrupção supostamente comandado por Carlinhos Cachoeira.

            Esta conexão de Carlos Cachoeira com Fernando Cavendish, o esquema de corrupção de Cachoeira com a empresa Delta, é a razão da existência dessa CPI, e não avançamos neste campo. Portanto, encerrar agora a CPI seria uma decepção, seria descumprir a missão. Temos que investigar, para responsabilizar aqueles que participaram desse esquema sofisticado de superfaturamento de obras, de licitações orientadas, de pagamento de propina para o exercício do tráfico de influência, obviamente promovendo o desvio de recursos públicos, através de aditivos que extrapolam os limites permitidos pela legislação e até mesmo de contratos celebrados sem a necessária licitação pública.

            Os valores são excepcionais, há um desvio monumental de recursos públicos, e não podemos fugir à responsabilidade da investigação completa, para que possamos informar o Ministério Público, oferecer um farto material de prova, para que os procedimentos sejam adotados, a fim de que ocorra responsabilização civil e criminal.

            Portanto, Sr. Presidente, o nosso objetivo na tribuna, nesta tarde, é tão somente informar ao País que o PSDB não concordará com nenhuma proposta de acordo que tenha por objetivo encerrar os trabalhos desta CPI. Ao contrário, nós desejamos a sua prorrogação e vamos assinar já requerimento propondo a prorrogação desta Comissão Parlamentar de Inquérito.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2012 - Página 53153