Discurso durante a 186ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação com a liderança do PMDB nos pleitos eleitorais municipais deste ano.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Satisfação com a liderança do PMDB nos pleitos eleitorais municipais deste ano.
Aparteantes
Tomás Correia.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2012 - Página 53172
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, VITORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ELEIÇÃO MUNICIPAL, BRASIL, ELOGIO, CRESCIMENTO, CANDIDATO, MULHER, ELEIÇÃO, PREFEITURA, MUNICIPIOS.

            O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, de acordo com os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, o PMDB, Partido que tenho a honra de liderar no Senado Federal, sustentou a liderança em relação ao número de prefeitos eleitos em todo o País nessa eleição.

            A partir de janeiro, nada menos do que 1.036 cidades brasileiras serão administradas por prefeitos do PMDB eleitos agora, no primeiro turno. Uma votação expressiva, sob todos os aspectos.

            Esta votação, Sr. Presidente, Srs. Senadores, supera com bastante folga o segundo colocado, com 690 cidades, e significa que perto de 20% dos Municípios brasileiros - esse é um número muito expressivo - serão administrados pelo Partido, pelo PMDB.

            Nas capitais, agora, no primeiro turno, o PMDB contou com a confiança dos eleitores para eleger dois prefeitos: o Prefeito Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, e Tereza Surita, em Boa Vista. O Partido, Sr. Presidente e Srs. Senadores, vai disputar ainda o segundo turno em Florianópolis, Campo Grande e Natal, além de outras treze cidades com mais de 200 mil eleitores.

            Uma eleição é uma disputa entre partidos em determinado momento. Não há, Sr. Presidente, disputa em relação a pleitos anteriores. A eleição é agora, neste momento, e nesta disputa, neste momento, fica claro que o PMDB é a legenda que obteve o maior número de Municípios e vereadores.

            Diante de uma eleição que evidenciou uma surpreendente pulverização partidária - esse é o fato, é a característica desse pleito -, o PMDB pôde repetir o excelente desempenho que vem apresentando nos últimos pleitos e manter a liderança entre as cidades brasileiras. Isso, Sr. Presidente e Srs. Senadores, graças ao trabalho dos presidentes da legenda: o Vice-Presidente Michel Temer, atual Presidente licenciado do Partido, e o Senador Valdir Raupp, Presidente do Partido, aos quais, dentre tantas expressivas lideranças, desejo saudar e parabenizar por essa permanente reinvenção do PMDB. O Presidente Valdir Raupp, Senador Tomás, tirou até licença para se dedicar inteiramente ao pleito e, portanto, merece, nesta hora, ser parabenizado pelo resultado que, mais uma vez, obteve nas eleições.

            Além de ser o Partido com maior número de prefeitos eleitos, a legenda do PMDB recebeu 16.7 milhões de votos em todo o País, o que representa mais de 12% da confiança do total de eleitores, perdendo nesse quesito apenas para o PT, que obteve 17 milhões de votos. Repetindo, o PMDB recebeu 16,7 milhões de votos, perdendo apenas para o PT, que obteve 17 milhões de votos.

            Esse número adquire importância significativa, porque, em muitas cidades, capitais, inclusive em grandes centros mesmo, o PMDB preferiu não impor nomes e optou por coligações. Foi o caso, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, de Belo Horizonte, Recife, Maceió, Porto Alegre, Goiânia, São Luís, Manaus, Vitória, Aracaju, entre tantas outras localidades. Obviamente, se tivéssemos lançado candidatos em todas as capitais, esse patrimônio eleitoral estaria ainda mais robustecido.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Mas é importante, se me permite, que lá vocês ganharam e nós perdemos. Em Porto Alegre, o Fortunati é do PDT, mas o vice é do PMDB.

            O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL) - Contou com o apoio do PMDB.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Total do PMDB. Foi vitorioso, em Porto alegre, o PMDB.

            O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL) - Exatamente, o que deixa o PMDB assim robustecido, feliz, porque, como disse V. Exa., Porto Alegre é um exemplo, um belo exemplo. Se o PMDB tivesse tido candidatos em algumas - não precisaria ser em todas - dessas capitais, poderia ter suplantado o número de votos do PT, que obteve uma votação consagradora: 17 milhões de votos, e o PMDB, 16,7 milhões de votos.

            A apuração mostrou ainda, Sr. Presidente, Srs. Senadores - e já concedo o aparte ao Senador Tomás - a vitalidade e a aceitação do PMDB nas câmaras municipais.

            Em todo o Brasil o PMDB conquistou maior quantidade de cadeiras nas assembléias municipais. Foram 7.951 vereadores eleitos pelo PMDB, que irão ocupar vagas nas câmaras municipais pelo País. O segundo Partido em número de vereadores foi o PSDB, que elegeu 5.200 vereadores. O PMDB, portanto, elegeu 7.951; o PSDB, 5.200 vereadores, e o PT em seguida, o terceiro, pouco mais de 5.100 vereadores. Essa votação do PMDB para a câmara municipal representa 14% do total dos votos do País.

            Aqui também, Sr. Presidente, Srs. Senadores, outro dado que é importante ressaltar é que a maior vantagem do PMDB foi na Região Sul, onde o Partido elegeu 2.574 candidatos a vereador, e no Nordeste, onde elegeu 2.091 vereadores.

            Em Alagoas, o PMDB passa também - e eu faço questão de trazer estes dados aqui, para a tribuna do Senado Federal - por um momento eleitoral com grande aceitação da sociedade. Das 102 cidades do Estado, o PMDB elegeu 25 prefeitos diretamente e venceu, através de alianças, em mais de 80% dos Municípios alagoanos. Das 10 maiores cidades do Estado, saímos vitoriosos, diretamente ou em alianças, em oito. Entre elas, Sr. Presidente, Srs. Senadores, estão Arapiraca, com a Prefeita Célia Rocha, do PTB, que contou com o Vice indicado pelo PMDB, Yale Fernandes, e Palmeira dos Índios, que é a terceira cidade do Estado, com a eleição do Prefeito James Ribeiro.

            Reproduzindo os números nacionais, convém ressaltar que o PMDB elegeu 25% dos prefeitos das cidades alagoanas. Foi um dos melhores desempenhos do Partido na Região Nordeste. O PMDB, portanto, foi o Partido que, novamente, mais elegeu prefeitos e vereadores, reiterando a pujança da sigla, seu conhecimento, aceitação, credibilidade, capilaridade, força e expressão nacional.

            Eu abro um parêntese para conceder, com muita satisfação, um aparte ao Senador Tomás.

            O Sr. Tomás Correia (Bloco/PMDB - RO) - Senador Renan Calheiros, eu queria cumprimentar V. Exª, o PMDB e o Senador Valdir Raupp, Presidente nacional do Partido que, juntamente com V. Exª, fez uma campanha nacional. Em alguns dias, ia a três Estados, dois Estados, sem se descuidar do Estado de Rondônia, onde elegemos, de 52, 15 prefeitos e 12 vice-prefeitos. Tínhamos antes 11 e passamos para 15. De sorte que lá também o PMDB cresceu. E elegemos 55 vereadores.

            O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL) - Mais de 30% dos Municípios do Estado.

            O Sr. Tomás Correia (Bloco/PMDB - RO) - Mais de 30% dos Municípios. Se considerarmos a eleição de vice-prefeito com a eleição de prefeito, elegemos mais da metade dos prefeitos e vice-prefeitos de Rondônia.

            O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL) - É verdade.

            O Sr. Tomás Correia (Bloco/PMDB - RO) - De sorte que eu queria, neste momento, saudar V. Exª e saudar, de modo muito especial, o Presidente nacional do Partido, em exercício, Senador Valdir Raupp, que tenho a honra de substituir neste momento. Ele realmente entendeu que era necessário tirar licença para fazer uma campanha no País inteiro, acompanhado de V. Exª, do Presidente nacional do Partido e Vice-Presidente Michel Temer e de todas as lideranças do Partido. De sorte que eu queria, neste momento, registrar neste aparte o crescimento do nosso Partido no Estado de Rondônia e cumprimentar V. Exª como nosso brilhante Líder aqui, no Senado Federal. Muito obrigado a V. Exª.

            O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL) - Agradeço o aparte. Incorporo, com muita satisfação, o aparte de V. Exª ao meu discurso.

            Realmente é importante ressaltarmos o papel, o desempenho do PMDB e o muito o PMDB representa, continua a representar para o Brasil. O PMDB ajudou a consagrar avanços, do ponto de vista institucional, da economia, da estabilidade da economia. As mudanças todas que experimentamos aqui no Congresso Nacional passaram pelo PMDB, pela prioridade que o PMDB sempre deu aos assuntos de interesse nacional.

            Sr. Presidente, Srs. Senadores, outra boa notícia das urnas foi o crescimento do número de mulheres eleitas para as prefeituras. É fundamental também ressaltar esse fato. Comparando-se com o pleito de 2008, houve um acréscimo de 31% nessas eleições. Apenas uma candidata - e quero apresentar também esse fato, essa boa notícia que vem das urnas -, para nossa honra, se elegeu prefeita de capital: Teresa Surita, do PMDB, eleita em Boa Vista.

            Em 2012, as mulheres conquistaram 621 prefeituras, representando 12% do total de prefeitos eleitos no Brasil. Em 2008, terminada a primeira etapa da eleição, haviam sido eleitas 504 prefeitas, ou seja, 9% do total. Quer dizer, as mulheres, nas urnas - essa também é outra boa informação -, elegeram-se em 12% dos Municípios, para as prefeituras, saindo de, como eu disse, 9% do total de eleitas em 2008 para um total de 621 mulheres eleitas nas prefeituras. Portanto, 12% nas eleições de 2012.

            A boa notícia, Sr. Presidente, Srs. Senadores, ainda em relação a isso, é que o PMDB também elegeu a maioria das prefeitas, com o total de 122 candidatas eleitas pelo Partido. Em Alagoas, 15 Municípios serão comandados por mulheres a partir de 1º de janeiro. Isso representa um percentual próximo a 15% dos Municípios.

            Concluindo, Sr. Presidente, Srs. Senadores, o Brasil, os brasileiros, a Justiça Eleitoral, os partidos e também os candidatos acabam de dar ao mundo outra grande lição de civilidade, lisura, rapidez e agilidade em uma votação desta magnitude. Irão proliferar análises favoráveis e contrárias a várias legendas, mas os números são eloquentes e inequívocos e, mais uma vez, repito, precisam aqui da tribuna ser ressaltados.

            O PMDB novamente faz o maior número de prefeitos, a maior quantidade de vereadores e reafirmou sua vitalidade em um quadro político com muitas nuanças e particularidades muito conhecidas por aqueles que acabam de enfrentar uma das mais difíceis eleições dos últimos anos.

            Era esse, Sr. Presidente, o registro que eu gostaria de fazer desta tribuna como Líder da Bancada do PMDB no Senado Federal. E só consegui fazê-lo graças à benevolência de V. Exª.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Se V. Exª me permite fazer um registro, a única mulher negra eleita prefeita no Rio Grande, como a Senadora Ana Amélia registrou enquanto eu estava presidindo, foi do PMDB. É um registro interessante também.

            O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL) - É interessante. O PMDB fica feliz também. Foi o Partido que mais elegeu mulheres: 122 mulheres em todo o Brasil. E as mulheres elevaram a sua participação nas eleições: de 9% em 2008 para 14% nessas eleições. Como eu disse e queria repetir, é outro fato importantíssimo que sai das urnas e precisa ser reforçado, ressaltado, e é isso o que acabamos de fazer.

            Muito obrigado.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Se V. Exª permitir ainda, como eu disse ontem, os seus dados, que são mais completos, apontam que o projeto da Presidenta Dilma...

            O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL) - Está dando certo, está no rumo certo, exatamente.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Se pegarmos toda a base aliada desse projeto - e o Michel Temer representa muito bem o PMDB como Vice-Presidente da República -, nós vamos ver que o projeto foi vitorioso. Se pegarmos o PMDB, o PSDB, o PCdoB, o PT, o PDT, todas as legendas, dá um resultado muito positivo.

            Parabéns ao PMDB.

            O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL) - Muito obrigado, Senador Paulo Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2012 - Página 53172