Pela Liderança durante a 187ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Destaque à liderança do Estado do Amazonas, em agosto último, na expansão industrial do País; e outros assuntos. (como Líder)

Autor
Eduardo Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM, ECONOMIA NACIONAL, ELEIÇÕES.:
  • Destaque à liderança do Estado do Amazonas, em agosto último, na expansão industrial do País; e outros assuntos. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2012 - Página 53362
Assunto
Outros > HOMENAGEM, ECONOMIA NACIONAL, ELEIÇÕES.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, WALDEMIR MOKA, SENADOR, MINISTERIO DA SAUDE (MS), ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
  • COMENTARIO, RESULTADO, PESQUISA, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), ASSUNTO, NUMERO, PRODUÇÃO INDUSTRIAL, BRASIL, REGISTRO, CRESCIMENTO, PRODUÇÃO, ENFASE, EXPANSÃO, SETOR, ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PROTEÇÃO, EFEITO, CRISE, ECONOMIA INTERNACIONAL, EXPECTATIVA, ORADOR, RECUPERAÇÃO, AUMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), REFERENCIA, IMPORTANCIA, ZONA FRANCA, REGIÃO NORTE, MELHORIA, FUNCIONAMENTO, INDUSTRIA NACIONAL.
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, REGISTRO, ELEIÇÃO, CANDIDATO, APOIO, PARTIDO POLITICO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MUNICIPIO, ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ELOGIO, EVENTO, MOTIVO, PROMOÇÃO, DEMOCRACIA.

            O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco/PMDB - AM. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Meu caro Presidente, nosso companheiro Moka, eu queria iniciar cumprimentando V. Exª, que, no dia de hoje, completa mais um aniversário, mais um ano de vida, para felicidade daqueles que o admiram, que gostam de V. Exª e que convivem com V. Exª não só no seu Estado natal, Mato Grosso, mas principalmente na sua família. V. Exª, nesta Casa, nutre não apenas o respeito de seus Pares, mas também a admiração e a amizade pessoal da totalidade dos Senadores e Senadoras desta Casa, de forma especial deste Senador que ocupa a tribuna. Eu queria, portanto, cumprimentá-lo em nome do povo do Amazonas, desejando-lhe saúde, paz e muitas vitórias na trajetória da sua vida pessoal e na trajetória da sua vida política. V. Exª pode ter a certeza de que conta com a amizade, com o companheirismo e com a admiração deste Senador que lhe fala neste momento.

            Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de manifestar nossa posição, no dia de hoje, a respeito de mais um resultado do IBGE com relação aos números sobre a indústria no Brasil, diante de todo o quadro e o cenário da política brasileira de enfrentamento de uma crise internacional, que vem preocupando todos nós.

            O Amazonas, Sr. Presidente, liderou a expansão industrial no mês de agosto de 2012. Para muitos, isso poderia ser motivo de absoluta satisfação e alegria. Segundo dados que acabam de ser divulgados pelo IBGE, a produção industrial do Brasil, no mês de agosto, cresceu em 9 das 14 áreas pesquisadas. O Estado do Amazonas apresentou, no período, uma expansão industrial de 7,6%, superando todos os demais Estados da Federação, à exceção do Estado de Goiás.

            O maior dinamismo do setor produtivo também se verificou no índice de média móvel trimestral, em que o Estado do Amazonas voltou a destacar-se com uma expansão de 2,3%, superando Estados como São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

            Evidentemente, os reflexos da severa crise externa ocorreram no Brasil e, em particular, no Amazonas, com registro de quedas na produção de motocicletas, de material eletrônico e de aparelhos de comunicação. Ainda assim, a indústria amazonense apontou crescimento de 7,2% no setor de alimentos e de bebidas e de 21,3% no setor de produtos químicos.

            Acreditamos que os auspiciosos resultados do comportamento da indústria no Brasil e, em particular, no Amazonas são os primeiros reflexos das medidas anticíclicas e estruturantes adotadas pelo Governo da Presidenta Dilma, com o propósito de reduzir o impacto da crise internacional sobre a economia brasileira.

            Estamos falando da sensível redução das taxas de juros, da ampliação das linhas de crédito dos bancos oficiais e da redução do IPI para carros, para a linha branca, para móveis e para materiais de construção, além de uma redução importante das alíquotas e dos percentuais para o compulsório bancário, chegando-se, inclusive, a zerar o compulsório sobre depósitos à vista na última resolução do Banco Central, bem como a reduzir em 1% o percentual do compulsório a prazo do Banco Central.

            Com isso, Sr. Presidente, é indiscutível que houve avanços também na área de motocicleta, com a redução dos percentuais de compulsório do Banco Central, ampliando-se, portanto, a linha de crédito também para motocicletas.

            Estamos falando também de medidas estruturantes, como a desoneração da folha de pagamento, que já contemplou 40 setores com a troca da contribuição de 20% para a Previdência por uma alíquota de 1% a 2% sobre o faturamento das empresas.

            Falamos também do programa Reintegra, que devolve à indústria 3% da receita obtida com a exportação dos seus produtos.

            Falamos igualmente do direcionamento de R$8,4 bilhões do Orçamento da União, para serem gastos nas compras governamentais para as obras do PAC e nas áreas de saúde, defesa, educação e agricultura.

            Falamos, finalmente, da sensível melhoria do quadro cambial, com uma valorização acentuada do dólar sobre o real, garantindo-se, desse modo, ganhos expressivos para o setor exportador, que também começa a apresentar claros sinais de recuperação.

            Por tudo isso, estamos apostando numa recuperação continuada do nosso crescimento e no retorno a um crescimento sustentado do nosso PIB a taxas expressivas, especialmente a partir de 2013, obviamente, meu caro Presidente, com impacto na geração de emprego e de renda para o povo brasileiro e para os trabalhadores da nossa região, principalmente da região do Estado do Amazonas e do Estado de V. Exª, que estão em franco dinamismo econômico.

            O meu Estado, o Amazonas, com o dinamismo da Zona Franca, desempenhará, tenho certeza, importante papel nesse esforço de recuperação da economia brasileira.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco/PMDB - AM) - Finalmente, Sr. Presidente, só para concluir, eu gostaria de fazer um comunicado à Casa com relação às eleições do último dia 7 de outubro, no Estado do Amazonas.

            As eleições transcorreram com absoluta normalidade. Elegemos, Sr. Presidente, no interior do Estado do Amazonas, 95% dos prefeitos da base do Governo, não só do governo do Estado, do Governador Omar, mas também da Presidenta Dilma, demonstrando claramente uma aprovação de ambos os governos no interior do Estado.

            Em Manaus, haverá uma disputa no segundo turno, mas estamos confiantes de que, a partir de agora, vamos mostrar claramente que nossa candidata representa a mudança e a esperança de dias melhores, enquanto o outro candidato representa a continuidade da administração municipal.

            Portanto, apenas quero comunicar a este Plenário que nossas eleições municipais transcorreram em absoluta normalidade, com respeito à democracia, o que é mais uma prova de que nosso Estado democrático está cada vez mais consolidado no País.

            Quero, pois, louvar e desejar um segundo turno com o mesmo ambiente e a mesma temperatura no embate, nas ideias, em alto nível, cada vez mais em defesa da construção de uma democracia moderna, transparente e cidadã em nosso País.

            Encerro, parabenizando, mais uma vez, V. Exª pelo transcurso do seu aniversário. Que Deus lhe dê muita saúde e paz! É o que desejamos.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2012 - Página 53362