Discurso durante a 187ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração pelo transcurso dos 25 anos de fundação do jornal Diário do Povo.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração pelo transcurso dos 25 anos de fundação do jornal Diário do Povo.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2012 - Página 53378
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, DIARIO DO POVO, ESTADO DO PIAUI (PI), ELOGIO, TRABALHO, ORGÃO DE PUBLICAÇÃO, COMPROMISSO, DEMOCRACIA, POPULAÇÃO, ESTADO, COMENTARIO, HISTORIA, PUBLICAÇÃO.

            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho, hoje, a esta tribuna, para registrar que, no último dia 27 de setembro, o grande jornal do meu Estado Diário do Povo completou 25 anos de existência. Esta data é digna de comemoração, Sr. Presidente, uma vez que, nestas duas décadas e meia, o jornal Diário do Povo tem se destacado por noticiar, com imparcialidade e competência, os assuntos regionais, nacionais e globais, contribuindo de forma inequívoca para o debate e para a formação de opinião pública do nosso Estado.

            Devo ressaltar que a comunicação é um instrumento de integração e, com o passar do tempo, os veículos de imprensa passaram a ser fundamentais para sustentar a nossa democracia. Nesse cenário, Sr. Presidente, o Diário do Povo cumpre seu papel com louvor, mantendo em seus quadros jornalistas e colaboradores dos mais competentes, sob a coordenação de Danilo e Eulálio Damásio, do nobre editor e dos maiores jornalistas do meu Estado, que é o Dr. Zózimo. Destaco, com isso, a ética e a responsabilidade com que se pautam os profissionais desse importante veículo, um dos mais lidos do nosso querido Estado do Piauí.

            Neste momento de homenagem, vêm em minha mente diversas matérias e manchetes estampadas ao longo do período de 25 anos. Uma das mais importantes foi a promulgação da Constituição Federal de 1988, a nossa Constituição Cidadã. Eu era um jovem de apenas 18 anos e vibrava com as conquistas sociais alcançadas com a Carta Magna, acompanhando as informações da imprensa especial do nosso Diário do Povo.

            Posteriormente, o jornal destacava a volta da eleição presidencial direta, em 1989, vencida por Fernando Collor, hoje nosso senador. Passamos pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e, em 2002, pela eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, primeiro Presidente de esquerda da nossa história. Novamente, o jornal Diário do Povo noticiou os avanços sociais vividos pelos brasileiros e pelos piauienses.

            E tem sido assim, Srªs e Srs. Senadores, desde a sua fundação, o Diário do Povo faz ampla cobertura de fatos que interessam verdadeiramente à população do nosso Piauí, chegando aos escritórios, às bancas de revista, enfim, chegando aos lares dos piauienses para cumprir, com isenção e pontualidade, a sua missão de informar.

            Desejo, portanto, Sr. Presidente, parabenizar o Diário do Povo pelos 25 anos de atuação e que o veículo continue sempre trilhando o caminho do sucesso. Lembrando que o bom jornalismo se faz com bons jornalistas e, felizmente, o Diário do Povo conta com uma equipe que, com certeza, é responsável pela credibilidade de um dos maiores jornais do nosso querido Estado do Piauí.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2012 - Página 53378