Comunicação inadiável durante a 191ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à memória do ex-Deputado Federal Ulysses Guimarães.

Autor
Jarbas Vasconcelos (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Jarbas de Andrade Vasconcelos
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à memória do ex-Deputado Federal Ulysses Guimarães.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2012 - Página 53930
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, ULYSSES GUIMARÃES, EX-DEPUTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA, POLITICA NACIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, BIOGRAFIA, ULYSSES GUIMARÃES, EX-DEPUTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, JORNALISTA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ASSUNTO, VIDA PUBLICA, PARTICIPAÇÃO, POLITICA, PAIS.

            O SR. JARBAS VASCONCELOS (Bloco/PMDB - PE. Para uma comunicação inadiável. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, em virtude de contingências alheias à minha vontade, não me foi possível apresentar como desejava, na data de ontem, durante a sessão solene do Congresso Nacional, minhas considerações a respeito de um dos maiores homens públicos que a história brasileira já registrou: a história de Ulisses Guimarães.

            Entretanto, ainda que toda oportunidade seja pouca para falar dos grandes feitos e da importância desse ícone da política nacional, tenho a honra de ter sido autor do requerimento para homenageá-lo de forma semelhante em sessão realizada no plenário do Senado Federal há 5 anos, no dia 4 de outubro de 2007, quando aqui contamos com a presença de familiares, de amigos históricos e de destacadas autoridades da República.

            Para mim, é sempre motivo de muita satisfação, de alegria, reverenciar a memória do Dr. Ulysses Guimarães, um homem que soube como poucos pautar a sua conduta visando à defesa da democracia como instrumento indispensável para a transformação da sociedade brasileira em uma comunidade harmônica, desenvolvida e igualitária.

            Portanto, Sr. Presidente, quero parabenizar a iniciativa do Congresso Nacional em realizar aquela Sessão Solene em lembrança dos 20 anos do desaparecimento desse herói da ética, da honradez e da combatividade de que todos temos saudades.

            Dessa forma, gostaria de solicitar à Mesa Diretora desta Casa que seja feita a inclusão nos anais do Senado Federal da série - abre aspas - “A História de Mora” - fecha aspas -, de autoria do jornalista Jorge Bastos Moreno, publicada pelo jornal O Globo, durante 50 domingos, entre os dias 16 de outubro de 2011 e 7 de outubro de 2012.

            São 50 capítulos redigidos a partir de uma visão peculiar, única da história brasileira. Uma história contada a partir da percepção romanciada da mulher que acompanhou Dr. Ulysses durante 36 anos e que esteve sempre ao seu lado, mesmo nas horas mais difíceis, inclusive no fatídico dia 12 de outubro de 1992, D. Mora Guimarães, personagem que transformou em realidade a máxima de que por trás de um grande homem existe sempre uma grande mulher.

            Vale ressaltar, Sr. Presidente, que não existia pessoa mais qualificada e apropriada para realizar esse trabalho verdadeiramente titânico e grandioso do que Jorge Bastos de Moreno, que acompanhou o Dr. Ulysses Guimarães como repórter e também como assessor de imprensa. Apresento os meus parabéns públicos ao Moreno, pelo senso de oportunidade e pelo desafio bem-sucedido que teve, ao realizar essa série.

             Por tudo isso, Sr. Presidente, Senador Ricardo Ferraço, que hoje ocupa a Presidência do Senado, nada mais justo que esse extenso material histórico, jornalístico e por que não dizer literário passe a integrar os Anais do Senado Federal.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente, muito obrigado!

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JARBAS VASCONCELOS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

- “A História de Mora”, O Globo


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2012 - Página 53930