Encaminhamento durante a 191ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao Projeto de Resolução n. 53/2012.

Autor
Eduardo Lopes (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Eduardo Benedito Lopes
Casa
Senado Federal
Tipo
Encaminhamento
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao Projeto de Resolução n. 53/2012.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2012 - Página 54041

            O SR. EDUARDO LOPES (Bloco/PRB - RJ. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de fazer um encaminhamento com respeito a essa liberação, a essa autorização, para que o Estado do Rio de Janeiro possa obter esses recursos, que, para o Estado, são muito importantes. Esse empréstimo é de US$60 milhões, junto ao BID, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. São recursos que se destinam ao Programa de Inclusão Social e Oportunidades para Jovens do Rio de Janeiro.

            Trata-se de um importante Programa de ação social, que tem o propósito de atender cerca de 50 mil jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos de idade, moradores das comunidades ocupadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

            Imaginem, senhores e senhoras, a dimensão e o impacto que as ações de um programa como esse vão promover na vida desses jovens, meninos e meninas, que veem nas UPPs uma chance de mudança em suas vidas.

            Dados do IBGE, do Censo de 2010, dão conta de que o total de jovens com idade entre 15 e 29 anos, no Estado do Rio de Janeiro, é de 3.781.162 jovens, o que representa 24,53% da população do meu Estado. Certamente, uma grande parcela deles vive em situação de alto risco social, vulnerável às drogas, ao tráfico, à gravidez indesejada, enfim, a todo tipo de mazela.

            Temos o dever de abrir as portas da restauração e da esperança da juventude em relação ao futuro. Precisamos dar a esses jovens a oportunidade que merecem para ser alguém na vida, despertando-lhes a consciência moral, social e política, a fim de que possam viver uma cidadania plena de direitos e deveres.

            O PRB tem a imensa satisfação de votar favoravelmente a essa matéria, e, mais uma vez, solicito às Srªs e aos Srs. Senadores o apoio para a aprovação desse projeto de resolução.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2012 - Página 54041