Discurso durante a 191ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários acerca das eleições municipais no Estado de Rondônia.

Autor
Ivo Cassol (PP - Progressistas/RO)
Nome completo: Ivo Narciso Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Comentários acerca das eleições municipais no Estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2012 - Página 54059
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, RESULTADO, ELEIÇÕES, PREFEITURA, MUNICIPIOS, ESTADO DE RONDONIA (RO), ELOGIO, DESTINAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO PROGRESSISTA (PP), COLIGAÇÃO PARTIDARIA, MOTIVO, EXCESSO, VITORIA, ESTADO.

            O SR. IVO CASSOL (Bloco/PP - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, é com alegria também que cumprimento os nossos telespectadores que nos acompanham pelo nosso grande Brasil. Também é uma alegria e uma grande satisfação cumprimentar nossos irmão rondonienses, que sempre nos receberam de braços abertos em todos os momentos da nossa caminhada, tanto no período de eleições, como fora do período de eleições, nos momentos em que temos o dever e a obrigação de retribuir, levar, trabalhar e, ao mesmo tempo, ajudar a construir um Brasil e uma Rondônia cada vez melhores.

            Há poucos dias, no último dia 7, Sr. Presidente, tivemos, em nível nacional, as nossas eleições municipais, e tenho em mão os dados do nosso grande, imenso Estado de Rondônia, um Estado forte, um Estado rico, um Estado que tem mais de 12 milhões de cabeças de gado e uma população em torno de 1,6 milhão habitantes.

            Nessa caminhada nas eleições municipais do primeiro turno, nós tivemos, o nosso partido, o Partido Progressista, um crescimento em torno de 400% neste pleito eleitoral. Foi com alegria que conseguimos conquistar prefeituras, e refiro-me tanto diretamente com os prefeitos do PP, como também vice-prefeitos e também nas alianças feitas com os demais partidos.

            Mas é com alegria que cumprimento o Prefeito eleito da cidade de Alvorada do Leste, da BR-429, do Vale do Guaporé, Raniery Luiz Fabris, do meu partido, o Partido Progressista. Também deixo o meu abraço ao Laerte Silvério, do PV, partido que fez parte da coligação.

            O Município de Alvorada almeja e sonha com a energia que o Brasil precisa e que Rondônia tem. Que possa, em breve, com a interligação da linha de transmissão, com a construção da linha de transmissão, sair do sistema isolado e entrar no sistema interligado nacional. O Prefeito Raniery tem uma missão pela frente. Como Senador da subcomissão que acompanha o trabalho das empresas deficitárias, especialmente a Ceron Rondônia Eletrobras, sei que já existem, há dois anos, recursos em caixa, dinheiro do CCC, para fazer a linha de transmissão, e, até há poucos meses atrás, sequer tinha dado início ao projeto dessa linha de transmissão. Com a nossa cobrança, com o acompanhamento, graças a Deus, o Presidente das empresas, da Eletrobras, responsável por esse setor de Rondônia, contratou uma equipe, contratou empresas para executar tanto o projeto que interliga Presidente Médici a Alvorada, Alvorada a São Miguel, São Miguel a Seringueira, Seringueira a São Francisco, e São Francisco a Costa Marques. As cidades de São Miguel e Seringueira estão interligadas com o sistema do Estado de Rondônia e brasileiro, mas cidade igual a Alvorada está isolada, cidade igual a São Francisco também está isolada... E lá nós também temos o prazer de dizer que elegemos uma mulher,:elegemos a filha do nosso Deputado Estadual Lebrão, a Gislaine Clemente, nossa Prefeita do Partido Progressista, e José Wellington Drumond, do PRP, como candidato a vice.

            Mas, ao mesmo tempo, temos também cobrado - e já está em andamento - o projeto que interliga a cidade de Jaru à cidade de Theobroma, Vale do Anari a Machadinho, Machadinho a Cujubim, tendo a energia necessária, porque, uma vez que Rondônia vai ter energia para o Brasil, é inadmissível não ter energia para o próprio Estado, para a própria população, para o próprio incentivo à indústria, comércio e o desenvolvimento da região.

            Da mesma maneira, é inaceitável a região de Buriti, que também tem dificuldade com energia... E também vai sair a linha de transmissão da cidade de Ariquemes, Monte Negro... Monte Negro também indo para a rede da linha de transmissão até Buriti... Na Ponta do Abunã, não é diferente. Hoje quero mandar um abraço para a população da Ponta do Abunã, para Rio Pardo, para o Distrito União Bandeirantes, para Jaci Paraná, para Vista Alegre, Nova Califórnia e Extrema.

            Não posso estar presente nessa caminhada... O meu pai, juntamente com o Josias... Meu pai, que é o primeiro suplente, ele, que foi autor de 17 projetos de emancipação política dos municípios de Rondônia e está participando ativamente, junto com o Vereador eleito nosso do PP em Porto Velho, Chico Lata, fazendo visita juntos, para podermos trabalhar com o nome da esperança do povo do nosso Estado de Rondônia, com a candidatura do Lindomar Garçon.

            Também, ao mesmo tempo...

            Essas redes às quais me referi têm dinheiro em caixa, disponível pela Eletrobras, pelo povo brasileiro. É um fundo criado... Esse dinheiro é para subsidiar e pagar, sem custo nenhum para a Ceron Rondônia, para que faça suas linhas de transmissão e interligar todos os municípios do Estado de Rondônia. Esperamos que em breve a Ceron Eletrobras já esteja dando ordem de serviço igual a que deu à de Porto Velho e Itapuã, cidades outras que também estavam isoladas, havia só um cabo isolante em cima da rede de transmissão, e sua população a padecer da falta de energia, especialmente à noite. Não é diferente em Ouro Preto, Vale do Anari, Vale do Paraíso e as cidades circunvizinhas. Nelas havia a necessidade de energia, e agora também foi dada ordem de serviço para fazer outra linha de transmissão.

            Seguindo nossos candidatos eleitos na última eleição, cito Raniery, de Alvorada, esse grande guerreiro; a nossa jovem Prefeita eleita, Gislaine Clemente, do Município de São Francisco, da 429; no Município de Castanheiras, Município da zona da mata, Cláudio Martins de Oliveira, do PP, e seu Vice, o Nei, do PTB.

            Também, é com alegria que, no Cone Sul, tivemos o privilégio de fazer três Prefeituras: na de Cerejeiras, foi eleito um comerciante, um técnico, um contador, um grande incentivador do desenvolvimento do progresso naquela região, Airton Gomes, que também é de nosso Partido e que vai comandar o destino de Cerejeiras, um dos maiores pólos de plantação de soja do Estado de Rondônia, sendo sua Vice a Vereadora Lizete Marth, do PV, ex-Delegada de Ensino do meu Governo à época.

            Em Colorado, tivemos a satisfação... Satisfação, quando eu falo, é a de nós reelegermos Anedino Carlos, do Partido Progressista, com seu Vice, Jocimar. Essa dupla continua e governou Colorado nestes quatro anos. O povo retribuiu, reelegendo-os e os colocando na Prefeitura, novamente, por mais quatro anos.

            Não é diferente com a cidade portal da Amazônia, a cidade de Vilhena. Essa cidade é pujante, rica, extraordinária, e recebe não só os irmãos rondonienses, mas os de Mato Grosso, especialmente em várias áreas, como as de saúde e moradia, para que se tenha, como ponto de apoio, o desenvolvimento de toda aquela região. E tivemos o prazer de reeleger José Luiz Rover, o Prefeito da cidade de Vilhena, do Partido Progressista, como também Josiê Rosa Dias, que continua sendo Vice-Prefeito do PSC nessa caminhada junto com o Prefeito José Rover. Isso demonstra que a população, ao reeleger, sabe que cabe, sim, ao prefeito que está no cargo a missão de provar que foi competente, de provar que a população está satisfeita e que ele pode continuar. Não tem político, não tem Senador, não tem Deputado Federal, não tem Governador, não tem Presidente que, numa reeleição, mude a vontade e o quadro do povo, uma vez que a reeleição é um fato consumado, é um ato que foi praticado por quem estava no exercício e a eles cabia a missão de fazer sonhos virarem realidade.

            Também outro município, Teixeirópolis, um Município pequeno, mas rico, com assentamentos de pequenos produtores, comandado pelo comerciante Valdir Mendes de Castro, do Partido Progressista, e Ozy Toledo de Souza, do PRP, que é o candidato a vice na grande região de Ouro Preto, aquela região que é uma verdadeira bacia de leite.

            E também, com imenso prazer, estive na nossa cidade, a cidade que me recebeu, em 1996, como Prefeito de Rolim de Moura. Agora, o prefeito da cidade de Rolim de Moura, pelos próximos quatro anos, é o meu irmão, Cesar Cassol, ex-prefeito de Santa Luzia, ex-deputado estadual por dois mandatos; foi diretor do DETRAN no meu período, é empresário do setor elétrico e, ao mesmo tempo, colocou o seu nome para disputar as eleições e consagrou-se vitorioso, com praticamente 70% dos votos na urna na última eleição.

            O PP saiu de dois Municípios para oito Municípios no Estado de Rondônia. O PP cresceu em torno de 400% nas prefeituras na próxima administração.

            Mas também fizemos composição com os demais Partidos, a exemplo do Município de Alto Alegre, que reelegeu Obadias Odorico, do PSD, e o vice, Juvenil José dos Santos, do Partido Progressista, um município da Zona da Mata, um grande produtor de feijão.

            O Município de Chupinguaia, que também é no Cone Sul, reelegeu Vanderlei Palhari, do PMDB, e o Vice Zumir Satur, do PP, vice que é do nosso partido também, que foi reeleito nesta última eleição. Aqui no Vale, no grande Vale do Jamari, na região do Cujubim, região que também está isolada do sistema interligado nacional de energia, como eu disse agora há pouco, reelegeu-se Ernan Santana Amorin, do PRTB, como Prefeito, e reelegeu-se o vice, do Partido Progressista, do meu partido, Fábio Patrício Neto. Isso demonstra o crescimento que obteve.

            Itapuã do Oeste - eu também frisei, agora há pouco, a falta de energia, uma vez que só há um estai do para-raios de Porto Velho, da Usina de Samuel até lá, faltando energia à noite, mas já foi autorizada a linha de transmissão, a empresa já foi licitada, já foi contratada, e já começou, está começando, nos próximos dias, para fornecer energia à vontade, no Município de Itapuã do Oeste. Lá, reelegeu-se João Batista Testa, do PMDB, e o vice é do PP, o Gemes, um grande parceiro nosso, de todas as horas.

            Um outro tabu que nós quebramos, Sr. Presidente, foi na grande cidade de Jaru, a maior bacia leiteira do Estado de Rondônia. É uma região comandada pelos Muleta, e, por muitos e muitos anos, se perpetuaram. Mas o povo assim o quis. Nós fizemos uma coligação com a Sônia Cordeiro de Souza. Ela é presidente do PT do Estado de Rondônia. Estivemos coligados. E o vice é o Inaldo Pedro Alves, do PP, do Partido Progressista. Alguns dizem: "Mas essa coligação, a Sônia, além de ter sido candidata a prefeita, agora prefeita eleita, ela é Presidente do PT no Estado de Rondônia, mas pensa de outra maneira, age de outra maneira.” Ela conseguiu crescer junto com o Brasil, cresceu junto com o Estado, e foi por isso que essa aliança foi possível, e junto com o meu partido, o Partido Progressista, no Estado de Rondônia.

            Saímos, Sr. Presidente, de 9 vereadores para 39 vereadores. Nós tivemos, nas últimas eleições, participando, em torno de 27 prefeituras, onde fizemos parcerias, direta ou indiretamente, com candidatos, mas num só propósito: atender a demanda da população local. É esse o fundamento da eleição. É por isso que eu fiz questão de apresentar aqui os números, uma vez que o Partido Progressista cresceu, no Estado de Rondônia, em torno de 400%. Ao mesmo tempo, cresceu bastante esse trabalho, e o Partido Progressista hoje é o segundo maior partido em número de prefeitos no Estado de Rondônia, saindo dos últimos locais, sob o comando deste Senador que lhes fala.

            Também nos entristece ver matéria igual à que tenho na minha mão: Ministério Público do Estado de Rondônia reúne a imprensa, todas as autoridades e comunica o roubo de 24 milhões. Vinte e quatro milhões foram roubados da saúde no primeiro ano do Governo do PMDB, do Confúcio Moura, no nosso Estado, dinheiro que poderia estar comprando remédio, dinheiro que poderia estar, penso, comprando material, dinheiro que poderia estar contratando novos profissionais.

            Esse é o dinheiro que o Ministério Público conseguiu apurar; imaginem o que o Ministério Público não conseguiu apurar.

            Por essa denúncia, Deputados foram cassados, pessoas foram denunciadas, pessoas foram presas.

            Alguém pergunta: “Mas só com isso, com essa matéria dos 24 milhões, acabou a roubalheira?” Engana-se quem pensa assim. Infelizmente, a baderna e a roubalheira continuam.

            É vergonhosa a maneira como o Governo do PMDB, hoje, comanda o Estado de Rondônia. E não é culpado apenas o atual Governador. São culpados todos aqueles que, há dois anos, estiveram em praça pública e prometeram uma nova Rondônia. Essa nova Rondônia deveria ser uma nova Rondônia de esperança, deveria ser uma nova Rondônia de expectativa, deveria ser uma nova Rondônia de realizações, mas essa nova Rondônia virou a nova Rondônia de bandalheira, de roubo, de desvio, de corrupção.

            Infelizmente, para aqueles que pensam que terminou, não terminou, não.

            Está em minha mesa e encaminharei, nesta quinta-feira, para o Ministério Público Federal e para o Ministério Público estadual uma denúncia de R$5,6 milhões que foram para comprar material ortopédico neste ano. Aproveitaram a calamidade pública que foi decretada no ano passado, fizeram compra ainda neste ano e, dessa compra, R$2,6 milhões sequer apareceram do material para os hospitais do nosso Estado.

            Enquanto isso, pacientes do João Paulo II apodrecem no chão, pacientes, infelizmente, no Hospital de Base, carecem de material ortopédico, carecem de uma Cibalena, carecem, muitas vezes, de um fio para costurar ou carecem de qualquer material da área da saúde.

            É triste falar, aqui no plenário, dessa situação, mas nós não podemos colocar a sujeira embaixo do tapete. Nós não podemos esconder a realidade dos fatos. Por muito tempo fiquei calado, mas não tem como ficar calado, não tem como não colocar a população a par disso.

            Até que enfim tem algum meio da imprensa que ainda publica alguma coisa, porque boa parte da imprensa do nosso Estado está calada, comprometida com o repasse que tem, no final do mês, para a divulgação institucional do Estado.

            Infelizmente, nós temos instituições que poderiam divulgar as mazelas que acontecem em todos os locais, mas elas não vêm à tona. Mas aqui está a denúncia do Ministério Público, que incluiu Secretário e deputados. E não foi na Assembleia Legislativa que aconteceram os fatos, não foi na Assembleia Legislativa que aconteceu o roubo, não foi na Assembleia Legislativa que aconteceu o desvio de remédio. O desvio de remédio aconteceu, vale lembrar, na Secretaria de Saúde, dentro da estrutura do Estado. E hoje o Estado corre risco até, na situação em que está, de não realizar a folha de pagamento.

            Hoje, Sr. Presidente, não dá tempo de falar disso, mas com certeza eu trarei, na próxima oportunidade, dados da situação de risco que corre o servidor público do nosso Estado.

            Por enquanto, agradeço a recepção da população do nosso Estado, nos quatro cantos, que sempre nos recebeu de braços abertos. Às senhoras, aos senhores, aos jovens que sempre estiverem orando, tanto por mim quanto pelas demais autoridades, obrigado, de coração. Que Deus abençoe a todos! Até uma próxima oportunidade, se assim Deus permitir.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2012 - Página 54059