Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alegria pelo momento democrático, marcado pela tranquilidade e civilidade nas eleições municipais, pelo qual passa o País; e outro assunto.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. HOMENAGEM.:
  • Alegria pelo momento democrático, marcado pela tranquilidade e civilidade nas eleições municipais, pelo qual passa o País; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2012 - Página 54936
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. HOMENAGEM.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ORADOR, RELAÇÃO, REALIZAÇÃO, ELEIÇÕES, MUNICIPIOS, CLIMA, DEMOCRACIA, BAIXA, INCIDENCIA, PROBLEMA, REGISTRO, SENADOR, PROPOSTA, GOVERNO, CANDIDATO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PREFEITO, CIDADE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REFERENCIA, MELHORIA, AREA, SAUDE, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO POPULAR, COMENTARIO, FATO, ELEIÇÃO, PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).
  • REGISTRO, PRESENÇA, ORADOR, EVENTO, HOMENAGEM, POLITICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezada Srª Presidenta Ana Amélia, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, eu quero aqui, sobretudo, saudar o momento de democracia que vivemos, o fato de que tivemos as eleições municipais em todos os Municípios brasileiros, abrangendo todo o Território nacional, e com um grau de tranquilidade, de civilidade, com pouquíssimos incidentes. E que bom que o povo brasileiro está podendo ir às urnas comparar as propostas de todos os candidatos. Sobretudo, também, saudar que nós tenhamos as eleições em segundo turno em todos os Municípios com mais de 200 mil habitantes.

            O Partido dos Trabalhadores, meu Partido, por exemplo, vai disputar no Estado de São Paulo eleições nos Municípios, em sete Municípios relativamente maiores, a própria capital de São Paulo, com 11.300 milhões de habitantes, com a disputa entre Fernando Haddad e José Serra, do PT e do PSDB; em Campinas com Jonas Donizette, do PSB, e Marcio Pochmann, do Partido dos Trabalhadores; em Diadema, com Mário Reali, do PT, e Lauro Michels, do PV; em Guarulhos, com o nosso querido Almeida, do PT, e Carlos Roberto, do PSDB; em Mauá, Donisete Braga, do PT, com a Vanessa Damo, do PMDB; em Santo André, o Carlos Grana, do PT, com o atual Prefeito, Aidan Ravin, do PTB; e em Taubaté, onde o jovem Isaac do Carmo vai disputar com Ortiz Junior, do PSDB. No meu Estado, são essas as disputas em que o partido dos trabalhadores estará presente. Obviamente, aqui, quero enaltecer os candidatos de nosso Partido e, sobretudo, elogiar os seus programas.

            Nós temos tido a oportunidade de assistir a uma manifestação democrática tão importante nos Estados Unidos da América, que também está por escolher o seu candidato à Presidência da República. E é tão interessante e bonito acompanhar os debates, como o segundo grande debate que, ontem, travaram o Presidente Barack Obama e o seu oponente republicando, o Mitt Romney. Tenho, assim, uma simpatia, um desejo de que Barack Obama possa se sagrar novamente Presidente. Está uma disputa muito renhida. Fiquei contente de saber que ele se saiu melhor, ontem, no debate realizado, depois de o candidato Mitt Romney ter tido um desempenho bastante significativo, que chegou a fazer com que os dois candidatos agora estejam em empate técnico: 47% aproximadamente para cada um dos candidatos.

            Mas, que bom que os meios de comunicação, como a CNN, ontem, estavam divulgando para os Estados Unidos e, internacionalmente, nós pudemos também assistir aqui ...

            Perdão.

            A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco/PP - RS) - A Globo News, com tradução simultânea inclusive.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - A Globo News.

            Mas, sabe, Senadora Ana Amélia, eu tinha enorme vontade de assistir ontem o debate entre Barack Obama e Mitt Romney. Acontece que recebi um convite, ontem, da Universidade Unip, do Objetivo, do Sr. João Carlos Di Genio, para assistir a algo que também foi imperdível, de extraordinária qualidade, que foi um show de Caetano Veloso com Gilberto Gil e foi exatamente na hora do debate. Então só consegui chegar em casa às onze e trinta.

            Mas todas as pessoas que lá estivemos, inclusive a família de Ulysses Guimarães, que foi homenageada de maneira tão bonita. Estava também o jornalista José Bastos Moreno, que foi quem organizou e convidou Caetano Veloso e Gilberto Gil para fazerem esse show em homenagem a Ulysses Guimarães. Foi uma coisa realmente tão bonita! Não sei se V. Exª estava lá também. 

            A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco/PP - RS) - Lamentavelmente, não pude, mas fui convidada. O seu relato me deixa comovida e arrependida.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Olha, quando estava terminando, as pessoas ao meu lado diziam: nossa! Para haver outra vez um show desta qualidade, vai ser tão difícil acontecer.

            Mas espero que os dois possam proporcionar aos brasileiros um show tão belo quanto aquele.

            Hoje, estou falando da beleza da democracia, do entusiasmo. Ás vezes, fico um pouco preocupado aqui com o noticiário, hoje. Eu não estava em São Paulo ontem, mas percebi que pelo registro do noticiário, hoje, boa parte das mensagens do horário eleitoral, tanto do PSDB quando do PT, foi mais para criticar e atingir o adversário.

            O que quero recomendar, inclusive ao meu próprio Partido, o PT, e aos partidos coligados, é que venhamos dedicar o horário eleitoral e os debates, sobretudo, para colocar as proposições de cada um dos nossos candidatos e que isso ocorra ali em Campinas, com Márcio Pochmann, que isso possa também ocorrer em cada um dos Municípios.

            Digo ao Márcio Pochmann, em Campinas, ao Mário Reali, em Diadema, ao Almeida, em Guarulhos, ao Donisete Braga, em Mauá, ao Carlos Grana, em Santo André, ao Isaac do Carmo, em Taubaté: vamos, sobretudo, utilizar os programas para ressaltar as boas coisas que cada um tem na suas propostas.

            O candidato José Serra, felizmente, até apresentou ontem, finalmente, o seu programa, que agora pode ser comparado com aquele de Fernando Haddad, que, desde 13 de agosto, divulgou o seu programa Um Novo Tempo para São Paulo, que eu considero de excepcional qualidade e muito bem elaborado.

            O jornal Valor Econômico faz hoje um quadro comparativo das propostas de ambos os candidatos, mas gostaria aqui de ressaltar alguns dos aspectos principais do programa de Fernando Haddad. Sei que ontem, por exemplo, Aloysio Nunes colocou as propostas de José Serra, mas vou aqui dar destaque a algumas das proposições de Fernando Haddad, como a construção de três novos hospitais em Parelheiros, Vila Matilde e Brasilândia. Mil novos leitos; reabrir o Hospital Sorocabana; reformar 34 pronto-socorros; plano de carreira para servidores da área; a Rede Hora Certa, com 31 ambulatórios de especialidades, com laboratórios de exame de imagens, cirurgia ambulatorial. Na educação, matricular 150 mil novos alunos nas creches e pré-escolas; universalizar o atendimento das crianças na faixa de 4 a 5 anos; cem mil bolsas do Pronatec (Programa Federal); inserir cem mil alunos no Programa Mais Educação, do Governo Federal; Unifesp em Itaquera; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na Zona Norte; 29 novos CEUs, um dos principais projetos da gestão do PT de Marta Suplicy; urbanização das favelas; moradias no centro. Programa Minha Casa, Minha Vida; transporte e mobilidade com novos corredores de ônibus e 150 quilômetros de novos corredores; suporte financeiro condicionado a metas para o metrô; no sistema viário, todo o sistema tão bem colocado do Arco do Futuro, que eu recomendo a todos que leiam; na área de esporte e cultura, dois centros olímpicos, dois novos centros culturais de referência; na área de Internet, a rede wi-fi de Internet; novas secretarias de igualdade racial municipais de mulheres; reestruturação do serviço de inspeção veicular.

            Eu vou concluir, mas quero ressaltar que, no item Solidariedade Social, está escrito no programa de Fernando Haddad que ele vai implementar a Renda Básica de Cidadania por etapas, a critério do Poder Executivo, em parceria com os governos estadual e Federal, beneficiando igualmente todos os habitantes, não importando sua origem, raça, sexo, idade, condição civil ou socioeconômica. A implantação será de maneira harmoniosa com o Governo Federal, por etapas, até que se torne, no futuro, um benefício de caráter universal.

            Portanto, o governo Fernando Haddad, além de buscar avançar na chamada “fase buscativa” do Programa Bolsa Família, vai chegar, ao longo desses quatro anos, acredito, à instituição da Renda Básica de Cidadania, em cooperação com o Governo Federal e com o governo estadual.

            Haverá quatro debates pelos meios de comunicação. Senadora Ana Amélia, V. Exª, como jornalista que já participou de inúmeros debates, arguindo os candidatos, desta vez poderá acompanhar um dos principais embates que vão ocorrer nas quatro principais emissoras de televisão - e quero saudar essas emissoras por estarem organizando esses debates. Que sejam os mais democráticos e equitativos e que possa a população de São Paulo comparar bem e escolher o seu candidato.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2012 - Página 54936