Pela Liderança durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações aos vencedores do 5º Concurso de Redação do Programa Senado Jovem Brasileiro. (como Líder)

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
SENADO, EDUCAÇÃO.:
  • Congratulações aos vencedores do 5º Concurso de Redação do Programa Senado Jovem Brasileiro. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2012 - Página 54945
Assunto
Outros > SENADO, EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, CONGRATULAÇÕES, ORADOR, RELAÇÃO, GANHADOR, DISPUTA, REDAÇÃO, OBJETIVO, ESCOLHA, SENADOR, JUVENTUDE, COMENTARIO, IMPORTANCIA, PROGRAMA, CUMPRIMENTO, CONGRESSISTA, REFERENCIA, SERVIDOR, SENADO, RESPONSAVEL, REALIZAÇÃO, CONCURSO.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, o Senado Federal realizou este ano o 5º Concurso do Projeto Jovem Senador, que teve como tema Meu Município, meu Brasil. A iniciativa é voltada aos alunos regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Para participar, bastou que a instituição de ensino de que o aluno faz parte escolhesse entre seus alunos a redação vencedora. Em seguida, essa redação foi encaminhada para a secretaria estadual de educação. Por último, a melhor redação do Estado veio para o Senado Federal e foi avaliada pela banca examinadora, que foi composta pelos consultores legislativos Elton Edmundo Polveiro Júnior e Marcos Magalhães de Aguiar; por Marcelo Azevedo e Carlos Eugênio Varella, ambos lotados no Instituto Legislativo Brasileiro; por Persio Henrique Barroso, da Secretaria-Geral da Mesa; por Luciano Franklin, assessor de comunicação; e por Joamara Mota Borges, do Ministério da Educação e Cultura.

            Pois bem, essas redações foram avaliadas, nessa última fase, pela comissão julgadora do Senado Federal e, na manhã da quarta-feira, dia 10, a comissão julgadora divulgou os vencedores. Foram eles: em primeiro lugar, Layane Rayelly Silva Marinho, do Município de Junqueiro, em Alagoas. A segunda colocada foi Bruna Clemente Gontijo, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, em Bom Despacho, Minas Gerais; o terceiro colocado foi Rodrigo de Brito Sá, do Município Monsenhor Hipólito, no Piauí; Ana Cristina Pinho do Nascimento, de Rio Branco, no Acre; Jessyka Janyara de Almeida, de Macapá, no Amapá; Naiany Rodrigues da Silva, de Manaus, Amazonas; Danilo do Amor Divino dos Santos, de Cachoeira, Bahia; Wenia Gracia Oliveira, de Alto Santo, Ceará; Brenna Bittencourt de Oliveira, do Recanto das Emas, do Distrito Federal; Jaqueline de Andrade Moro, de Governador Lindenberg, Espírito Santo; Daniel Teodoro dos Santos Garcia, de Aparecida de Goiânia, Goiás; Fernando Alef Ladislau Jadão, de Dom Pedro, Maranhão; Dieleem Mara da Silva Campos, de Cáceres, Mato Grosso; Lorenna Ribeiro Sardeiro, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul; Emanoella Silva de Oliveira, de Oriximiná, Pará; Diego de Sousa Silva, de Pombal, Paraíba; Nathaly Andrade Moço, de Curitiba, Paraná; Iara Gonçalves da Silva, de Sairé, Pernambuco; Angélica Mendes Antunes, de Itaboraí, Rio de Janeiro; Jéssyca Gabriela Soares dos Santos, de São Vicente, Rio Grande do Norte; André Giovane de Castro, de Três Passos, Rio Grande do Sul; Karieli de Souza Silveira, Machadinho D’Oeste, de Rondônia; Stefany Mambarú Rocha, de Boa Vista, de Boa Vista, Roraima; Douglas Cristian da Silva Frezza, São Lourenço do Oeste, de Santa Catarina; Jaquelline Cerqueira da Silva, de Santa Bárbara D’Oeste, de São Paulo; Edson Dionizio Santos Júnior, de Aracaju, Sergipe; Reigiane Alves da Silva Rodrigues, de Combinado, Tocantins.

            Então, esses jovens - são 27 jovens Senadores - tomarão posse no próximo dia 19, aqui no Congresso Nacional, e receberão as suas premiações. Cada um receberá um notebook, a medalha de honra ao mérito e o certificado, além de terem as suas redações publicadas num livro que será produzido pelo Senado Federal.

            Mas o mais importante disso tudo, Sr. Presidente, é que essa iniciativa capilariza a presença do Senado Federal em todo o Brasil, leva à construção de uma nova imagem na sociedade brasileira. Estamos qualificando os jovens do Brasil. Todos esses jovens que participam desse concurso discorrem sobre um tema do ano, que este ano foi Meu Município, Meu Brasil, aprofundam-se nas questões, nas problemáticas que envolvem seu Município, a sociedade brasileira.

            Os ganhadores vêm a Brasília, conhecem como funciona o Senado Federal, participam de plenárias do Senado Federal. Podem, inclusive, apresentar propostas, projetos de lei do jovem Senador, que serão encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Caso essas proposições sejam aprovadas na Comissão de Direitos Humanos, tramitam como qualquer outro projeto apresentado pelos Senadores eleitos.

            Então, acho que é uma iniciativa louvável do Senado Federal. Quero aqui ressaltar a importância, o trabalho, a competência, o denodo dos servidores do Senado Federal. Quero ressaltar aqui, com muita ênfase, a participação da Drª Cláudia Lyra neste projeto, incansável nesta questão, que vislumbra a importância deste projeto de levar o Senado para o Brasil afora, para os mais longínquos rincões do Brasil, da importância de se construir uma nova imagem do Senado Federal, até porque a imagem do Congresso como um todo não é bem avaliada, mesmo porque a população em geral não conhece o dia a dia dos Parlamentares aqui, no Congresso Federal, e, muitas vezes, faz um julgamento precipitado, pautado em cima de opiniões que não correspondem à realidade. E esse projeto, nesses cinco anos, municiou muitos jovens com informações novas a respeito do funcionamento do Senado Federal. Portanto, é um projeto importante, pedagógico, que vai ajudar a construir uma juventude mais consciente do seu papel, da sua importância e, sobretudo...

(Interrupção do som.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - ...Sr. Presidente, dá uma oportunidade real para que a juventude do Brasil possa participar, efetivamente, como um Senador jovem ou como um jovem Senador. Esses jovens, um por cada Estado, que tomarão posse no próximo dia 19 às 10 horas da manhã - e aqui faço um convite para todos os Srs. Senadores, todos nós fazermos presença, estarmos presentes nessa solenidade, prestigiarmos esses jovens Senadores -, poderão apresentar propostas, como eu disse há pouco, que poderão se transformar em projetos de lei e até leis que vão beneficiar a sociedade brasileira.

            Portanto, faço aqui esse registro. Quero, mais uma vez, parabenizar a iniciativa e todos os servidores do Senado Federal engajados nesse projeto.

            Era só isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2012 - Página 54945