Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de posse como Senador da República, pelo Estado do Tocantins.

Autor
João Costa (PPL - Partido Pátria Livre/TO)
Nome completo: João Costa Ribeiro Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Discurso de posse como Senador da República, pelo Estado do Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2012 - Página 54960
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • DISCURSO, POSSE, MANDATO PARLAMENTAR, ORADOR, REGISTRO, HISTORIA, VIDA, SENADOR, APRESENTAÇÃO, EXPECTATIVA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, CONGRESSISTA, TEMPO, MANDATO, SENADO.

            O SR. JOÃO COSTA (PPL - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador João Ribeiro, boa tarde. Em seu nome, permita-me cumprimentar os demais Senadores e Senadoras; os servidores desta Casa; os que estão presentes nesta sessão e os senhores e senhoras que nos assistem pela TV Senado.

            Senador João Ribeiro, permita-me uma indiscrição. É uma alegria muito grande tomar posse quando o Senador que preside esta sessão é meu afilhado. Com muita honra, fui padrinho de casamento do Senador João Ribeiro, e é uma alegria sempre ter a sua amizade. Registro a minha admiração pelo senhor, pela sua família e, de maneira especial, pela Deputada Luana. Muito obrigado.

            Com o pedido de afastamento do Senador Vicentinho Alves, meu fraterno amigo, para assumir o cargo de Secretário de Estado no Tocantins, tomo posse como Senador da República.

            Ao Senador Vicentinho Alves, dedico as seguintes palavras: desejo êxito no desempenho dessa nova missão que lhe é confiada. Que Deus o ilumine, proteja e abençoe, e também a sua família sempre!

            Agradeço a Deus minha posse como Senador da República, dedicando esta vitória a todas as pessoas que estiveram comigo em algum momento da minha vida, aliadas ou não. Saibam que sempre consegui crescer com as críticas e me fortalecer com os elogios que recebi.

            À minha família e aos meus amigos, aqui representados pela minha mãe, Teresinha; por minha esposa, Rosilene; pelos meus filhos, João, Clarissa e Mateus; meu reconhecimento e minha eterna gratidão por tudo que sou e represento.

            Sou conhecido de alguns e desconhecido por muitos. Por isso, me apresento.

            Nasci em Monte Carmelo, cresci no Distrito Federal e ingressei na política no Estado do Tocantins. Assim, sou feito de heranças distintas. De Minas, vem o jeito de ser - hospitaleiro, paciente e verdadeiro - e o jeito de olhar o mundo - sempre reflexivo. No Triângulo Mineiro, com a convivência com os ex-Prefeitos Iraci Costa e João Costa, respectivamente, meu avô e meu pai, aprendi que é possível administrar a coisa pública com honestidade e respeito ao próximo.

            Na Universidade de Brasília, com o Prof. David Fleischer, aprendi que a política exige a convivência entre diferentes, que a política não pode ser clientelista nem patrimonialista, que não pode ser vista jamais como estágio para a mudança de classe social ou financeira.

            Política é muito mais que tudo isso. É uma necessidade e está ligada à ideia de liberdade. É o exercício do poder voltado para a melhoria da vida humana.

            O objetivo da política é garantir e proteger a vida no sentido mais amplo, e sua tarefa é a constante busca da felicidade do povo. “O ser humano que estiver no útero materno deve ser protegido como se estivesse entre nós”, Paulo no Digesto de Justiniano 1, 5, 7.

            No Tocantins, adquiri experiência política. Foi lá que convivi diretamente com a força do voto popular, com o pleno exercício da cidadania e com o amor que o povo tem pelos seus políticos.

            No Distrito Federal, recebi minha formação política, e, aqui, descobri a minha capacidade de combate, transformação e superação.

            Na condição de Secretário de Segurança, Justiça e Cidadania, pude perceber que o ser humano é muito maior que seus erros, que é preciso tratar os usuários de drogas com amor, mas, ao mesmo tempo, ser implacável contra os traficantes. Assim, chego a esta nova etapa do exercício político, trazendo o amor advindo do povo tocantinense, o jeito mineiro de ser reflexivo e a capacidade de combate brasiliense. Esses são os elementos que me dão força e coragem para lutar contra as oligarquias familiares, a improbidade e o desvio do dinheiro público. Meu compromisso é com o certo, com a verdade e com o justo.

            Como Senador e com a experiência que acumulei ao longo da vida, espero dar uma grande contribuição ao Brasil, no sentido de combater a corrupção, diminuir a distância entre os mais pobres e os ricos, reduzir as desigualdades sociais e regionais e equilibrar a distribuição de riquezas.

            Com esse espírito, participarei ativamente...

(Soa a campainha.)

            O SR. JOÃO COSTA (PPL - TO) - Mais um minuto, Sr. Presidente.

            ...da elaboração do Orçamento Geral da União, da definição dos critérios do Fundo de Participação do Estado, FPE, que envolve aspectos concernentes ao Pacto Federativo brasileiro.

            Com muita honra, sou filiado ao Partido Pátria Livre, PPL, que, juntamente com o PTB, o PR e o PSC, fará parte do Bloco União e Força. Juntos, atuaremos em defesa das melhores propostas para o Brasil. O PPL, fundado em 2009, apoiou, no ano seguinte, a eleição da Presidente Dilma Rousseff.

            Em nome do Presidente Nacional do PPL Sérgio Rubens, registro que é sempre uma honra ter contribuído para a vitória da Presidente Dilma com a energia de nossos membros e em todos os recantos do País, naquela jornada comandada pelo então Presidente Lula.

            No âmbito estadual, espero, com minhas ações e iniciativas, canalizar o maior número possível de recursos para o Estado do Tocantins e seus Municípios, especialmente em áreas sensíveis como a saúde, a educação, a segurança.

            No plano federal, farei parte da base de apoio à Presidente Dilma, com disposição para votar favoravelmente os projetos de sua iniciativa que contemplem a população brasileira, com prioridade para as ações que estimulem o crescimento econômico, a geração de emprego e renda.

            Ao assumir o mandato de Senador da República, tenho a noção exata da responsabilidade que o cargo me impõe. O Senado Federal possui quase dois séculos de história. Pilar da democracia, esta Instituição é muito mais que uma Casa de Leis: ela é responsável pelo equilíbrio federativo, e suas prerrogativas constitucionais conferem a ela a relevância como instrumento de governabilidade.

            Estou consciente, Sr. Presidente, Senador João Ribeiro, da minha missão desafiadora que enfrentarei a partir de agora, e comprometo-me a realizá-la com extrema dedicação e espírito público.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. JOÃO COSTA (Bloco/PPL - TO) - Já estou terminando, Sr. Presidente.

            Que o sagrado coração de Jesus, com a intercessão do imaculado coração de Maria, ajude o resistente povo brasileiro, esse povo que é aquecido e encantado pelo sol, que não se intimida diante dos desafios, das tristezas e das adversidades da vida.

            Aos meus Pares, reproduzo as palavras de Oswaldo Montenegro: “Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio; que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca”.

            Muito obrigado por tudo, pela gentileza, pela atenção, e tenham todos uma boa tarde. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2012 - Página 54960