Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização da Oktoberfest, na cidade de Blumenau, no Estado de Santa Catarina.

Autor
Paulo Bauer (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Paulo Roberto Bauer
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES, POLITICA CULTURAL.:
  • Registro da realização da Oktoberfest, na cidade de Blumenau, no Estado de Santa Catarina.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2012 - Página 55004
Assunto
Outros > ELEIÇÕES, POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, CIDADE, BLUMENAU (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), EVENTO, CULTURA, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA, APRESENTAÇÃO, HISTORIA, FESTA, COMENTARIO, REFERENCIA, ELEIÇÃO, MUNICIPIO, CARGO, PREFEITO.

            O SR. PAULO BAUER (Bloco/PSDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobres Srs. Senadores, Srªs Senadoras, inscrevi-me para usar da palavra na tarde de hoje, para poder informar a V. Exªs algo que tem relevância, algo que tem importância para o meu Estado, Santa Catarina, e que se refere a um grande evento cultural e turístico, que faz parte do calendário de atividades culturais de Santa Catarina.

            Eu me refiro à realização da Oktoberfest, na cidade de Blumenau, evento que se iniciou no dia 10 de outubro e deverá ocorrer até o dia 28 de outubro do presente ano.

            É importante ressaltar, para que V. Exas tenham melhor informação, que Blumenau é uma cidade de 316 mil habitantes, e ela é, sem dúvida nenhuma, uma das cidades mais importantes do meu Estado, porque foi a partir de Blumenau que nós vimos se iniciar o processo de colonização do nosso Estado, quando lá se instalou uma comunidade de imigrantes alemães, comandados exatamente pelo Dr. Hermann Blumenau, e que instituiu em Santa Catarina o modelo de desenvolvimento econômico que temos até hoje, através da valorização da iniciativa privada, através do empreendedorismo e, principalmente, do trabalho dedicado de sua gente.

            A Oktoberfest tem hoje a condição de ser a maior festa alemã das Américas. Ou seja, nós podemos comemorar o episódio e o fato de alcançarmos, com aquela festa, essa condição. Podemos registrar também que a Oktoberfest é a segunda maior festa que temos no Brasil. A maior festa ainda é o carnaval, e a Oktoberfest é, depois do carnaval, a maior festa que se realiza, tanto em número de participantes quanto em período de duração e envolvimento da comunidade.

            Só para que V. Exas tenham uma noção, ela se iniciou no ano de 1984 e, naquele ano, foi idealizada para que a moral, a autoestima da população de Blumenau fosse elevada, fosse resgatada, já que no ano anterior a cidade havia sofrido uma grande enchente, com perdas muito significativas de patrimônio, de bens públicos e de patrimônio pessoal, que, graças a Deus, foram recuperados pela tenacidade, pelo trabalho, pelo esforço de todos os blumenauenses e também dos catarinenses, que para tanto contaram também com a solidariedade de todos os brasileiros.

            No ano de 1984, portanto, a festa começou, e começou com 102 mil participantes. Desde lá, ela vem se realizando ano a ano. E só para que todos tenham uma ideia, no ano de 2011, a festa contou com participação de 563.925 participantes pagantes. Ela se realiza no parque da Vila Germânica, que é um parque muito amplo, muito grande. E é importante destacar que os três, quatro pavilhões que abrigam toda essa gente, cerca de 20, 30 mil pessoas por noite, são totalmente climatizados, portanto, lá ninguém sente calor. E mesmo não sentido calor, todos apreciam um bom chope, que aliás, na festa do ano passado, atingiu uma marca recorde de 626 mil litros bebidos pelos participantes da festa.

            Além da festividade em si, no parque da Vila Germânica, nós temos também, duas vezes a cada semana, o desfile alegórico nas ruas centrais de Blumenau, principalmente na Rua 15. Lá se pode ver a centopéia; lá se pode ver 107 atrações que são apresentadas por 2.800 figurantes, todos voluntários, ninguém remunerado, todos vestidos em trajes típicos alemães. E tanto na rua quanto também nos bailes que são realizados, conta-se com a participação de bandas musicais que vêm diretamente da Alemanha e com um detalhe: não são bandas profissionais; são bandas amadoras que vêm a Blumenau, que vêm a Santa Catarina há muitos anos sem cobrar nenhum tostão para a apresentação, apenas recebem a passagem aérea e a hospedagem necessária pelo período em que permanecem na cidade.

            Vimos e vemos também rainha, princesas, muitos trajes típicos, muita gente nas ruas. Agora mesmo, no final de semana passado, quando a festa começou, estimaram a presença de cerca de 30 mil pessoas ao longo da rua central de Blumenau só para assistir o desfile alegórico.

            Esta é, sem dúvida nenhuma, uma grande festa que o meu Estado, o Estado de Santa Catarina, comemora e divide com os brasileiros que para lá se dirigem a fim de participarem desse momento de alegria, de confraternização e, devo dizer, de muita organização.

            Só para que V. Exªs tenham uma ideia, se uma pessoa na Oktoberfest tiver um problema com o seu vestuário e tiver que consertar uma manga de camisa ou recolocar um botão em uma peça de roupa, há costureira para fazer isso durante a festa. A pessoa não precisa ir para a casa para consertar a sua vestimenta, porque a festa é efetivamente muito segura, muito organizada.

            É nessa mesma cidade de Blumenau, onde se realiza essa festa, que temos hoje outro fato que muito me alegra e muito me orgulha. Temos uma campanha eleitoral se realizando, no seu segundo turno, para escolha do prefeito da cidade. O meu Partido, o PSDB, tem como candidato a prefeito o jovem Vereador Napoleão Amarante, um candidato que apresenta uma proposta nova, apresenta uma proposta atualizada e que atende os interesses da sociedade, Senador Delcídio Gomes do Amaral.

            O Vereador Napoleão Amarante começou a campanha em 3º lugar nas pesquisas, com 12%. O candidato do PSD tinha cerca de 30% e a candidata do PT tinha mais de 30%. Na data da eleição, o resultado foi impressionante: 39% para o candidato do PSDB, 30% para o candidato do PSD e 29% para a candidata do PT. Isso levou a eleição para o segundo turno. O candidato do meu Partido, que tem como Vice o outro Vereador Jovino Cardoso, do Democratas, está, segundo a pesquisa do Ibope de ontem, com 63%, enquanto o candidato do PSD tem 25%.

            Tenho certeza de que Blumenau, que vive este momento de festa, de alegria, de muita cerveja...

            Aliás, posso dizer a V. Exªs que lá não se proíbe a bebida alcoólica durante as eleições. No último pleito do dia 7 de outubro, apenas quatro cidades de Santa Catarina proibiram a bebida alcoólica. Todas as outras liberaram e não tivemos nenhum problema. Por isso, apresentarei em breve um projeto eliminando essa proibição legal no Brasil, porque o Brasil já vive cidadania plena, democracia total e civilidade, e pode, por isso mesmo, eliminar do seu ordenamento jurídico essa restrição às comemorações, às festividades em várias cidades, em várias famílias por conta do uso de bebida alcoólica, que, segundo o legislador no passado, atrapalhava e comprometia a lisura de eleições.

            Nós não temos esse problema em Santa Catarina.

            Mas é exatamente nesse clima de Oktoberfest que nós estamos vendo o nosso candidato do PSDB abraçar a cidade e ser abraçado por toda ela, por todos os eleitores, num projeto e num processo eleitoral que se mostra completamente viável, que vai trazer a Blumenau um novo tempo, uma nova fase administrativa, onde se vai fazer muito mais com muito menos, com recursos bem aplicados e, tenho certeza, respeitando a vontade, a cultura e as tradições da população daquela cidade.

            Nós vamos ter, sem dúvida nenhuma, uma grande comemoração no próximo dia 28, quando haverá o processo de eleições no segundo turno. Dia 28, aliás, é o dia em que acaba a Oktoberfest, e ela vai acabar com festa, com festa para todos os brasileiros que lá estarão, para todos os blumenauenses que vão se confraternizar por mais um sucesso desse grande evento e, principalmente, pelos nossos correligionários, que vão poder comemorar efetivamente uma grande vitória, a partir da decisão democrática da população e dos eleitores da nossa querida Blumenau, minha cidade natal, cidade, como eu já disse, que orgulha os catarinenses e que oferece, a cada evento, a cada ano, uma nova oportunidade de congraçamento.

            Tenho certeza de que o nosso candidato... E faço uma correção, porque, no discurso, eu citei indevidamente o nome de um ilustre Desembargador de Santa Catarina, Napoleão Amarante. Mas o candidato de Blumenau é o nosso companheiro, o Vereador Napoleão Bernardes. E por isso agradeço à nossa assessoria pela lembrança. Isso mostra que o Senador também não é infalível. Pode eventualmente, no exercício das atividades e nos pronunciamentos, cometer um equívoco. Mas Napoleão Bernardes, não tenho dúvida, será o prefeito de Blumenau, será o grande vitorioso e vai fazer com que aquela cidade continue crescendo, continue se desenvolvendo, continue prosperando e continue fazendo feliz toda a sua gente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2012 - Página 55004