Pela Liderança durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Entusiasmo com o desempenho do PRB nas eleições municipais. (como Lider)

Autor
Eduardo Lopes (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Eduardo Benedito Lopes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Entusiasmo com o desempenho do PRB nas eleições municipais. (como Lider)
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2012 - Página 55010
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ORADOR, RELAÇÃO, AUMENTO, VITORIA, CANDIDATO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO (PRB), ELEIÇÕES, MUNICIPIOS, PAIS.

            O SR. EDUARDO LOPES (Bloco/PRB - RJ. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, senhoras e senhores que nos acompanham agora pela TV, pela Internet e pela rádio, venho aqui nesta tarde, no plenário do Senado, para falar um pouco sobre as eleições do dia 7 de outubro, eleições em que o nosso Partido, o PRB, teve uma participação importante.

            Quero trazer alguns números, alguns resultados que, para nós, do PRB - e aqui falo como Vice-Presidente Nacional do Partido, também Vice-Presidente do Partido no Estado do Rio de Janeiro e também como coordenador da campanha no Estado do Rio de Janeiro.

            A população brasileira demonstrou, mais uma vez, que tem grande afeição e alma democrática. Houve envolvimento popular nas eleições municipais, quando cerca de 120 milhões de eleitores foram às urnas para escolher, pelo voto. novos prefeitos e vereadores que irão governar mais de 5.560 Municípios, pelos próximos quatro anos. Isso revela bem a dimensão do processo político eleitoral no nosso País. Sem dúvida, trata-se de um grande momento da democracia brasileira, tanto para os eleitores quanto para os partidos políticos e assim também para os próprios candidatos que fizeram parte do processo eleitoral.

            Por isso, alegra-me o fato de que, a cada novo período eleitoral, nossas mentes e corações se enchem de esperança ao tempo em que renovamos a crença na força do voto.

            Essa crença demonstra também que as eleições não se restringem a apenas um efêmero arranjo eleitoral que se desfaz com a divulgação dos resultados das urnas. Não, elas representam muito mais. Com efeito, em regimes democráticos como o nosso, as eleições apresentam substancialidade e sentido, elas são um instrumento de escolha dos nomes que irão ocupar cargos políticos.

            Além disso, para que elas cumpram com o seu propósito, que é o de constituir governos democráticos, a população deve participar para além do voto, ou seja, cobrando compromissos, eficiência, ética e transparência dos representantes eleitos. É isso, Sr. Presidente, que dá sentido às eleições, especialmente as de nível municipal, em razão da maior proximidade do eleitor com os seus representantes.

            Nesse sentido, trago aqui com grande alegria os resultados da participação do Partido Republicano Brasileiro nas eleições municipais, não sem antes enfatizar que o PRB é um dos caçulas que compõem o quadro partidário do País, mas que já se apresenta plenamente consolidado e com valores bem amadurecidos.

            Começo pelo Estado do Rio de Janeiro, onde tive a honra de ser o coordenador do partido nas eleições municipais deste ano. Em relação ao pleito de 2008, tivemos um crescimento de cerca de 20% nas eleições para vereadores. Dessa vez, elegemos 43 vereadores no Estado. Devo lembrar aqui também e citar que temos ainda alguns casos que estão na Justiça. Então, ao fim desse processo, ao fim desses julgamentos, certamente teremos um aumento no número dos nossos vereadores.

            Temos caso em São Gonçalo, onde temos vereador eleito na urna, mas aguardando a decisão da Justiça. Também temos casos em Nova Iguaçu e Resende. Enfim, vários casos que estão pendentes de julgamento podem alterar esse número. Agora, efetivamente falando, eleitos, o PRB hoje tem 43 vereadores no Estado. Além dos cargos para o Legislativo, o Partido elegeu os prefeitos dos Municípios de Silva Jardim, Cardoso Moreira e reelegeu o prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes. Também temos na mesma situação de Justiça, o Dr. Alvaro Cabral, que foi eleito em Valença. Nas urnas ele já ganhou, mas também aguardamos a decisão da Justiça. Cremos que vai ser positiva. Assim, creio que teremos quatro prefeitos no Estado do Rio de Janeiro.

            Em nível nacional, os números são ainda mais expressivos, em vários aspectos. No total, 77 prefeitos foram eleitos e 1.204 vereadores pelo PRB em todo o País. É importante destacar que houve um crescimento de 42,9% no número de prefeitos eleitos pelo partido comparativamente aos que foram eleitos em 2008. Tínhamos 54 prefeitos em 2008 e agora temos 77 prefeitos.

            Em apenas 12 Estados, dos 26 onde ocorreram eleições, não teremos Municípios administrados pelo PRB. No entanto, em Estados como o Maranhão, o partido elegeu 24 prefeitos, mais que dobrando suas conquistas em relação ao pleito passado. No Ceará, foram 16; e em Minas Gerais, 14 prefeitos.

            Quanto ao número de vereadores eleitos em todo o País, o PRB apresentou um crescimento em 2012 de 54,4%, com 1.204 eleitos, em relação a 2008, quando o Partido elegeu 780 vereadores.

            São 424 vereadores a mais, que comporão o quadro do Partido nos legislativos municipais, sendo que o PRB estará presente em Municípios de todos os Estados.

            É importante reforçar isto: em todos os Estados nós teremos vereadores eleitos nos Municípios.

            Em Minas Gerais, o número de vereadores eleitos pelo Partido praticamente dobrou, passando de 100 para 190.

            O mesmo ocorreu em outros Estados, como a Bahia, onde o Partido aumentou de 74 para 126 vereadores; em Alagoas, de 13 para 34; no Ceará, de 118 para 142; no Espírito Santo, de 12 para 20; no Maranhão, de 72 para 122; no Mato Grosso, de 4, para 12 vereadores eleitos.

            Em número de votos dados aos candidatos a prefeitos e vereadores do PRB, em todo o País, houve um grande e substancial crescimento. Para os prefeitos eleitos pelo Partido, o aumento foi acima de 56%, o que dá um total de 2.524.452 votos. Para os vereadores eleitos, o aumento foi de 19% em relação ao pleito de 2008, ou seja, 2.791.238 brasileiros votaram nos candidatos do PRB.

            Como disse, estou contabilizando apenas os votos dados aos candidatos eleitos. Então, são 2.524.452 votos para prefeitos eleitos e 2.791.238 para vereadores eleitos. Não estamos contando os votos dos que não foram eleitos. Se contássemos esses votos, certamente teríamos praticamente o dobro do número de votos que aqui apresentamos.

            Em algumas unidades da Federação, como o Acre, o Amapá, a Bahia, o Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, só para dar alguns exemplos, a quantidade de eleitores que votaram nos candidatos do PRB, que se elegeram vereadores, praticamente dobrou no comparativo a 2008. Em outros, o número mais que dobrou.

            E, por falar na Bahia, quero destacar aqui, Sr. Presidente, e todos que nos ouvem, quero destacar aqui, na Bahia, a excepcional votação que teve a nossa Vereadora Tia Eron, da cidade de Salvador, eleita pelo PRB com mais de 15.500 votos. Foi a candidata mais bem votada no Estado baiano, conquistando assim seu quarto mandato de vereadora. Embora ainda jovem, a Vereadora Tia Eron tem uma trajetória política de destaque, tanto pela sua luta em prol das comunidades que habitam os bairros mais pobres de Salvador, quanto pela defesa dos direitos da mulher negra. Sem dúvida uma demonstração de que o partido valoriza a participação feminina, abrindo espaços e estimulando as mulheres a tomarem parte na vida política do País.

            Para a nossa alegria, 11 mulheres republicanas lograram êxito nas eleições para o cargo de Prefeita e 143 para Vereadoras. Quer dizer, nós temos então, no partido, 11 Prefeitas e 143 Vereadoras. É pouco, mas já é um avanço, considerando os aspectos históricos ainda presentes na sociedade brasileira, que tem dificultado a participação política da mulher.

            No mais, considerando a etapa encerrada nesta primeira fase eleitoral já que alguns Municípios ainda dependem do segundo turno, podemos ter uma noção clara do desempenho dos partidos políticos nas eleições de 2012. Enquanto grandes partidos como PMDB, PSDB, PP, PDT, PTB, PR, PPS e DEM encolheram em relação ao pleito de 2008, o PRB cresceu quase 43%. Apenas o PSB, do grupo dos maiores, se aproximou desse número, com 42% de crescimento.

            Então, esse importante desempenho do PRB, que aqui relato, ocorreu praticamente sem tempo algum de televisão e com recursos financeiros muito aquém dos recebidos pelos partidos concorrentes.

            Ainda assim, estamos felizes porque a população brasileira entendeu que o PRB é um partido que não tem envolvimento com escândalos, como bem disse o seu Presidente, o nosso Presidente, o Dr. Marcos Pereira. Aproveito, também e parabenizo-o pelo resultado do PRB, parabenizo-o pela sua liderança, pela sua visão estratégica e, com certeza, já estaremos, nos próximos dias, nos reunindo para pensarmos já nas eleições de 2014, quando disputaremos vagas para a Câmara dos Deputados, também para as Assembléias Legislativas, e, quem sabe, em alguns Estados, até mesmo disputando o Governo.

            Parabenizo, então, o Dr. Marcos Pereira, nosso Presidente nacional do PRB. O que o partido tem, isso sim, é respeito pela coisa pública, pelo bem público. Estou certo de que é isso que deseja a população brasileira.

            Por fim, dedicamos essas valiosas conquistas ao nosso saudoso José Alencar, nosso Presidente de honra - e hoje podemos dizer -, Presidente eterno de honra do PRB, cujo ideário haveremos de levar sempre adiante.

            Parabéns aos nossos valorosos candidatos e candidatas, que transformaram adversidades em conquistas, o que agrega ainda maior valor às suas vitórias.

            Muito obrigado a todos os brasileiros e brasileiras que ajudaram a elevar ainda mais ao alto o estandarte do Partido Republicano Brasileiro.

            Quero aqui também reforçar esses parabéns a todos os candidatos que disputaram as eleições pelo PRB. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o PRB elegeu dois vereadores, ou melhor, reelegeu o Vereador João Mendes de Jesus, com quase 25 mil votos e a Vereadora Tânia Bastos, também com quase 25 mil votos. Então reelegemos dois vereadores com um crescimento de votos expressivo. O Vereador João Mendes passou de 20 mil votos para quase 25 mil votos, e a Vereadora Tânia subiu de 15 mil votos para quase 25 mil votos. Isso é prova de um trabalho sério, um trabalho dedicado. Estamos terminando essa legislatura dos vereadores com nenhuma mancha no partido, nenhum problema.

            Parabenizo os vereadores que foram reeleitos, provando assim que tiveram os seus mandatos aprovados pela população de sua cidade. Parabenizo os que foram eleitos. Se foram eleitos, é porque certamente a população acredita no trabalho que eles irão fazer. E terão, ao longo dos quatro anos, condições para provar isso.

            E quero também registrar que temos nas capitais, em todas as capitais, das 26 em que tivemos eleições - tirando o Distrito Federal - o PRB tem vereadores eleitos na capital em 23 estados. Então, parabenizo a todos, parabenizo o PRB, e vamos continuar nessa jornada, nessa caminhada, já, agora, como disse, pensando em 2014.

            Parabéns a todos que fazem parte do PRB.

            Sr. Presidente, obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2012 - Página 55010