Comunicação inadiável durante a 193ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação pela escolha de S.Exa. como Patrono das turmas de Administração de Empresas e de Administração Pública da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Satisfação pela escolha de S.Exa. como Patrono das turmas de Administração de Empresas e de Administração Pública da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2012 - Página 55331
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, ESCOLHA, ORADOR, PATRONO, FORMANDO, CURSO SUPERIOR, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Agradeço ao Senador João Durval, ao Senador Rodrigo Rollemberg, muito obrigado, Senadora Ana Amélia, que preside esta sessão.

            Eu devo seguir daqui a pouco para São Paulo e gostaria de relatar uma razão especial, felizmente e eu me sinto honrado de hoje ter sido escolhido como patrono dos formandos da Escola de Administração de Empresas e de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

            E aqui gostaria de registrar que ingressei na Fundação Getúlio Vargas em 1966. Em fevereiro daquele ano prestei o concurso na escola onde eu havia me formado em administração de empresas, no ano de 1964. Depois, fui trabalhar com meu pai, no escritório Suplicy, por um ano e pouco, para desenvolver um setor de exportação de produtos manufaturados. Mas, quando chegou a notícia de que havia um concurso aberto para ser professor de economia, eu avaliei e até dialoguei com meu pai, Paulo Cochrane Suplicy, da minha vontade de me tornar professor, porque justamente queria conhecer que instrumentos de política econômica poderiam contribuir para que pudéssemos construir uma nação efetivamente justa e civilizada.

            Felizmente, prestei o concurso que me possibilitou fazer o mestrado, posteriormente o doutoramento em Economia na Michigan State University, com um período de 15 meses também em Stanford. Foram praticamente 5 anos, de 66 a 68, e de 70 a 73.

            Pude ali conhecer bastante os Estados Unidos da América, inclusive em momentos em que se protestava muito contra a guerra no Vietnam. Mas naquele período eu pude conhecer proposições como aquelas que, na teoria econômica, vieram depois a embasar as proposições de garantia de renda mínima, de uma renda básica de cidadania que apresentei aqui no Senado.

            Então, hoje, perante os graduados em Administração de Empresa e Administração Pública - a formatura se dará hoje no Centro de Convenções Anhembi - terei a oportunidade, perante meus colegas professores e estudantes, de agradecer o convite para ser o patrono da turma, em especial, neste semestre, porque há três anos a direção da Escola de Administração de Empresas de São Paulo transmitiu a todos nós, professores da minha geração, que haviam ingressado naquela época, que teríamos três anos de prazo para nos aposentar.

            Eu quero aqui informar, muitos sabem, que ao longo destes anos que fui Senador, nas sextas-feiras e à tarde eu continuei a dar um curso na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, aberto a todos os alunos. E são essas turmas que justamente me convidaram e eu ali irei agradecer e transmitir um pouco de tudo o que aconteceu ao longo destes anos e as idéias que tenho defendido.

            Eu quero muito agradecer esta oportunidade, Presidenta Ana Amélia, que ora preside a sessão do Senado.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2012 - Página 55331