Discurso durante a 193ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários acerca do crescimento do PMDB nas eleições deste ano no Estado de Rondônia; e outros assuntos.

Autor
Tomás Correia (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Tomás Guilherme Correia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL, ELEIÇÕES. CORRUPÇÃO.:
  • Comentários acerca do crescimento do PMDB nas eleições deste ano no Estado de Rondônia; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2012 - Página 55362
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL, ELEIÇÕES. CORRUPÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, RESULTADO, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), RELAÇÃO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, MUNICIPIOS, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • DEFESA, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), RELAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO.

            O SR. TOMÁS CORREIA (Bloco/PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, Srs. telespectadores da TV Senado, senhoras e senhores, aqui compareço, Sr. Presidente, na qualidade de Presidente regional do PMDB do meu Estado, o Estado de Rondônia, para tecer alguns comentários a respeito da eleição no nosso Estado.

            O PMDB elegeu em Rondônia 15 prefeitos e 11 vice-prefeitos. Na verdade, houve um crescimento do Partido. Antes, tínhamos apenas 11 prefeitos e, hoje, contamos com 15. Na verdade, o Partido perdeu em algumas cidades e, em outras que não previa, foi vitorioso. Esse é o jogo democrático. Esse é o espaço que, no nosso Estado, o PMDB conquistou.

            Na última eleição, elegemos o Governador do PMDB, Governador Confúcio Moura, que vem fazendo um trabalho muito importante no nosso Estado, organizando a parte administrativa, e enfrenta algumas dificuldades, ainda, no setor da saúde.

            Mas tenho certeza de que S. Exª irá, em pouco tempo, resolver essa questão porque está tomando medidas no sentido de corrigi-la.

            A saúde no Brasil inteiro é problemática. Sabemos disso. Não nos conforta essa situação. Precisamos, apesar disso, buscar solução, buscar meios para resolvermos o grave problema da saúde no nosso Estado.

            Quero aqui dizer que o Governador Confúcio Moura não tem medido esforços para equilibrar o precário atendimento que ainda persiste nos dias de hoje. Sabemos que o Hospital João Paulo II, em nosso Estado, ainda está em situação precária, muito difícil. Mas o Governador já tomou algumas medidas, visando melhorar o atendimento nesse hospital: algumas reformas já estão sendo feitas e algumas unidades no campo da saúde estão sendo construídas, como é o caso de duas UPAs - Unidade de Pronto Atendimento - aliás, já construídas e prontas; estão sendo equipadas e brevemente estarão funcionando, para oferecer à cidade de Porto Velho, principalmente, melhores condições nesta área. Também alguns leitos foram construídos no Hospital de Base de Porto Velho. O Governador inaugurou, recentemente, com equipamento, e pôs em funcionamento um hospital regional em São Francisco.

            De sorte, Sr. Presidente, que temos aqui que entender que o Governador Confúcio Moura tem feito um trabalho, com muito esforço, no sentido de resolver ou de amenizar a grave situação da saúde em nosso Estado.

            Sabemos que os adversários, que não são poucos e são poderosos, de quando em vez, atacam o Governador, inclusive citando escândalos que lamentavelmente estouraram no seu Governo. Mas quero aqui registrar que os escândalos da Operação Termópilas, no Estado de Rondônia, foi fruto de ações que já estavam sendo investigadas do Governo passado. Inclusive, foi feito reajustamento de preço no apagar das luzes do governo anterior. Esse reajuste, Sr.Presidente, ultrapassou o valor de R$18 milhões - tudo feito às escondidas no último mês de governo.

            Apesar de uma decisão da Justiça do Estado de Rondônia, da Fazenda Pública de Porto Velho, apesar de uma decisão judicial, uma liminar concedida para impedir que o Estado fizesse qualquer pagamento desses valores, assim como também de uma decisão do Tribunal de Contas de Rondônia determinando, de igual modo, que não fosse feito qualquer pagamento, mesmo assim, o governo anterior, desobedecendo claramente a uma ordem judicial, fez o pagamento de nada mais, nada menos que R$6 milhões. Isso está sendo fruto inclusive de uma ação civil pública para responsabilizar os gestores que fizeram tal pagamento. Esses fatos, infelizmente, quando são trazidos ao conhecimento da população, querem jogá-los exclusivamente na responsabilidade do atual Governo, do Governador Confúcio Moura.

            Quero aqui dizer que o Governador Confúcio Moura, um médico - aliás, também saudamos hoje o dia do médico - tem feito um excelente trabalho, no nosso Estado, de organização, de estruturação do Estado para bem servir a população. Considero-o, como, aliás, é o conceito que o Confúcio tem no nosso Estado, um homem probo, sério, honesto, prefeito que foi de Ariquemes, uma das principais cidades do interior do Estado de Rondônia. Nunca se levantou qualquer dúvida com relação à honorabilidade, à seriedade, à responsabilidade do então prefeito Confúcio Moura, na nossa cidade de Ariquemes.

            Hoje, como Governador, estoura no seu Governo um escândalo que já vinha sendo investigado no governo passado, mas os adversários procuram demonstrar ao Estado de Rondônia como se essa responsabilidade fosse única e exclusivamente do Governador Confúcio Moura. Não! O Governador Confúcio Moura deu todo apoio necessário e indispensável aos órgãos de fiscalização, aos órgãos de segurança pública, ao Ministério Público, à Polícia Federal, ao Tribunal de Contas para que fossem devidamente apurados todos os fatos envolvendo a Secretaria de Saúde.

            De sorte, que eu gostaria, Sr. Presidente, de fazer esse registro em nome da realidade, em nome dos fatos, em nome da verdade. Nós não podemos conceber que seja atingida a honorabilidade de um Governador sério, honrado, que vem procurando desempenhar suas funções com a maior responsabilidade possível. Portanto, queria, nesse espaço de tempo que nos é reservado, trazer ao conhecimento da Casa esses fatos que considero importante esclarecer.

            Mas, voltando à campanha eleitoral do nosso Estado, o Estado de Rondônia, registro que o PMDB elegeu como prefeito do nosso Município, em Alta Floresta d’Oeste, o Prefeito Vantuil. Com uma expressiva votação; também, em Alto Paraíso, elegeu o Prefeito Marcão da Farmácia, em Buritis, elegemos o Toninho Correa; em Chupinguaia, Prof. Vanderlei; em Espigão d’Oeste, elegemos o Dr. Celio; na cidade de Governador Jorge Teixeira, elegemos a Cida do Nenê; em Itapuã do Oeste, elegemos João Testa; em Mirante da Serra, elegemos Vitorino do Cartório; em Nova Brasilândia d’Oeste, elegemos Gerson Neves; em Parecis, Luiz Amaral; em Rio Crespo, Eudes de Sousa; em Santa Luzia d’Oeste, Jurandir de Oliveira; em São Felipe d’Oeste, Zé Luiz; em Seringueiras, Armando; em Vale do Anari, Nilson Japonês.

            Foram esses os prefeitos que o PMDB elegeu no Estado de Rondônia.

            Vice-Prefeitos elegemos Enoque Nunes da Silva, em Ariquemes, que tem como Prefeito o Lorival Amorim, em parceria conosco; elegemos Cleomar Henrique Helmann, no Município de Campo Novo, que tem a Socorro como candidata à prefeita; elegemos Deocleciano Dizal; em Chupinguaia, Emerson Teixeira é o Vice-Prefeito; Maricelia Aragão dos Santos, em Costa Marques; e lá o Prefeito é o Chico Território, do Partido dos Trabalhadores; Celso Viana Coelho, em Machadinho d’Oeste; Jandir Louzada de Melo; em Mirante da Serra, o Pastor Jandir Louzada de Melo; Mirante da Serra tem como Prefeito o Vitorino; Marcelo Maia, em Monte Negro; Adão dos Santos, em Nova União; Joselita Araújo da Silva, em Ouro Preto do Oeste, que tem como Prefeito Alex Testoni; e André Gortijo, em Theobroma, que tem como Prefeito o Lima, do PDT.

            De sorte que o nosso Partido fez um trabalho importante. Participamos da campanha juntamente com o Senador Valdir Raupp, com a Deputada Marinha Raupp. Estivemos, Sr. Presidente, todas as semanas participando, em boa parte delas, da campanha lá do nosso Estado. Andamos em vários Municípios.

            A exemplo do que V. Exª há pouco falou, ou seja, que estava até rouco de tanto participar da campanha lá em Roraima, em Rondônia, conosco, foi a mesma coisa. Havia dia em que visitávamos quatro, cinco cidades, distantes umas das outras. E o Senador Raupp, com toda a sua juventude e força, chegava a desfilar com os candidatos em pleno sol quente, às vezes, às 2h da tarde, às 3h da tarde. E eu, que já não aguento mais andar com um sol muito quente, tinha que me acomodar em algum lugar que tivesse condições de dar segurança à saúde.

            Mas o Senador Raupp, lá em Pimenta Bueno, por exemplo, às 2h da tarde estava andando, pedindo voto para o nosso Partido. E nós tivemos, como resultado das eleições, um crescimento do PMDB no nosso Estado, tanto para prefeito quanto para vice-prefeito.

            Eu gostaria de agradecer a todos os candidatos que participaram da eleição, como é o caso dos candidatos a vereador, no Estado inteiro. Elegemos um bom número de vereadores do PMDB. Essa vitória que tivemos em Rondônia também atribuo aos partidos coligados. Diversos partidos participaram do pleito conosco, e tivemos, assim, uma vitória, que foi a vitória da sociedade, uma vitória da democracia.

            Outros partidos também tiveram espaço e tiveram o seu momento, tiveram vitórias. E assim é a democracia. Nós não podemos querer que apenas o PMDB seja vitorioso no Estado inteiro. Tivemos eleições democráticas, com absoluta liberdade, com absoluta participação da população. Mas eu senti que há um anseio muito grande da população pela renovação. Sentimos isso. A população deseja renovar, deseja mudanças, e nós sentimos isso em várias cidades. Em umas, houve renovação, onde ganhamos; em outras, houve renovação, onde perdemos. Mas eu destaco esse desejo de renovação da sociedade, do povo, e vi aqui outros Senadores dizerem a mesma coisa em relação a seus Estados. Parece-me que é anseio nacional alguma mudança com relação à questão das eleições.

            Quero dizer, Sr. Presidente, que o Senador Valdir Raupp, Presidente Nacional do nosso Partido, o PMDB, vem fazendo uma campanha no País inteiro. Estamos fazendo uma maratona, juntamente com o Vice-Presidente da República Michel Temer. Estivemos em vários Estados, em várias cidades, com a presença do PMDB pedindo apoio. Estamos, em várias cidades, no segundo turno e, em outras, não estamos. Em Porto Velho tivemos oportunidade de ficar no segundo turno.

            Lá nós temos dois candidatos a prefeito: o Deputado Mauro Nazif, do PSB e o Deputado Garçon, do PV. Nessa cidade, o PMDB entendeu, juntamente com o diretório municipal, que tem na presidência o Dr. Abelardo Castro, não apoiar, em Porto Velho, nenhum candidato. Vamos liberar a nossa militância partidária para escolher qualquer um dos dois candidatos para Porto Velho. Eu pessoalmente tenho mais simpatia pelo Deputado Federal Mauro Nazif, mas não tenho nada contra o Deputado Garçon, que também está disputando o segundo turno na nossa cidade.

            De sorte que, quero fazer a comunicação de que, em Porto Velho, o PMDB, através da minha pessoa, do diretório regional e da pessoa do Presidente do Diretório Municipal, Dr. Abelardo Castro, liberou o partido para escolher qualquer dos dois candidatos no segundo turno.

            Agradeço a V. Exª, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2012 - Página 55362