Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Aparteantes
Randolfe Rodrigues.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2012 - Página 22137

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Como Relatora revisora. Sem revisão da oradora.) - Até pelo respeito que tenho pelo Senador Randolfe. E suas palavras, Senador Randolfe, foram fortes.

            Entendo que é necessário, neste momento, um esclarecimento, mesmo que seja uma repetição do que fiz da tribuna, quando li o relatório.

            A Medida Provisória é de desafetação de área. Entretanto ela não apenas desafeta a área, Senador Randolfe Rodrigues; ela também cria novas áreas de proteção ambiental. São desafetados, Presidente Sarney, em torno de 160 mil hectares em sete unidades de conservação: parques nacionais, APAs, enfim, são sete unidades de conservação e florestas nacionais. Portanto, são desafetados 160 mil hectares. Entretanto, são criadas novas áreas, são ampliadas essas áreas de conservação em 180 mil hectares, o que significa dizer que há um saldo positivo, há um crescimento em mais de 20 mil hectares, quase 21 mil hectares em áreas de conservação, Senador Randolfe Rodrigues.

            Algumas áreas estão tendo que ser desafetadas e outras estão sendo criadas. O saldo positivo, repito, é que estamos ampliando a área de conservação em mais de 20 mil hectares. E concordo com V. Exª, não poderíamos, nas vésperas da Rio+20, aprovar medidas diminuindo áreas de conservação na Amazônia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2012 - Página 22137