Discurso durante a 195ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações acerca do apoio do Governo Federal à instalação da primeira montadora da BMW no País, no Estado de Santa Catarina.

Autor
Luiz Henrique (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Luiz Henrique da Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Considerações acerca do apoio do Governo Federal à instalação da primeira montadora da BMW no País, no Estado de Santa Catarina.
Publicação
Publicação no DSF de 23/10/2012 - Página 55863
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, GOVERNO FEDERAL, APOIO, INSTALAÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOTIVA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), AUTOMOVEL, MARCA, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA.

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco/PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srª Senadora Ana Amélia, Srªs e Srs. Senadores, hoje é um dia histórico para o Brasil: às 15h, no Palácio do Planalto, Sua Excelência, a Presidenta Dilma Rousseff, preside um ato da maior relevância. Por ele, o Governo Federal deve sinalizar à montadora de veículos BMW o apoio do Governo Federal, dentro do programa de desenvolvimento automotivo, mediante recursos que viabilizarão, providências que viabilizarão, benefícios que viabilizarão a instalação da primeira montadora de automóveis de luxo no Brasil.

            A BMW deverá fazer um investimento, provavelmente no Município de Araquari, em Santa Catarina, da ordem de R$1 bilhão, que terá como consequência a contratação de 1.500 empregados diretamente para a produção de três modelos de automóveis: o Série 1 Hatch, o Série 3 Sedan e o X1 Crossover.

            Hoje pela manhã, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estiveram no meu gabinete o empresário inglês Ian Robertson, Vice-Presidente mundial da BMW, acompanhado do Presidente nacional da BMW, Jörg Henning Dornbusch. E, juntamente com o Governador Raimundo Colombo, acompanhado de seus Secretários - da Fazenda, Nelson Serpa, do Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Bornhausen, e das Relações Internacionais, Alexandre Fernandes -, com o testemunho do Presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Professor Glauco José Côrte, discutiram os detalhes finais para a realização desse empreendimento.

            Quero ressaltar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que esse episódio começou há cerca de cinco anos, quando, por intermédio do empresário catarinense Pedro David Schmitt, conheci, em Karlsdorf, o então Prefeito Egon Klefenz. Posteriormente, nomeamos o cidadão alemão Egon Klefenz como representante do Estado de Santa Catarina naquele país, e disso resultaram dezenas de contatos para a vinda de empresas, como a SEW alemã, que está instalada no Município de Joinville e tantas outras.

            O representante de Santa Catarina, Egon Klefenz, acaba de receber uma condecoração, a maior de nosso Estado, a medalha Anita Garibaldi, exatamente pelos trabalhos que vem prestando naquele país. Ele foi responsável por muitos contatos com os executivos da BMW.

            Mas é preciso destacar também, Sr. Presidente; Srªs e Srs. Senadores, que esse empreendimento da BMW vai desencadear o desenvolvimento de um polo logístico automotivo em Santa Catarina, que já conta com a fábrica de motores da General Motors, que iniciará a produção já no próximo mês de novembro e que terá prosseguimento, não tenho dúvida, com a vinda de empresas alemães fornecedoras da BMW. Além disso, muito próximo do local onde deve se instalar essa empresa, o Governo do Estado desenvolveu um projeto de complexo logístico intermodal que terá como ponta um aeroporto internacional para passageiros e cargas, com pista de rolamento de 4.500m no local mais privilegiado para pousos e decolagens, livre de restrições atmosféricas.

            Santa Catarina vive um momento muito importante. Eu quero cumprimentar o Governador Raimundo Colombo pelo dinamismo que empreende à economia catarinense, responsável que é pela vinda de muitas empresas, dando continuidade a um processo que inauguramos há cerca de nove anos e que já resultou na vinda de duas das maiores produtoras de embarcações de luxo para esporte, para recreio: a americana Brunswick e a italiana, Azimut Benetti, como a vinda da grande empresa fumageira, Universal Leaf Tabacos, como a vinda da Siemens, da Pirelli, por sua subsidiária, da ThomasNet, das coreanas Yudo e Hyosung e tantas outras empresas estrangeiras que se instalaram no distrito industrial chamado Perini Business Park.

            A vinda da BMW, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é por demais alvissareira. Quero exaltar o trabalho dos Ministros da Fazenda e da Indústria e Comércio, Guido Mantega e Pimentel, respectivamente, por terem viabilizado as condições para que o Brasil possa receber uma empresa do nível da BMW, que é talvez uma das maiores e melhores grifes automobilísticas do mundo. De parabéns, pois, o Brasil! Repito, ao concluir: hoje é um dia histórico para o nosso País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/10/2012 - Página 55863