Discurso durante a 156ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do Dia do Corretor de Imóveis.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do Dia do Corretor de Imóveis.
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2012 - Página 44359
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, SENADOR, AUTORIDADE, PRESENÇA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, CORRETOR DE IMOVEIS, COMENTARIO, ATUAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, PARTICIPAÇÃO, MULHER, PROFISSÃO.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senador Gim Argello, que preside esta sessão. Quero cumprimentar V. Exª e dizer da minha alegria de estar aqui. Inicialmente, eu achava até que não poderia estar presente nesta sessão, porque havia uma diligência aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, mas a data foi alterada, o que permitiu a minha presença aqui.

            Serei muito breve, mas não poderia deixar de vir aqui para celebrar os 50 anos de regulamentação dessa profissão. Talvez seja uma das profissões regulamentadas mais antigas, graças ao trabalho dos corretores de imóveis, dos dirigentes das entidades daquela ocasião e, como disse muito bem o Presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, uma participação importante do Deputado Ulysses Guimarães, um parlamentar que é referência para todos nós.

            Quero cumprimentar o Sr. João Teodoro da Silva, Presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis; cumprimentar o nosso sempre Senador Adelmir Santana, Presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal; cumprimentar o amigo Prefeito de Cristalina, Luiz Carlos Attiê, que é um corretor autêntico e um grande representante do segmento. Estava dizendo para ele hoje, por coincidência, pela manhã, ouvindo o rádio peguei o programa eleitoral de Cristalina onde ele fazia uma saudação a todos os corretores de imóveis da cidade e do Brasil. Parabéns Luiz Carlos Attiê.

            Quero cumprimentar também o Sr. Hermes Rodrigues de Alcântara Filho, Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 8a Região 
Creci/DF; o Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Distrito Federal, Sr. Geraldo Francisco do Nascimento; o Sr. Joaquim Antônio Mendonça Ribeiro, Presidente em exercício da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis; o Vice-Presidente do Sindicato de Habitação do Distrito Federal, Sr. Ovídio Maia Filho, representando o Presidente Senhor Carlos Hiram Bentes David; cumprimentar as demais autoridades aqui presentes, Deputado Estadual Paranhos, o Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Ceará Sr. José Maria Cavalcante Lima; Sr. Admar Pucci Júnior, Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 6ª Região do Paraná; Diretor-Gerente da Imobiliária Raízes, Sr. Jorge Figueiredo Freitas; Diretor da Ananikian Negócios Imobiliários, Sr. Wilder; demais representantes da categoria, senhoras e senhores corretores de imóveis, como disse, serei muito breve mas apenas para, em primeiro lugar, cumprimentar o Senador Gim Argello pela iniciativa absolutamente justa e correta. S. Exª mais do que ninguém sabe da importância do corretor de imóvel, porque começou a sua vida profissional como corretor de imóvel e da importância de estar celebrando isso no momento em que acontece esse congresso nacional, o que permite uma participação ampla, bastante expressiva e representativa dos corretores de imóveis de todo o Brasil, que apresentam no local adequado as reivindicações do segmento no sentido de adaptação, atualização da lei, porque realmente nós temos uma realidade, 50 anos depois, completamente diferente do que era quando foi promulgada a lei. Mas, já naquele momento, a própria promulgação da lei demonstra a sensibilidade e um compromisso do Poder Legislativo em relação à regulamentação dessa profissão.

            O fato é que o sonho de todo brasileiro, o sonho de qualquer cidadão em qualquer lugar do mundo é o sonho da casa própria. Talvez esta seja uma das questões mais importantes, talvez a mais importante, na vida das pessoas, que é ter um local adequado para morar. Isto é um sonho alimentado por todos os brasileiros.

            Graças a Deus e graças às políticas que vêm sendo desenvolvidas no País nos últimos anos, especialmente no governo do Presidente Lula e agora no Governo da Presidenta Dilma, nós tivemos um contingente muito grande de brasileiros que saíram de uma situação de pobreza e ingressaram na classe média. Milhões de brasileiros tiveram essa oportunidade graças a diversas políticas - falei desta tribuna hoje sobre isso. Políticas como o aumento do salário mínimo, os programas sociais, que permitiram elevar os seus padrões de consumo e se aproximar ou conquistar o sonho da casa própria.

            No momento de realizar esse sonho - momento da maior importância para a vida de todas as pessoas - é muito importante poder realizar esse sonho com segurança, poder fazer com que esse sonho não se transforme numa frustração. Para isso é fundamental que a intermediação seja feita por uma pessoa correta, por uma pessoa que lhe dê tranquilidade e lhe dê segurança jurídica para que ele possa realizar esse seu sonho.

            Então, esse trabalho da regulamentação da profissão e da qualificação que vem sendo realizada em relação aos profissionais que trabalham no mercado imobiliário, é da maior importância para garantir essa segurança, a fim de que todos os brasileiros possam realizar o seu sonho. Portanto, quero cumprimentar a todos os corretores e corretoras de imóveis.

            E é outra alegria perceber o mercado de trabalho cada vez mais ocupado por mulheres. Por coincidência, ainda hoje também falando de um outro tema de um projeto que está sendo desenvolvido pela Sudeco - Mulheres na Construção, em que as mulheres estão sendo preparadas para trabalhar especialmente em azulejaria e pintura -, eu registrava a importância da incorporação ou da ampliação da presença da mulher no mercado de trabalho, levando em conta que, toda vez que se investe na mulher, a capacidade de inclusão social e de distribuição de renda é maior, é mais efetiva, porque as mulheres, mais do que os homens, investem nas casas, investem nas famílias, investem nos filhos, e isso acaba contribuindo para melhorar nossa sociedade.

            E, como disse muito bem aqui o Presidente, há uma característica que é mais generosa nas mulheres do que nos homens, que é o capricho, o cuidado. Isso é extremamente importante também nessa profissão.

            Portanto, quero cumprimentar, parabenizar todos vocês, desejar-lhes um ótimo congresso e dizer da nossa alegria de ver este plenário e esta galeria lotada por pessoas de todo o Brasil. Deixo aqui o meu compromisso, como Senador eleito pelo Distrito Federal, de estar inteiramente à disposição para contribuir na atualização e no aperfeiçoamento dessa legislação, discutindo ponto a ponto com vocês e colocando o meu gabinete inteiramente à disposição.

            Um grande abraço a todos vocês e muito sucesso! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2012 - Página 44359