Discurso durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do desempenho do PT nas eleições municipais de 2012.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Registro do desempenho do PT nas eleições municipais de 2012.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2012 - Página 57708
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • ELOGIO, RESULTADO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, MOTIVO, CRESCIMENTO, ATUAÇÃO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Srªs e Srs. Senadores, a partir de 1º de janeiro de 2013, 636 cidades e capitais brasileiras passarão a ser administradas por companheiros e companheiras de meu partido, o PT.

            Estes futuros prefeitos e prefeitas foram escolhidos no primeiro e no segundo turnos das eleições municipais de 2012. E é sobre a vitória do PT, que eu venho falar aqui.

            Nas eleições deste ano, o PT aumentou em 14% o número de prefeituras conquistadas no país, revelando, assim, que, à revelia do que desejam as forças adversárias, nosso partido manteve seu índice de crescimento junto ao eleitorado brasileiro.

            Levantamento feito pela Secretaria Nacional de Organização do partido revela que entre os grandes partidos apenas o PT e o PSB melhoraram seu desempenho de 2008 para cá.

            Naquele ano, o PT conquistou 558 prefeituras. Nas eleições encerradas domingo, meu partido ganhou mais 77 prefeituras para administrar.

            Nestas eleições, Minas Gerais foi o Estado onde o PT fez o maior número de prefeituras. Foram 114, ao todo. Mas também, aumentamos significativamente, o número de prefeituras no Ceará, Estado do Nordeste, onde fizemos 15 prefeituras, em 2008, e, agora, conquistamos 29, perfazendo um crescimento da ordem de 93%.

            Nosso levantamento também mostra que nestas eleições, o PT passou a figurar como o partido político que recebeu a maior votação para prefeito.

            Entre as 29 agremiações políticas que concorreram às eleições municipais deste ano, o PT recebeu 17.264.643 votos. São 16,77% dos 102.938.182 de votos válidos e computados em todo o território nacional, entre o primeiro e o segundo turnos.

            Além desse crescimento, o PT recebeu também a maior votação de legenda desta eleição municipal. Foram 10.977.369 votos na legenda, o equivalente a 10,38% dos 105.764.730 votos válidos.

            No universo que compreende as cidades e capitais com mais de 150 mil eleitores, vencemos a eleição em 21 cidades. Nestas 21 cidades, que o PT passará a governar, estão hoje 16,1 milhões de eleitores, 28% do total de eleitores nesta faixa.

            O PT manteve sua força nos grandes centros e aumentou sua capilaridade, elegendo mais prefeitos e prefeitas nos pequenos e médios municípios.

            São 298 onde tem até 10 mil eleitores; 264 onde tem entre 10 mil e 50 mil eleitores; 52 onde tem entre 50 mil e 100 mil eleitores e 21 em cidades e capitais cujo eleitorado supera os 150 mil votantes.

            Dois municípios de meu Estado compõem a lista das 264 cidades conquistadas pelo PT na faixa daquelas onde há de 10 mil a 50 mil eleitores.

            Uma destas cidades foi Alto Alegre, onde nosso candidato, o companheiro José de Arimateia da Silva Viana, ganhou com 73,89% dos votos válidos. A outra foi em Uiramutã, onde elegemos o companheiro Eliésio Cavalcante de Lima, com 52% dos votos.

            É a quarta vez que o PT ganha neste município que, aliás, será administrado por dois índios, Eliésio e Ernestina.

            São Paulo, João Pessoa, Goiânia e Rio Branco são as capitais que foram conquistadas pelo PT e que compõem os 21 municípios cujo eleitorado supera os 150 mil votantes.

            Em São Paulo, foi eleito Fernando Haddad, com 55,57% dos votos. Em João pessoa, 68,13%c dos eleitores elegeram Luciano Cartaxo. Em Rio Branco, Marcus Alexandre obteve os votos de 50,77% do eleitorado e em Goiânia, Paulo Garcia conquistou, logo no primeiro turno, 57,68% dos votos válidos.

            Senhoras e senhores, registro, com orgulho, nossa vitória do PT na maior cidade da América Latina, São Paulo, onde, democraticamente o eleitorado escolheu, no último domingo, o ex-ministro da Educação nos governos do ex-presidente da República, Lula e da presidenta Dilma Rousseff, Fernando Haddad.

            Quando ministro, Haddad foi responsável por importantes inovações na educação do Brasil, como o Enem, o ProUni e o Sisu, que mudaram a vida de milhões de jovens estudantes. Em nome de Fernando Haddad, parabenizo todos os demais eleitos do meu partido, no pleito que se encerrou domingo.

            Portanto, nós todos do PT, estamos felizes e agradecemos ao eleitorado petista, pelas vitórias que obtivemos, tanto no primeiro como no segundo turno das eleições municipais 2012.

            Era esse o meu registro de hoje.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2012 - Página 57708