Pela ordem durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pedido de esclarecimentos sobre o discurso proferido na sessão de ontem pelo Senador Mário Couto.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Pedido de esclarecimentos sobre o discurso proferido na sessão de ontem pelo Senador Mário Couto.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2012 - Página 57963
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • PEDIDO, ESCLARECIMENTOS, DISCURSO, AUTORIA, MARIO COUTO, SENADOR, ESTADO DO PARA (PA), REFERENCIA, ACUSAÇÃO, CONGRESSISTA, CORRUPÇÃO.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Cara Presidente Vanessa Grazziotin, esta manifestação curta é o seguinte: no meu Estado, há um ditado que diz que quem cala consente. E, por isso, eu não posso ficar calada.

            Ontem, o Senador Mário Couto jogou sobre todos os Parlamentares uma suspeita. E eu penso que a imunidade parlamentar pressupõe responsabilidade. Nós já sofremos muito nesta Casa. Sangramos este ano, com a cassação de mandato de um colega, e eu penso que enxovalhar generalizadamente a Casa e a instituição não é um bom serviço. Não creio que tenha a cobertura do Partido do Senador Mário Couto, que eu respeito muito profundamente, pela liberdade que tem, pelo mandato que ele representa, do Pará, e eu não posso calar porque eu estou aqui falando pelos meus eleitores. Eu não posso calar porque, como se diz, quem cala consente.

            Então, eu queria fazer esta manifestação. Não falo em nome do meu Partido, mas falo em nome do meu mandato. E também penso que o Senador Pedro Simon não é ladrão, o Senado Paulo Paim não é ladrão e eu não sou também ladra. 

            Então, eu gostaria muito de que o Senador Mário Couto dissesse quem é o ladrão, quem é o parlamentar que comete ou quem ele está denunciando e não genericamente, anonimamente, levantando a suspeita sobre todos os Senadores desta Casa.

            Muito obrigada, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2012 - Página 57963