Discurso durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre as eleições municipais ocorridas no Estado do Pará.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Considerações sobre as eleições municipais ocorridas no Estado do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2012 - Página 57979
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, POPULAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA), RESULTADO, PROCESSO ELEITORAL, REGIÃO, RETOMADA, VITORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), GESTÃO, GOVERNO ESTADUAL, PREFEITURA MUNICIPAL.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente Senador Luiz Henrique, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, venho à tribuna hoje para, em primeiro lugar, agradecer a Deus e agradecer ao povo do meu querido Estado do Pará pelo resultado do processo eleitoral que foi concluído agora, no último domingo, dia 28 de outubro.

            Venho aqui fazer, como disse, primeiro esse agradecimento. Agradecimento pela confiança que os eleitores de todo o Estado do Pará depositaram nos candidatos apontados pelo Governador Simão Jatene, pelo Senador Flexa Ribeiro, por todas as lideranças dos partidos que dão sustentação ao Governo do PSDB no Estado do Pará.

             Não poderia ser diferente, porque o Estado do Pará vem, Senador Mozarildo Cavalcanti, como disse aqui, na Legislatura passada, de um desgoverno de sofrimento do Partido dos Trabalhadores, de 2006 até 2010, em que tudo aquilo que foi construído, em 12 anos de governos do PSDB, foi desconstruído em 4 anos do governo do PT. E o resultado da eleição de 2010...

            O SR. PRESIDENTE (Luiz Henrique. Bloco/PMDB - SC) - Sr. Senador.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA) - Pois não.

            O SR. PRESIDENTE (Luiz Henrique. Bloco/PMDB - SC) - Apenas para fazer uma comunicação.

            Estão assistindo a esta sessão os alunos do ensino fundamental do Colégio Delta de Goiânia. (Palmas.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA) - Agradeço, Presidente, Senador Luiz Henrique. Quero aqui também fazer a minha saudação aos alunos do Colégio Delta de Goiânia, que são os brasileiros jovens de amanhã. Tenho certeza de que alguns de vocês poderão estar aqui nos substituindo, no futuro, como Senadores da República.

            E, como dizia, na eleição de 2010, o povo do Pará, na sua sabedoria, trouxe de volta ao Governo do Estado, o ex-Governador que tinha governado o Pará de 2003 a 2006, para retomar as rédeas do Estado, a partir de 1º de janeiro de 2011, o Governador Simão Jatene. E também nos reconduziu a mais um mandato, Senador Luiz Henrique, para representar, com muita honra, o Estado do Pará, no Senado Federal, o Senador Flexa Ribeiro.

            Continuamos a trabalhar, o Governador Simão Jatene passou 2011 para retomar, recolocar o Estado do Pará no caminho do desenvolvimento, equilibrar as finanças do Estado - recebeu do Governo passado um Estado que, ao final de 2010, tinha um déficit orçamentário da ordem de R$480 milhões e, já em 2011, com os ajustes feitos, houve um superávit, no balanço de 2011, de mais de R$700 milhões.

            Então, a partir de 2012, o Estado já tem capacidade de retomar financiamentos e de voltar a melhorar a qualidade de vida dos paraenses. Ou seja, voltar o caminho do desenvolvimento econômico e social que foi interrompido a partir de 2007.

            E o resultado que se viu agora, no pleito municipal de 2012, é exatamente o reconhecimento dos paraenses ao modelo de gestão do PSDB que foi retomado, a partir, como eu disse, de primeiro de janeiro de 2011.

            A confiança do eleitor paraense deu a base de sustentação do governador Simão Jatene, 74% das prefeituras do Estado do Pará. Das 144 prefeituras, três quartos têm prefeitos que pertencem à base de sustentação do governo Simão Jatene.

            Mas, se não bastasse isso, 25%... Senador Luiz Henrique, V. Exª que já governou competência o Estado de Santa Catarina sabe que isso representa. Como se não bastasse 74% dos Municípios terem prefeitos da base aliada do Governador Simão Jatene, 25% desses Municípios são do PSDB, e não só 25% são do PSDB, mas são os Municípios polos, os Municípios que têm representatividade regional, começando pela capital. Parabenizo o Deputado Federal Zenaldo Coutinho eleito com 57% dos votos dos belenenses no último domingo, dia 28, prefeito de Belém, do PSDB. Deputado Zenaldo Coutinho, Deputado Federal no quarto mandato, Deputado Estadual por dois mandatos, vereador de Belém por dois mandatos. Quer dizer, tem uma vida inteira dedicada e está preparado para ser, com certeza absoluta, um grande prefeito, junto com o Governador Simão Jatene, trabalhar para que Belém volte a ser o que já foi lá no passado, porque Belém, lamentavelmente, está há 16 anos sem prefeito. Então, vai ter agora a oportunidade de voltar a ser a metrópole da Amazônia.

            Mas não basta isso. Fizemos também o Município de Ananindeua, que faz parte da Grande Belém, da Região Metropolitana de Belém, com o Deputado Estadual Presidente da Assembleia Legislativa, Manoel Pioneiro, do PSDB.

            Então, como eu disse, não basta o povo do Pará ter dado à base aliada do Governador Simão Jatene 74% dos Municípios, dando a gestores do PSDB 25% dos Municípios.

            E esses Municípios importantes, como eu disse: Zenaldo Coutinho, na Prefeitura de Belém; Manoel Pioneiro, em Ananindeua. Em Santarém, que é a cidade polo do Oeste do Pará, temos lá o nosso Deputado Estadual do PSDB Alexandre Ivon, eleito Prefeito. Em Abaetetuba, houve a reeleição da Prefeita Francinete Carvalho. Quanto a Paragominas, eu tenho dito aqui da tribuna do Senado Federal, é um Município modelo para o Brasil. É o quinto mandato do PSDB. Há 20 anos, Paragominas era conhecida como “paragobala”. E, Senador João Ribeiro, estava na operação Arco de Fogo. Hoje, Paragominas é um Município modelo. E vai para o quinto mandato com um prefeito do PSDB, o nosso amigo Paulinho. Em Parauapebas, aqui, junto a Marabá, temos o Prefeito Valmir. Trata-se de uma cidade que tem uma economia voltada à mineração. É, fora de Belém, o segundo Município com maior receita no Estado do Pará. Itaituba, também no Oeste do Pará, com a Prefeita Eliene.

            Ou seja, nós temos muito o que agradecer, agradecer e parabenizar todos os nossos companheiros que tiveram o reconhecimento dos eleitores paraenses, que o conduziram para comandar o destino de todos esses Municípios.

            Mas a eleição terminou. Os palanques estão desfeitos. E aqui começa, agora, a responsabilidade de cada um deles de montarem a sua equipe de governo e começarem a trabalhar para darem a seus munícipes um governo, a partir de primeiro de janeiro de 2013, voltado a melhorar a qualidade de vida de toda a população desses Municípios que foram conquistados, agora, pela vontade da população do Estado do Pará.

            E eles terão o apoio do Governador Simão Jatene; terão o apoio do Senador Flexa Ribeiro e de toda a bancada do Estado do Pará no Congresso Nacional. Nós estamos aqui para ajudar os nossos prefeitos.

            Vamos, Senador Moka, aprovar os projetos que deem condições aos prefeitos não só do Pará, mas do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Tocantins, de todos os Estados da Federação brasileira que estão sem condições de administrar os seus municípios. Por quê? Porque os Fundos de Participação dos Municípios caíram. A União transfere obrigações e não passa receita, não passa orçamento. E os prefeitos ficam sem condições. E nós, no Congresso Nacional, não votamos os projetos que aqui estão para serem votados.

            A questão dos royalties hoje deve estar sendo votada. Deus queira que assim o façam os senhores Deputados, que votem o projeto que já votamos aqui que define a distribuição dos royalties do petróleo. Nós votamos, era para ter sido votado até o final de 2012 e parece-me que hoje está na pauta da Câmara Federal. Mas nós temos obrigações importantes, uma delas é a revisão das tarifas do FPE e FPM que terão que ser revistas até o final de 2012.

            Ao concluir, Presidente Moka, quero fazer uma referência porque fica difícil para o eleitor entender: é a conduta, o comportamento do Partido dos Trabalhadores. Não dá para entender, Senador Moka. O Partido dos Trabalhadores perdeu o rumo. Perdeu o rumo. Senador Jayme campos, não sei como foi lá no Mato Grosso, mas no Pará perdeu o rumo. Por incrível que pareça, eles tentaram juntar o azeite com a água. E todos nós sabemos que isso é impossível de ser feito. Para surpresa nossa... Talvez isso seja o pavor, Senador Humberto Costa, que o PT tem do PSDB. Aí, o PT lá, no segundo turno, resolveu ser unir com o PSOL. Parece que não conhecem aqui os discursos do Senador Randolfe, esqueceram o discurso da Senadora Marinor, que aqui ficou o ano de 2011.

            E aí a Senadora Marinor aparece junto com a Presidenta Dilma, com o ex-Presidente Lula, com os Ministros, nosso companheiro aqui, Ministro Aloysio Mercadante; a Ministra Marta Suplicy, o Ministro Padilha, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Foi preciso juntar, Senador Luiz Henrique, a Presidenta Dilma, o ex-Presidente Lula, quatro Ministros, enfim, baixaram todos em Belém para fazer campanha contra o PSDB.

            E o que deu? Nada. Nada. A população do Pará, a população de Belém, os eleitores já estão vacinados contra o PT.

            Mas o interessante, Senador Humberto Costa, é que o PT tinha um candidato no primeiro turno. Era o Deputado Estadual Alfredo Costa. Não sei nem se é seu parente. É seu parente? V. Exª deveria ter ido lá fazer campanha para ele. Sabe quem apareceu para fazer campanha para o Deputado Alfredo Costa a Prefeito de Belém? Ninguém. Não foi o Lula, não foi a Presidenta Dilma, não foi Ministro nenhum. E sabe quantos por cento teve o Deputado para Prefeito de Belém? Três por cento! Ficou em último lugar.

            Mas, quando chega o segundo turno, vão todos se unir com o PSOL, que é adversário do PT. Não dá para entender, Senador João Ribeiro, Senador Jayme Campos, Senador Waldemir Moka, não dá para entender o PT. Não dá. Palavra de honra.

            Acho que o PT é o partido da metamorfose ambulante. Ele muda de acordo com as conveniências. Quando há alguma conveniência, ele muda. Parece nuvem. A gente olha para cima está de um jeito; desvia o olhar e olha de novo, está mudado. Não dá!

            Já estou concluindo, Senador Waldemir Moka. V. Exª vai estar conosco nas eleições de 2014. Passamos agora pelas eleições municipais e vamos entrar nas eleições gerais. Vamos eleger o Presidente da República, e o nosso candidato, todos sabem, é o Senador Aécio Neves. E aqui já temos o apoio do Senador Waldemir Moka com certeza absoluta, não é? V. Exª já declarou. Vamos eleger os nossos governadores e reeleger os nossos senadores.

            Então, ao encerrar, quero agradecer novamente a Deus, em primeiro lugar, e agradecer ao povo generoso do Estado do Pará que nos deu nessas eleições municipais essa grande vitória. A vitória não é nossa, a vitória é do povo paraense.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2012 - Página 57979