Pela ordem durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2012 - Página 58000

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero, primeiro, homenagear o General Lúcio Mário de Barros Góes, que, com tanta qualidade, respondeu às questões, hoje, na Comissão de Constituição e Justiça; honra as Forças Armadas e o Exército Brasileiro. Quero também me solidarizar com a população de Manaus, tendo em conta as palavras do Líder Eduardo Braga.

            Encaminhei à Mesa, juntamente com os Senadores por São Paulo, Aloysio Nunes e também Antonio Carlos Rodrigues, um requerimento de congratulações ao Estado de São Paulo pela trajetória brilhante desenvolvida pelo Jornal da Tarde, um marco na história do jornalismo brasileiro, considerada revolucionária à época da sua criação, em 4 de janeiro de 1966.

            Se me permite brevemente justificar, Sr. Presidente, hoje, 31 de outubro de 2012, circulou a última edição do Jornal da Tarde, 46 anos após a sua criação.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Peço ao Plenário um pouco de silêncio, a fim de que possamos ouvir o orador que se encontra na tribuna.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - A meta do Grupo Estado, ao fechar o Jornal da Tarde, leva em conta o objetivo de investir na marca Estadão como estratégia multiplataforma integrada. É mais uma medida revolucionária do Grupo Estado, integrando os diversos tipos de mídia, para levar maior volume de conteúdo a mais leitores, sem barreiras de distâncias e custos de distribuição, como o justificado em nota publicada no site de O Estado de S. Paulo. A nota, assinada por Francisco Mesquita Neto, diz ainda que o JT deixará de existir, mas suas principais contribuições permanecem no seu irmão mais velho, o Estadão.

            Ao falar do fechamento do Jornal da Tarde, não posso deixar de mencionar o jornalista Mino Carta, um dos idealizadores do Jornal. Ele e Murilo Felisberto foram incumbidos pela família Mesquita, nos anos 60, de criar um novo modelo de jornal, mais ousado, diferente do tradicional e inspirado nas mudanças culturais e de comportamento daquela década.

            É com orgulho que Mino Carta recorda os anos dourados do Jornal: “Tivemos várias edições que, como se diz agora, bombaram”, destacando a cassação de Ademar de Barros, em 1966; a Guerra dos Seis Dias, no Oriente Médio, em 1967; a morte de Che Guevara e tantas outras, que conferiram vários prémios à publicação.

            Em O Estado de S. Paulo de hoje o editorial denominado "O JT sai de cena", a trajetória do Jornal da Tarde é reverenciada como:

o mais importante insumo da revolução estética, de comunicação e jornalística [...]. Foi o tempo de processamento, luxo, que pouquíssimos jornalistas da presente geração alguma vez puderam desfrutar no exercício da profissão.

            O mesmo editorial reforça as mudanças que se fazem necessárias nessa nova etapa que o jornalismo e a imprensa vivem no início do século XXI. "Enquanto reformava o passado, o JT pôs também um pé no futuro ao reinterpretar a essência do jornalismo”...

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP. Fazendo soar a campainha.) - Peço às pessoas presentes no plenário que se mantenham em silêncio, a fim de que possamos ouvir os senhores oradores.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - E assim concluo, Sr. Presidente, e peço que... “... ao reinterpretar a essência do jornalismo, que é a função de captar os pleitos difusos da sociedade, interpretá-los, dar-lhes forma legível".

            Apresento meus cumprimentos ao Grupo Estado pela profícua e combativa trajetória do Jornal da Tarde, ao Sr. Ruy Mesquita, que, infelizmente, deixa hoje de circular, não para simplesmente morrer, mas para continuar vivo, com o mesmo espírito e essência que marcaram esse capítulo, nos novos projetos que estão por vir no Grupo Estado.

            Assinamos Antonio Carlos Rodrigues, Aloysio Nunes Ferreira, além de mim próprio, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2012 - Página 58000