Pela Liderança durante a 202ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Preocupação com a queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Preocupação com a queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 02/11/2012 - Página 58329
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • COMENTARIO, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO FINANCEIRA, MUNICIPIOS, MOTIVO, REDUÇÃO, ARRECADAÇÃO, RECURSOS, COMPOSIÇÃO, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS (FPM), REGISTRO, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, EMENDA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), AUTORIA, ORADOR, OBJETIVO, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA, MUNICIPIO, RELAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei rápido.

            Quero apenas fazer o registro de que, há alguns dias, usei o plenário do Senado para registrar a dificuldade extrema que estão vivendo os Municípios brasileiros por conta da queda da arrecadação do FPM.

            Portanto, com essa queda de arrecadação, a capacidade de pagamento das prefeituras caiu, muitas prefeituras estão endividadas, muitas prefeituras estão com os salários atrasados e, mais do que isso, muitas prefeituras que haviam pactuado acordos com o INSS estão vivendo uma situação de extrema dificuldade: ou não estão honrando os acordos, ou estão tendo retidos os recursos do FPM pelo INSS e pela Receita Federal antes da transferência do FPM.

            Portanto, o que está sobrando para essas prefeituras não está dando condição de as prefeituras pagarem as suas obrigações e pagarem seu pessoal.

            Para se ter uma ideia, o Município de Alto Alegre, no meu Estado de Roraima, há seis meses não consegue receber o FPM e está sem pagar seu pessoal, colocando a situação da população e dos servidores públicos municipais em extrema dificuldade.

            O Município de Boa Vista, também com débito alto no INSS, com a queda de arrecadação no FPM, também está hoje pagando algo em torno de 13% da sua receita de FPM somente com parcelamentos antigos do INSS, o que não pode ocorrer, porque desequilibra qualquer questão orçamentária e financeira.

            Então, por conta disso, eu apresentei um projeto aqui no Senado e apresentei também, com o mesmo teor, uma emenda à Medida Provisória nº 585, que está tramitando no Congresso, no sentido de reabrir uma repactuação dos Municípios com o INSS. Repactuação que ensejaria pegarem-se todas as negociações feitas, mais as dívidas, enfim, todo o arcabouço de relação com o INSS, e repactuarem-se num único contrato, diminuindo juros, diminuindo multa, levando em conta já as vantagens que foram dadas em outros parcelamentos, sendo mantidas essas vantagens, e nós dividiríamos isso em 240 meses, exatamente para dar mais fôlego aos Municípios. Os pactos que estão sendo feitos agora com o INSS são de até 60 meses, o que sobrecarrega muito a capacidade de pagamento dos Municípios.

            Então, eu queria registrar esse meu Projeto de Lei e queria registrar essa Emenda à Medida Provisória nº 585, no sentido, exatamente, de buscar um caminho para que os atuais prefeitos que estão deixando o seu mandato possam repactuar, para não saírem inadimplentes, não saírem deixando a prefeitura numa situação de dificuldade, e os novos prefeitos que estão assumindo os mandatos em 1º de janeiro possam receber as prefeituras em condição de adimplência, de regularidade fiscal, para que possam se habilitar a convênios, a transferências federais, a transferências estaduais, ou seja, para que a condição do Município possa estar plenamente organizada, no sentido de beneficiar a população que mora nesses Municípios.

            Fica aqui o meu registro, Sr. Presidente, pedindo a transcrição do meu Projeto de Lei e de uma Emenda à Medida Provisória nº 585, que determina reparcelamento, repactuação de todas as dívidas do INSS com os Municípios brasileiros.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matérias referidas:

- Projeto de Lei do Senado nº , de 2012, que altera os arts. 96 e 102 da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005...

- Emenda nº - CM (Aditiva) à Medida Provisória nº 585, de 2012


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/11/2012 - Página 58329