Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações à senadora Marta Suplicy pela posse no cargo de Ministra da Cultura.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Congratulações à senadora Marta Suplicy pela posse no cargo de Ministra da Cultura.
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2012 - Página 47592
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, MARTA SUPLICY, SENADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REFERENCIA, POSSE, CARGO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CULTURA (MINC).

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA) - Senadora Marta Suplicy, não posso deixar de cumprimentá-la e parabenizá-la pela função que vai passar a exercer.

            Pude acompanhar seu trabalho como prefeita da nossa maior cidade, uma das maiores do mundo, seu trabalho social naquela administração, e fui sua parceira no Ministério do Turismo, a senhora como Ministra e eu como Presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. Portanto, conheci sua capacidade, sua competência no Poder Executivo, como grande Ministra que foi, e tenho tido a oportunidade de conviver aqui, diariamente, com V. Exª, como Senadora que muito nos orgulha a todas nós mulheres brasileiras.

            Somos parceiras dessa trajetória política e tenho a certeza de que V. Exª vai ser uma grande Ministra da Cultura no Brasil, Ministério que, nesse período de Dilma-Lula, teve dois Ministros baianos, no período de Lula, dois bons Ministros, Gil e Juca. Não tenho queixa da Ministra Anna de Hollanda, que atendeu muito bem o Estado da Bahia e a mim também, e sempre se dispôs, de forma democrática, à presença aqui na Casa.

            Mas tenho a certeza de que a força do voto da representação política de V. Exª será essencial para dar mais importância ainda ao Ministério da Cultura, de que o Brasil precisa. E a sua dimensão, o seu conhecimento, já como Ministra do Turismo, das enormes potencialidades culturais do nosso País, fará com que V. Exª possa derrubar algumas arestas de preconceito que existem, ainda, na área daqueles que fazem cultura com a necessidade de fortalecimento da nossa cadeia do turismo e da nossa indústria de turismo no Brasil.

            V. Exª poderá unir o seu conhecimento de uma e de outra pasta e fazer, sem dúvida nenhuma, uma grande gestão. Eu, apenas, lamento que nós estejamos perdendo mais uma mulher Senadora, mesmo que por algum tempo. Mas, mais uma de nós sai deste plenário, para ser substituída por um homem.

            E lamento também, porque perderemos uma grande parceira das lutas históricas do Movimento Feminista e do Movimento pelos Direitos Humanos, pelo menos por algum tempo. Sentirei muito a sua falta.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2012 - Página 47592