Comunicação inadiável durante a 204ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da entrega, pela Presidente Dilma Rousseff, de medalhas da Ordem do Mérito Cultural a artistas e autoridades nacionais; e outro assunto.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Registro da entrega, pela Presidente Dilma Rousseff, de medalhas da Ordem do Mérito Cultural a artistas e autoridades nacionais; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2012 - Página 58567
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • REGISTRO, CONCESSÃO HONORIFICA, NATUREZA CULTURAL, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, ARTISTA, ELOGIO, ATUAÇÃO, ATOR, CINEMA, SOLICITAÇÃO, ORADOR, REALIZAÇÃO, HOMENAGEM, CANTOR, PLENARIO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a querida Presidenta Dilma Rousseff, hoje, entregou a Ordem do Mérito Cultural, na Classe Grã-Cruz, a Abelardo Germano da Hora, Amâncio Mazzaropi, in memoriam; Dener Pamplona de Abreu, in memoriam; Hebe Camargo, in memoriam; Herivelto de Oliveira Martins, in memoriam; Ifigênia Rosa de Oliveira, in memoriam; Mário Schenberg, in memoriam; Orlando Orfei; Paulo Affonso Miessa (Paulo Goulart); Plínio Marcos De Barros (Plínio Marcos), in memoriam; e Waldomiro Freitas Autran Dourado (Autran Dourado), in memoriam; na Classe Comendador, a Aguinaldo Ferreira da Silva (Aguínaldo Silva); Alceu Paíva Valença (Alceu Valença); Almir Narayamoga Suruí; Carlos Alberto Cerqueira Lemos; Elba Maria Nunes Ramalho (Elba Ramalho); Maria de Fátima (Fafá de Belém) Palha de Figueiredo; Ismail Norberto Xavier; Marieta Severo da Costa; Milton Roberto Monteiro Ribeiro; Raquel Trindade de Souza; Rose Marie Muraro e Sr. Abravanel (Silvio Santos); na Classe Cavaleiro, Anna Luiza Machado da Silva Muylaert; Breno Luís Marçal da Silveira; Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro; Felipe Elias Schaedler; Humberto Piva Campana e Fernando Piva Campana; Isay Weinfeld; Martha Mattos de Medeiros; Miguel Takao Chikaoka e Regina Maria Barreto Casé.

            Ainda, na Classe Grã-Cruz, promoveu José Sarney e Jorge Amado (in memoriam) e outras instituições, mas entre elas, hoje, especialmente, foi feita a entrega da Ordem do Mérito Cultural a Luiz Gonzaga, o nosso Rei do Baião, quando também foi feita a devida homenagem ao Gonzaguinha, filho de Luiz Gonzaga.

            Em especial, todos nós pudemos lembrar o Rei do Baião, hoje, através daqueles que, como Elba Ramalho, Chambinho do Acordeon e Daniel Gonzaguinha, cantaram, ali no Palácio do Planalto, Asa Branca e outras músicas de Luiz Gonzaga.

            Sr. Presidente, como aqui está presente o Chambinho do Acordeon, acompanhado de sua esposa, Daniela, gostaria de recomendar muito a V. Exª e a todos os brasileiros que, só em uma semana, mais de meio milhão de brasileiros e brasileiras foram assistir ao filme Gonzaga, de Pai para Filho, de Breno Silveira e Patrícia Andrade, os mesmos que fizeram 2 Filhos de Francisco, com tanto sucesso.

            Gostaria de ressaltar que Chambinho do Acordeon, Land Vieira e Adélio Lima, que fizeram o papel de Gonzagão, ao longo da sua vida, e também Júlio Andrade, Nanda Costa, Alison Santos, Giancarlo di Tommaso, entre outros, foram artistas notáveis deste filme que mostra a história tão bonita do pai, Luiz Gonzaga, que, por muitos anos, esteve como que separado de seu filho Gonzaguinha, até que, em certo momento da história, sua esposa vai visitar o filho Gonzaguinha, que estava no Rio de Janeiro, e diz que Luiz Gonzaga (pai) não estava assim tão bem e que precisava muito da visita de Gonzaguinha. Eles, então, tiveram um encontro em Exu e, ali, naquele momento, os dois, pai e filho, que estavam por muito tempo separados, resolvem se juntar e fazer uma viagem pelo Brasil, os dois cantando juntos.

            É algo memorável e que nos comove a todos, tão bonito que, neste dia, a Presidenta e a Srª Ministra Marta Suplicy fizeram uma homenagem com a exposição “O Imaginário do Rei. Visões do Universo de Luiz Gonzaga”.

            Acredito, Sr. Presidente, que nada melhor para aqui prestarmos uma bela homenagem a Luiz Gonzaga que convidarmos Chambinho para que possa cantar e tocar aqui, inclusive ao acordeão...

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. Bloco/PTB - RR) - Senador Suplicy, não é possível o que V. Exª está solicitando. Não tem amparo regimental; não é o momento... V. Exª pode solicitar, em outra ocasião uma homenagem especial para isso...

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Permita-me.

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. Bloco/PTB - RR) - V. Exª tinha cinco minutos, já esgotados, para fazer o registro. Não é permitido...

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Pela ordem apenas, Sr. Presidente.

            Inúmeras vezes, no Plenário do Senado, foram feitas homenagens, até com...

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. Bloco/PTB - RR) - Em sessões especiais... Em sessões especiais...

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - (...) o Coral do Senado. Então, que possa haver a admissão de que possamos... Até hoje, no Palácio do Planalto, Chambinho e Elba Ramalho cantaram Asa Branca. Então, que pudesse, pelo menos, Chambinho aqui nos lembrar... Ele não faz questão, Sr. Presidente, mas com uma tolerância especial de V. Exª...

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. Bloco/PTB - RR) - Senador Suplicy, eu sou filho de cearense; portanto, teria o maior prazer de fazer isso, mas aqui nós temos de obedecer o Regimento. Esta é uma sessão ordinária não deliberativa. V. Exª pode requerer uma sessão solene em que o ouviríamos com muito prazer; porém, este não é o momento regimentalmente adequado.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Nós vamos respeitar...

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. Bloco/PTB - RR) - O Regimento.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Sim, o Regimento; mas fica aqui nossa homenagem ao Gonzaga e ao Gonzaguinha.

            Quero cumprimentar a Ministra Marta Suplicy, a Presidenta Dilma e o Ministro Aloysio Mercadante que participaram hoje dessa linda homenagem à vida cultural brasileira.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2012 - Página 58567