Pronunciamento de Jorge Viana em 12/09/2012
Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Cumprimentos ao senador Anibal Diniz por ter tomado posse na 1ª Vice-Presidência do Senado.
- Autor
- Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Cumprimentos ao senador Anibal Diniz por ter tomado posse na 1ª Vice-Presidência do Senado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/09/2012 - Página 47660
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- CONGRATULAÇÕES, SENADOR, ESTADO DO ACRE (AC), POSSE, CARGO, VICE-PRESIDENTE, SENADO.
O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC) - Sr. Presidente, com a delegação do meu colega Senador e meu Líder Walter Pinheiro, eu queria, em primeiro lugar, cumprimentar a querida companheira Marta Suplicy. Já fizemos isso, de certa forma uma simples homenagem, todos nós falamos e a cumprimentamos pela maneira como se portou, dirigindo os trabalhos aqui, auxiliando V. Exª, como Vice-Presidente nesta Casa, e agora pela missão que recebe da Presidenta Dilma de cuidar, como já foi dito aqui pelo meu querido amigo Randolfe, de uma das áreas mais importantes de um governo, que é a cultura. Um dos patrimônios do nosso País é a história do nosso povo, a cultura do nosso povo.
Acho que as políticas institucionais não estão ainda à altura da importância, e V. Exª que é um homem ligado a esse tema sabe, eu tenho muita esperança, todos nós, de que a Senadora Marta vai dar uma contribuição extraordinária, atendendo essa expectativa de todos os brasileiros e brasileiras.
Então, Marta, conte conosco, obrigado pelo companheirismo aqui, parabéns pela sua missão. Certamente, a Presidenta Dilma fez uma ótima escolha te levando para o Governo, para cuidar de uma área tão importante.
Por fim, Sr. Presidente, eu queria também registrar que a nossa Bancada, hoje, reunida, por unanimidade, escolheu o nome do Senador Anibal Diniz para suceder a Senadora Marta, compondo a direção desta Casa como 1º Vice-Presidente. Eu falei ainda há pouco a V. Exª: V. Exª merece ter uma figura como o Senador Anibal, porque eu tenho aqui o meu testemunho. Trabalho com Anibal há muitos anos. Trabalhou comigo ajudando-me, diariamente, quando fui prefeito de Rio Branco, como secretário; depois, oito anos no governo; trabalhou com o Governador Binho por quatro anos, e agora serve ao Brasil e ao Acre como Senador.
Em pouco tempo, essa figura querida, o Senador Anibal, conquistou o respeito do Senado, da nossa bancada e do Brasil. É uma pessoa absolutamente discreta, mas ética, íntegra, e uma pessoa muito competente. E eu estou certo de que V. Exª, com Anibal na Vice-Presidência, vai ter tranqüilidade e as condições necessárias de cumprir bem esse mandato que V. Exª tem como da maior importância, tendo em vista sua trajetória de homem público de décadas conduzindo e ajudando a liderar este País.
Então, estou, Sr. Presidente Sarney, cumprimentando o Senador Anibal e desejando toda sorte nessa missão que orgulha o povo do Acre. Como já disse o Senador Sérgio Petecão, todos nós estamos honrados, o Governador Tião Viana, todo o povo do Acre.
De certa forma, é uma homenagem que o Acre recebe. E digo só, com todo o respeito aos demais, mas este Plenário já teve Senadora como a Senadora Marina Silva, teve Senador como o Senador Tião Viana. E eu, o Senador Anibal e, certamente, o Senador Petecão temos procurado seguir a trilha de pessoas que deixaram seu nome na melhor página desta Casa.
Parabéns, Senador Anibal, estou certo de que faço isso em nome da bancada, mas também em nome do povo do Acre.
Muito obrigado, Sr. Presidente.