Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação à senadora Marta Suplicy, que se licencia para tomar posse no cargo de Ministra da Cultura, e ao senador Aníbal Diniz, eleito 1º Vice-Presidente do Senado.

Autor
Vital do Rêgo (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Vital do Rêgo Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Saudação à senadora Marta Suplicy, que se licencia para tomar posse no cargo de Ministra da Cultura, e ao senador Aníbal Diniz, eleito 1º Vice-Presidente do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2012 - Página 47662
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, SENADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DO ACRE (AC), REFERENCIA, POSSE, CARGO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CULTURA (MINC), VICE-PRESIDENTE, SENADO.

            O SR. VITAL DO RÊGO (Bloco/PMDB - PB) - Com saudade saudamos a nova Ministra da Cultura Senadora Marta Suplicy, saudade parlamentar do convívio com uma Senadora que cumpriu fielmente suas obrigações enquanto 1ª Vice-Presidente da Casa, ocupando os espaços e as lacunas constitucionais e regimentais deixadas por V. Exª, como sempre oferecendo espaços na Mesa para o desempenho de todos os seus membros, Senador José Sarney.

            A Senadora Marta Suplicy, ao longo deste processo, pôde, de forma competente, nos guiar, comandando com êxito o destino de diversas sessões, sessões emblemáticas da Casa, com resultados importantes que tivemos. Agora, de forma surpreendente para todos nós, a Presidente Dilma a convoca para a gestão da cultura no País. Ela que dizia aqui, na convivência parlamentar, que se sentia muito à vontade como executiva, foi assim como Prefeita de São Paulo, como Ministra do Turismo e será assim em mais um desafio na sua vida, enfrentar o Ministério do Turismo, implantar uma cultura nova, talvez com a liderança de V. Exª, que é uma liderança nacional. O nome de V. Exª supera efetivamente todas as nossas fronteiras regionais, é um emblema importante, pode cravar no Ministério da Cultura uma nova mentalidade para que nós no Congresso Nacional, com ajuda efetivamente do Ministério do Planejamento, do Ministério das Finanças, possamos oferecer a V. Exª um orçamento condizente com a cultura brasileira. A partir daí, poderemos cobrar mais de V. Exª.

            Ao saudá-la quero dizer que o seu espaço, a lacuna que V. Exª vai deixar na Mesa vai ser consolidada por uma presença singular, Sr. Presidente. Nós que convivemos com Anibal Diniz, na Casa, ao longo desses últimos dois anos, sabemos como não vai haver solução de continuidade

            Na competência, na gestão, no encaminhamento das sessões da Casa, porque o Senador Diniz é, sem dúvida alguma, aquele que harmoniza situações, aquele que consolida posições e de forma muito elegante tem tratado todos nós. Por isso, em nome do PMDB, já o fez o Líder Renan Calheiros, nós nos sentimos muito honrados em poder felicitar, com o nosso voto e com a nossa palavra, o Senador Anibal Diniz, por colocar em seu currículo mais esse laurel de ser o primeiro vice-presidente do Senado da República e saudar o povo acreano e saudar toda a Região Norte, que está muito bem representada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2012 - Página 47662