Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações aos senadores Aníbal Diniz e Marta Suplicy pela posse nos cargos de 1º Vice-Presidente do Senado e Ministra da Cultura, respectivamente.

Autor
Eduardo Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Congratulações aos senadores Aníbal Diniz e Marta Suplicy pela posse nos cargos de 1º Vice-Presidente do Senado e Ministra da Cultura, respectivamente.
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2012 - Página 47664
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, SENADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DO ACRE (AC), REFERENCIA, POSSE, CARGO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CULTURA (MINC), VICE-PRESIDENTE, SENADO.

            O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco/PMDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sobre a matéria, Sr. Presidente.

            Primeiro para cumprimentar de forma efusiva a nossa querida Senadora, agora Ministra, Marta Suplicy pela sua indicação e nomeação para o Ministério da Cultura.

            Como tive oportunidade de dizer ainda hoje pela manhã, ontem, quando a cumprimentei pelo telefone, e hoje pessoalmente, todos estamos entusiasmados com a nomeação de V. Exª não apenas pela sua capacidade executiva, não apenas pela sua capacidade de empreender, já demonstrada em outras oportunidades, como Prefeita de São Paulo, como Ministra do Turismo no Governo do Presidente Lula e agora, sem nenhuma dúvida, no Ministério da Cultura, assim como na sua passagem por esta Casa, como Vice-Presidente do Senado, ao lado do Presidente Sarney, trazendo para nós um momento de bastante entusiasmo com a nomeação de V. Exª. Ressalto também a sua capacidade de articulação política, de interlocução com esta Casa e com o Governo, bem como o dinamismo que V. Exª haverá de emprestar a uma pasta que tem tudo a ver com um país que se quer cada vez mais forte, cada vez mais protagonista no cenário internacional. Nenhum país é líder mundial sem uma cultura forte, sem uma influência da sua cultura além das fronteiras. A autovalorização e a autoestima dos valores culturais brasileiros são um desafio permanente dos nossos governantes e do nosso Governo, o Governo da Presidenta Dilma.

            Portanto, de forma entusiasmada, cumprimento V. Exª desejando-lhe muito sucesso. Tenho certeza do sucesso de V. Exª no Ministério da Cultura. Lamento apenas a quebra dessa convivência diária que tínhamos aqui no Senado, mas, em nome de todos esses argumentos aqui apresentados, não tenho dúvida de que V. Exª trará ao Brasil, à cultura e, como eu disse, a um país que se coloca como um dos principais players internacionais uma questão fundamental, que é a valorização da cultura.

            Gostaria de cumprimentar o nosso companheiro da Região Norte, Senador Anibal Diniz. Acabo de fazer a votação com a certeza de que não apenas o Acre, mas também a Amazônia brasileira, os povos da floresta, aqueles caboclos simples e humildes se sentirão, todos os dias, entusiasmados com a presença de V. Exª na Mesa do Senado, muitas vezes na Presidência, de acordo com a combinação com o nosso querido Presidente, Senador José Sarney.

            Portanto, cumprimento V. Exª, em nome da Liderança do Governo e em nome da nossa região, por essa destacada e importante posição de 1º Vice-Presidente da Casa.

            Cumprimentando V. Exª, agradeço a oportunidade, Sr. Presidente, da questão de ordem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2012 - Página 47664