Discurso durante a 208ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da solenidade de entrega do Prêmio Congresso em Foco, na qual S.Exa. foi premiado como o melhor Senador de 2012.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Registro da solenidade de entrega do Prêmio Congresso em Foco, na qual S.Exa. foi premiado como o melhor Senador de 2012.
Aparteantes
Cristovam Buarque.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2012 - Página 60182
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • REGISTRO, INDICAÇÃO, ORADOR, CONGRESSISTA, CONCESSÃO HONORIFICA, AGRADECIMENTO, RECONHECIMENTO, CUMPRIMENTO, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), RECEBIMENTO, PREMIO, MOTIVO, QUALIDADE, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADO, COMENTARIO, IMPORTANCIA, EVENTO, INCENTIVO, ESFORÇO, ATIVIDADE POLITICA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Tomás Correia, Senadores Mozarildo Cavalcanti e Paulo Davim, quero aqui registrar, até porque fiquei muito honrado, o prêmio Congresso em Foco, que foi anunciado e distribuído ontem à noite. Inúmeros colegas do Congresso Nacional foram também laureados.

            Eu gostaria, inclusive, de citar que esse procedimento refere-se à maneira como, primeiro, todos os 186 jornalistas que cobrem os trabalhos do Congresso Nacional apontam quais são os melhores Senadores e Deputados Federais por diversos tipos de qualificação e, também, em termos gerais. Em seguida, os internautas são convidados a indicar aqueles que, na sua avaliação, procederam da melhor forma possível, com respeito às diversas categorias.

            Há 7 anos o Congresso em Foco faz esse tipo de levantamento. Felizmente, eu tenho sido escolhido ao longo dos 7 anos, todas as vezes, para estar entre aqueles considerados os melhores dentre os indicados tanto pelos jornalistas como pelos internautas.

            Eu gostaria de citar os que foram laureados na noite de ontem: Defesa da Inovação Tecnológica, Senador Cristovam Buarque, e incluído pelos internautas, Randolfe Rodrigues; Defesa da Previdência Social e dos Servidores Públicos, Paulo Paim, e incluído pelos internautas, o Deputado Vicentinho; Combate ao Crime Organizado, Senador Randolfe Rodrigues, e incluído na lista pelos internautas, Luiz Couto; Defesa da Saúde, Senador Humberto Costa, incluído na lista pelos internautas, Jean Wyllys; Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania, Randolfe Rodrigues, incluído na lista pelos internautas, Jean Wyllys; Defesa do Desenvolvimento Econômico, Senador Aloysio Nunes Ferreira, incluído na lista pelos internautas, Randolfe Rodrigues; Defesa dos Consumidores, Senador Paulo Paim, incluído na lista pelos internautas, Randolfe Rodrigues; Defesa da Democracia, Senador Eduardo Suplicy - tive a honra de ter sido indicado como o que melhor defendeu a democracia -, incluído na lista pelos internautas, o Deputado Jean Wyllys; Parlamentar de Futuro, Senador Randolfe Rodrigues, incluído na lista pelos internautas, Fernando Francischini. Laureado como melhor Deputado, Deputado Jean Wyllys, incluído na lista pelos internautas, Arnaldo Faria de Sá. Na categoria Melhor Senador em Termos Gerais, incluído na lista pelos internautas, o Senador Alvaro Dias.

            Considerado o melhor Senador na categoria geral, tive a honra de ter sido indicado, tendo também Cristovam Buarque, Jean Wyllys e Chico Alencar sido contemplados e indicados como melhores, assim como o Senador Randolfe Rodrigues e a Deputada Luiza Erundina, que também estiveram entre os três melhores.

            Quero aqui cumprimentar a todos e também o Diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, pela bonita festa realizada ontem.

            Randolfe foi o premiado que mais vezes subiu ao palco da cerimônia, comandada pelo ator Murilo Grossi e pelo diretor do site, Sylvio Costa. Além de ter ficado entre os três melhores no Senado, o representante do Amapá foi homenageado por ter sido escolhido pelos jornalistas que participaram da primeira fase de votação como o melhor Senador do ano. Na Câmara, o preferido dos jornalistas foi Chico Alencar. Recém-operado do coração, ele não pôde comparecer, mas a sua carta de agradecimento foi lida por seu colega Deputado Ivan Valente.

            Randolfe Rodrigues também foi apontado na votação da Internet como principal destaque como Parlamentar do Futuro e ainda outros destaques, tal como eu próprio já aqui assinalei.

            Avalio que o prêmio que o Congresso em Foco organiza todo ano constitui um estímulo e uma forma de a população acompanhar bem o nosso trabalho e, sobretudo, também constitui uma forma de seguir de perto e de modo permanente as atividades do Legislativo. O objetivo do prêmio Congresso em Foco é fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria daqueles que, às vezes, decepcionam na arena legislativa, mas também para valorizar o trabalho de quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.

            Gostaria aqui de assinalar que o prêmio Congresso em Foco tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras, da Souza Cruz, o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários.

            E apoiam o projeto a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Federais, a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais, a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, a Associação Nacional dos Advogados da União, o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, a União dos Auditores Federais do Controle Externo e a agência de comunicações In Press Oficina. E tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb - que transmitiu ao vivo -, da Fábrica de Ideias e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que também mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.

            Quero agradecer a todos os mais de 200 mil internautas, segundo me informou o Diretor Sylvio Costa, que participaram da votação no Brasil inteiro. Sinto-me honrado por ter sido escolhido o melhor Senador neste ano de 2012 e quero aqui transmitir que isso constitui um estímulo para continuar trabalhando da melhor forma possível.

            Gostaria de cumprimentar o Senador Cristovam Buarque, que, em 2011, foi considerado o melhor Senador e praticamente chegou empatado comigo como o melhor Senador de 2012. V. Exª foi agraciado também em outras categorias, conforme aqui já assinalei. Portanto, trata-se de uma forma de confraternização entre todos nós e de nos estimular a realizar, cada vez mais e responsavelmente, o nosso trabalho.

            Senador Cristovam Buarque, se V. Exª desejar...

            O Sr. Cristovam Buarque (Bloco/PDT - DF) - Eu gostaria, Senador, sobre esse assunto, de parabenizar o Congresso em Foco, que consegue trazer para a opinião pública a dimensão de que existem pessoas aqui dentro lutando e se manifestando. Mas, mais que isso, para dizer ao senhor que ser segundo seu vale mais para mim que ser primeiro, dependendo de outros com quem eu concorra. Nós aqui acompanhamos, pari passu, todo dia, como evoluíam as votações, e dava para perceber que o senhor ia passar, em algum momento, a votação que eu estava tendo. E isso, em nenhum momento, me deixou nem um pouquinho, vamos dizer, triste, chateado ou abatido, porque era o seu nome que estava chegando em primeiro lugar. E isso eu digo, mas tenho certeza de que todo mundo neste Brasil que esteve assistindo e que sabe que o senhor chegou em primeiro lugar é porque realmente o senhor merecia isso. Eu parabenizo o Congresso em Foco e os eleitores internautas por terem colocado o senhor como o melhor Senador de 2012. Parabéns! É uma honra ser seu segundo.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Muito obrigado, Senador Cristovam Buarque. V. Exª tem se constituído num estímulo para mim e para todos nós, pela seriedade do seu trabalho, pela forma com que se dedica aos temas da democracia, da educação e do desenvolvimento socioeconômico, de tal maneira que, efetivamente, as boas oportunidades de educação estejam presentes para todo e qualquer brasileiro e brasileira. V. Exª tem sido um campeão, um estímulo e um exemplo para todos nós.

            Muito obrigado e meus parabéns, novamente, a todos que colaboraram para essa cerimônia e festa que o Congresso em Foco realizou.

            Inclusive, quero cumprimentar o Deputado Tiririca, que ali participou de uma forma muito interessante, com uma manifestação cultural da qual, inclusive, acabei fazendo parte. O Senador Paulo Davim estava presente e pôde também testemunhar, assim como o Senador Cristovam Buarque.

            Parabéns a todos os Senadores que foram indicados.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

            DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO

            (Inserido nos termos do art. 210, §2º, do Regimento Interno.)

- Matéria referida:

- Artigo “Suplicy e Jean Wyllys, os melhores de 2012”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2012 - Página 60182