Fala da Presidência durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização do Fórum Senado Brasil 2012, no auditório Interlegis.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Realização do Fórum Senado Brasil 2012, no auditório Interlegis.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2012 - Página 28057
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA, SENADO, ASSUNTO, TRANSFORMAÇÃO, TECNOLOGIA, MUNDO, PARTICIPAÇÃO, AUTORIDADE, CIENTISTA.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Que venham ao plenário para completarmos a votação. Ainda temos mais duas autoridades necessitando de quórum qualificado. (Pausa.)

            Enquanto os Srs. Senadores estão votando, eu queria comunicar ao Plenário que estamos realizando, aqui no Senado, um grande fórum do Senado, justamente para examinar as perspectivas e transformações tecnológicas do princípio do século. Esse seminário está sendo realizado no Interlegis, com cientistas políticos e personalidades do mundo inteiro. Basta dizer que abrimos com a presença do Prof. Francis Wolff, professor da Escola de Filosofia Superior de Paris e autor de vários livros sobre política; também, em seguida, do Sr. Charles Girard, que é Doutor em Filosofia e professor da Universidade Sorbonne de Paris; o Sr. Dr. Luiz Alberto Oliveira, físico, Doutor em Cosmologia e pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica; Sérgio Paulo Rouanet, acadêmico e um dos homens mais brilhantes deste País; Franklin Leopoldo e Silva, professor de Filosofia, da Universidade de São Paulo; Sr. Renato Lessa, titular de Filosofia Política, do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal; Eugênio Bucci, jornalista, professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da USP; e também os Srs. Helton Adverse e Renato Janine Ribeiro, também professores; sobre os temas “A palavra livre e infeliz”, “Democracia liberal e governabilidade”, “O apolistimo, a maior ameaça à democracia”, “Sobre o consenso na democracia/igualdade, unanimidade, legitimidade”, “Abismos da democracia”, “Ética, moral e política”, “Representação política”, “A democracia espetáculo e a imagem da política”, “A democracia para além do Estado democrático de direito”, “Introdução às ciberdemocracias” e “Democracia liberal e a governabilidade”.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF) - Sr. Presidente, pela ordem.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - É um seminário da maior importância e da maior profundidade, que o Fórum Permanente do Senado Federal está realizando e que, depois, publicaremos em livro. Vamos continuar essa série de seminários, abordando temas não somente políticos, como também científicos. Estamos tendo uma presença muito grande, com um grande comparecimento de estudantes, de professores e também de funcionários da Casa. Mais de 500 pessoas estão comparecendo a esses seminários, o que significa uma grande participação. É uma maneira de se pensar, no século XXI, na democracia do século XXI e também na democracia com as mudanças e as transformações que estamos acompanhando, sob o ponto de vista tecnológico das comunicações.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2012 - Página 28057