Pela Liderança durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo com o lançamento do Programa Mais Irrigação, do Governo Federal. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Regozijo com o lançamento do Programa Mais Irrigação, do Governo Federal. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2012 - Página 60832
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, ELOGIO, SENADOR, REFERENCIA, LANÇAMENTO, PROGRAMA DE GOVERNO, OBJETIVO, MELHORIA, IRRIGAÇÃO, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO CENTRO OESTE, REGIÃO NORTE, PAIS, AGRADECIMENTO, ORADOR, RELAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, INCLUSÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), PROGRAMA, GOVERNO FEDERAL.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei breve e tratarei também de um tema a que fez referência o Senador Wellington Dias, que é exatamente o lançamento do programa Mais Irrigação. Trato desse tema com muita satisfação, porque considero fundamental um programa de irrigação no semiárido, na região nordestina, no Centro-Oeste.

            Registro também, com muita satisfação - e agradeço à Presidenta Dilma Rousseff e ao Ministro Fernando Bezerra -, a inclusão do Estado de Roraima no programa Mais Irrigação. O Norte do Brasil, Senador Arruda, tem um projeto de irrigação nessa primeira fase do programa, e é exatamente o projeto Passarão, no Estado de Roraima, com mil hectares, que vai ser retomado depois de muitos anos de paralisação. É um projeto importante. Nós, junto com o Governador José de Anchieta e com o Ministro Fernando Bezerra, demonstramos a importância desse projeto, mostrando o ganho que a região teria e que isso poderia ser, na Região Norte, um símbolo de mudança no processo de cultura e de produção na nossa região. O Ministro entendeu, a Presidenta Dilma também, e o projeto Passarão foi contemplado com o programa do PAC no Mais Irrigação com o valor de R$41 milhões, que serão investidos na implantação do projeto.

            Então, nós ficamos muito felizes com o programa em todo o Brasil. A Presidenta Dilma fez questão de dizer isso.

            É claro que o programa é prioridade para o Nordeste, o programa é a forma de enfrentar o semiárido, é a forma de produzir nas regiões mais secas, mas, ao mesmo tempo, a Presidenta Dilma disse que o benefício da irrigação e os programas e projetos novos do Mais Irrigação serão levadas a todas as Regiões do País.

            Sem dúvida nenhuma, o Brasil vai ampliar a sua capacidade de produção de alimentos, de enfrentamento das dificuldades, de geração de atividade econômica e geração de empregos para a população.

            Então, eu gostaria aqui de registrar a minha satisfação com o atendimento de Roraima no programa Mais Irrigação. Agradeço à Presidenta Dilma, ao Ministro Fernando Bezerra e digo que esses R$5 bilhões é um passo grande, mas outros passos deverão ser dados como disse também a Presidenta.

            Esses projetos que foram indicados e catalogados agora são uma direção, um norte que o País está tomando e uma decisão política de investir na irrigação como forma de construir o futuro de milhares, senão de milhões de brasileiros.

            Era esse o registro que gostaria de fazer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2012 - Página 60832