Pela Liderança durante a 220ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a situação do esporte no Estado do Pará. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Preocupação com a situação do esporte no Estado do Pará. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2012 - Página 64385
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • APREENSÃO, SITUAÇÃO, ESPORTE, ESTADO DO PARA (PA), MOTIVO, CORRUPÇÃO, FEDERAÇÃO, FUTEBOL, CRIAÇÃO, PREJUIZO, DISPUTA, VITORIA, TIME, REGIÃO.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, venho a esta tribuna na tarde de hoje mais uma vez preocupado com o esporte da minha terra.

            Hoje falo aos paraenses de Nossa Senhora de Nazaré. Hoje falo àqueles que se interessam pelo esporte como uma forma de diversão, como uma forma de trazer a juventude, a sociedade, a juventude sadia deste País e do meu Estado.

            Precisamos, no Estado do Pará, paraenses, tomar medidas urgentes e necessárias no sentido de que o esporte amador e profissional do Pará querido possa a voltar a ter dias de glória, voltar à sua ordem, ao seu progresso.

            Infelizmente, Pará, se instalou na Federação Paraense de Futebol, creiam, brasileiros e brasileiras, creiam, paraenses, há 20 anos, acredito que seja a única Federação paraense, Federação de esportes, a Federação Paraense de Futebol que tenha um mandante de 20 anos! Vinte anos, paraenses, de mandato!

            Sofre o futebol paraense.

            O Pará, hoje, é um Estado com mais de sete milhões de habitantes, um Estado que cresceu assustadoramente. Estagnou na época de Ana Júlia, mas volta ao seu progresso agora, com o Governador Simão Jatene.

            É impossível, paraenses, é impossível que se tenha no Pará o mandante de uma Federação que tenha ao seu lado um diretor chamado Romano, que é quem manda de verdade na Federação.

            A ditadura é tão grande, a ditadura é imposta de uma maneira tão cruel que aqueles clubes que tentam entrar no campeonato paraense de futebol profissional recebem tabelas de que não tomam conhecimento. Tabelas tipo… E quem entende de futebol sabe. Tabelas do tipo: vocês têm que jogar duas partidas fora, no total de cinco partidas. Já matou aquele clube! Duas foras, com cinco partidas para disputar, já matou aquele clube!

            Brasil, Fidel Castro ainda está vivo. Fidel Castro ainda mostra a sua maneira de como se faz ditadura que é copiada pelo mundo inteiro.

            Coronel Nunes, um coronel reformado da Polícia Militar, e eu quero me dirigir à Mesa, Srª Presidenta, para pedir à Drª Claudia Lyra e ao Secretário José Roberto que lembrem ao Presidente Sarney. Conversei com S. Exª semana passada. Entrei com um ofício, porque aqui, senhores e senhoras, não vale só falar. Nesta tribuna, tem que se falar e tomar providências. Nesta tribuna, não vale subir e mostrar os erros que se tem no nosso Estado. Temos que mostrar os erros e combatê-los. Doa a quem doer, sempre digo eu.

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Custe o que me custar. Não adianta me perseguirem. Vão encontrar pela frente um Senador bravo, que não tem no seu dicionário a palavra covardia. Eu enfrentarei até os últimos dias do meu mandato, para o bem do meu Estado, o que me propus fazer.

            Pois não, Senador.

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco/PDT - MT) - Senador Mário Couto, só…

            A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco/PCdoB - AM) - Senador Pedro Taques, o Senador Mário…

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco/PDT - MT) - Está falando pela liderança?

            A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco/PCdoB - AM) - Está falando pelo tempo da liderança.

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco/PDT - MT) - Peço desculpas. Mas só para dizer…

            A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco/PCdoB - AM) - Para concluir, V. Exª pode, pela ordem.

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco/PDT - MT) - Muito obrigado, Srª Presidente.

            Só para dizer que no Estado do Pará há 20 anos, V. Exª está muito bem. No Estado de Mato Grosso, o presidente da federação está há 32 anos.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Faço uma ideia. Esse é o Saddam Hussein, o nosso é o Fidel Castro. (Fora do microfone.) É isso, meu caro, nós temos que acabar com isso. Não se consegue mais nem para presidente de federação.

            A jogada é a seguinte, Senador Pedro Taques: eles vão às federações do interior e lá fazem o lobby. Lá distribuem aquele leite chamado leite real. Distribuem aquele leite e ficam eternamente mamando nas tetas das federações. Essa que é a grande verdade. Precisamos combater isso.

            O futebol do Estado do Pará para Série B demora 10 anos para entrar -- 10 anos para entrar. E o seu, que já tem trinta e poucos anos! Faço uma ideia, meu Senador Pedro Taques.

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco/PDT - MT) (Fora do microfone.) Eu jogava no Dente de Leite.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Então, ao descer desta tribuna, lembro, mais uma vez, V. Exª: precisamos, agora, estender. Se for o caso, com esta Comissão, vamos percorrer, inicialmente, todos os Estados do Norte do Brasil, inclusive o seu agora. Então, antes do recesso, peço humildemente que a Mesa possa colocar em votação, ainda hoje, se possível, se não, Drª Cláudia, na próxima semana, já falei da urgência com o Presidente Sarney, que concordou, para que se instale essa Comissão Parlamentar e se saia pelo País, derrubando todos aqueles Fidéis Castros e todos aqueles Saddans Husseins que existem no esporte brasileiro.

            Muito obrigado, Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2012 - Página 64385