Comunicação inadiável durante a 220ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a necessidade de resgate urgente do Colégio Atheneu, no Estado do Rio Grande do Norte.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Destaque para a necessidade de resgate urgente do Colégio Atheneu, no Estado do Rio Grande do Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2012 - Página 64393
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, URGENCIA, RESTAURAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, LOCAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), FATO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, OBRAS, REFORMULAÇÃO, SALARIO, PROFESSOR, OBJETIVO, MELHORIA, ENSINO, MOTIVO, GRUPO ESCOLAR, REPRESENTAÇÃO, HISTORIA, PAIS.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, há pouco mais de um ano, eu ocupava esta tribuna para exaltar a importância histórica de um dos colégios mais tradicionais do meu Estado, o Colégio Atheneu, que foi fundado em fevereiro de 1834, antes mesmo do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro; portanto, três anos antes.

            Naquela ocasião, lembrei aos colegas Senadores que o Colégio Atheneu Norte-Rio-Grandense abrigou, nos seus quase 180 anos, grande parte da elite cultural e política do Rio Grande do Norte, tendo sido berço do conhecimento para grandes nomes, como o do folclorista Luís da Câmara Cascudo, que, posteriormente, veio a ser também professor da instituição, e o do ex-Presidente Café Filho.

            Mas não é apenas histórico o motivo primordial para eu retornar ao tema nesta tribuna. Em setembro de 2011, eu já falava da necessidade premente de o Colégio Atheneu passar por uma reforma em suas estruturas. Entretanto, até o momento, nada foi feito, e a situação estrutural no Atheneu Norte-Rio-Grandense está piorando cada vez mais, a ponto de um grupo de ex-alunos, sejam eles notáveis ou anônimos, terem se reunido em defesa daquele patrimônio histórico, cultural e social e criaram a Associação dos Ex-Alunos do Atheneu Norte-Rio-Grandense. Eles já fizeram até mesmo um abraço simbólico ao Colégio na semana passada, além de convocarem e de participarem de reuniões com a Secretaria Estadual de Educação.

            Os noticiários locais têm levado à população o estado deplorável da estrutura física do colégio -- há pelo menos dois anos, os cupins já estão devorando os velhos arquivos do tradicional Colégio, pondo em risco a preservação de documentos históricos que atestam os fatos ocorridos entre aquelas paredes. Ssem falar nos problemas de infiltração, encanamento e eletricidade.

            Os alunos, diretores e professores atuais também estão lutando para que ocorram mudanças no projeto pedagógico da escola, que padece com o ensino precário, falta de professores, salários defasados, entre outras mazelas bem próprias do ensino público no Estado do Rio Grande do Norte e do Brasil. Os baixos índices de aprovação no vestibular, por exemplo, é uma das preocupações do corpo discente. Muitas vezes sequer se consegue ver o conteúdo programático intergralmente, problema que tem ocasionado um outro: a evasão escolar.

            Faço minhas as palavras dos alunos e ex-alunos do Atheneu: essa agonia tem de acabar, e o "Atheneu não pode esperar".

            De maneira que não me resta outra alternativa a não ser fazer um apelo à Governadora de Estado Rosalba Ciarlini e à Secretaria Estadual de Educação, para que olhem para as deficiências do Atheneu não só com um olhar sensível, que eu sei que existe, mas que vão além disso: que ergam o olhar para medidas mais firmes, com muito cimento e concreto, e com o devido respeito histórico e social que aquele colégio exige, bem como com respeito ao direito ao ensino público de qualidade para os alunos.

            O fato, que comove todo o corpo discente e docente da instituição, transcende aos limites daquele colégio, daquela instituição. Comove a todos nós natalenses e norte-rio-grandenses, até porque o Atheneu Norte-Rio-Grandense é uma estrutura, uma… (Fora do microfone: … instituição histórica -- para concluir, Sr. Presidente.)

(Soa a campainha.)

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN) - … uma instituição histórica, um marco no ensino público do Estado do Rio Grande do Norte, que ensinou a muitos filhos ilustres como há pouco falei -- o ex-Presidente Café Filho, o folclorista Luís da Câmara Cascudo e a grande maioria dos políticos contemporâneos foram alunos daquela instituição.

            Portanto, precisamos urgentemente resgatar essa instituição, em respeito à sua contribuição para a história do Rio Grande do Norte e para a história do seu povo.

            Era só, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2012 - Página 64393