Comunicação inadiável durante a 220ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Votos de plena recuperação ao jornalista Joelmir Beting, que se encontra em grave estado de saúde; e outro assunto.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
SAUDE, POLITICA SOCIAL.:
  • Votos de plena recuperação ao jornalista Joelmir Beting, que se encontra em grave estado de saúde; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2012 - Página 64403
Assunto
Outros > SAUDE, POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, HISTORIA, VIDA, JORNALISTA, MOTIVO, DEMONSTRAÇÃO, ORADOR, EXPECTATIVA, MELHORIA, SAUDE, FATO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, REPORTER.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, JORNALISTA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, VALOR ECONOMICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, AUMENTO, QUALIDADE DE VIDA, PAIS, DURAÇÃO, GOVERNO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, VALOR ECONOMICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), OBJETIVO, ELOGIO, GOVERNO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, RELAÇÃO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, PAIS.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mário Couto, quero, em primeiro lugar, tendo tomado conhecimento de que o brilhante jornalista Joelmir Beting se encontra na UTI e, segundo diagnóstico, de uma maneira irrecuperável, expressar o quanto que, ao longo de toda a sua vida profissional, ele que há 50 anos se dedica ao jornalismo, de quanto ele conseguiu o respeito, a admiração de todos os que o acompanham, sobretudo no noticiário econômico, seja quando ele, acho que em algumas décadas, colaborou no jornal Folha de S.Paulo, com sua coluna, que era extremamente lida, seja também na TV e Rádio Bandeirantes, onde vinha se destacando com extraordinário brilhantismo.

            Quero aqui expressar os meus votos de possível plena recuperação a Joelmir Beting, tão estimado por todo o povo brasileiro.

            Gostaria, Sr. Presidente, de aqui ressaltar uma notícia que saiu, ontem, no Valor Econômico, que me parece de grande relevância, sobretudo para o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também, em especial, para o Governo da Presidenta Dilma Rousseff;

Entre 150 países, o Brasil tem o maior ganho de bem-estar em 5 anos.

Distribuição da renda foi o principal fator de elevação do padrão de vida no País entre 2006 e 2011.

            Arthur Pereira Filho, do Valor Econômico, sintetiza muito bem o relatório feito pela Boston Consulting Group a respeito do Índice de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que foi criado por esse instituto.

O Brasil foi o país que melhor utilizou o crescimento econômico alcançado nos últimos cinco anos para elevar o padrão de vida e o bem-estar da população. Se o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu a um ritmo médio anual de 5,1% entre 2006 e 2011, os ganhos sociais obtidos no período são equivalentes aos de um país que tivesse registrado expansão anual de 13% da economia.

A conclusão é de levantamento feito pela empresa internacional de consultoria Boston Consulting Group (BCG), que comparou indicadores econômicos e sociais de 150 países e criou o Índice de Desenvolvimento Sustentável, com base em 51 indicadores coletados em diversas fontes, como o Banco Mundial, o FMI, ONU e OCDE.

O desempenho brasileiro nos últimos anos em relação à melhoria da qualidade de vida da população é devido principalmente à distribuição da renda. “O Brasil diminuiu consideravelmente as diferenças de rendimento entre ricos e pobres, na década passada, o que permitiu reduzir a pobreza extrema pela metade. Ao mesmo tempo, o número de crianças na escola subiu de 90% para 97% desde os anos 90”, diz o texto do relatório “Da riqueza para o bem-estar", que foi divulgado [ontem].

O estudo também faz referência ao Programa Bolsa Família, destacando que a ajuda do Governo às famílias pobres está ligada à permanência da criança na escola.

Nessa comparação de progressos recentes alcançados, o Brasil lidera o índice, com 100 pontos, pontuação atribuída ao País que melhor se saiu nesse critério de avaliação. Aparecem a seguir Angola (98), Albânia (97,9), Camboja (97,5) e Uruguai (96,9). A Argentina ficou na 26ª colocação, com 80,4 pontos. Chile (48º) e México (127º) ficaram ainda mais atrás.

(Interrupção do som.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) -

Foram usados dados disponíveis para todos os 150 países que fossem capazes de traçar um panorama abrangente de dez diferentes áreas: renda, estabilidade econômica, emprego, distribuição de renda, sociedade civil, governança (estabilidade política, liberdade de expressão, direito de propriedade, baixo nível de corrupção, entre outros itens), educação, saúde, ambiente e infraestrutura.

O ranking-base gerou a elaboração de mais três indicadores, para permitir a comparação do desempenho, efetivo ou potencial, dos países em momentos diferentes: 1) atual nível socioeconômico do país; 2) progressos feitos nos últimos cinco anos; e 3) sustentabilidade no longo prazo das melhorias atingidas.

Como seria de se esperar, os países mais ricos estão entre os que pontuam mais alto no ranking que mostra o estágio atual de desenvolvimento. Nessa base de comparação que dá conta do “estoque de bem-estar" existente, a lista…

(Interrupção do som.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Um pouquinho mais, Sr. Presidente.

… é liderada por Suíça e Noruega, com 100 pontos, e inclui Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos e Cingapura. Aí o Brasil aparece em posição intermediária, com 47,8 pontos.

Para Christian Orglmeister, diretor do escritório do BCG em São Paulo, o desempenho alcançado pelo Brasil é elogiável, mas deve ser visto com cautela. "Quando se parte de uma base mais baixa, é mais fácil registrar progresso. O Brasil está muito melhor do que há cinco anos em varias áreas, até mesmo em infraestrutura, mas é preciso ainda avançar muito mais".

            Sr. Presidente, peço que seja registrada a íntegra da reportagem, inclusive com a tabela classificatória com a média anual de variação destes indicadores, para que aqueles que acompanham os trabalhos, no Diário Oficial, possam…

(Interrupção do som.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - … tomar conhecimento. (Fora do microfone.)

            Peço que seja registrado na íntegra de meu pronunciamento o relatório que aqui leio.

            Muito obrigado.

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

- “Entre 150 países, Brasil tem o maior ganho de bem-estar em 5 anos”, por Arthur Pereira Filho - Jornal Valor Econômico, de 27 de novembro de 2012.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2012 - Página 64403