Pela ordem durante a 219ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da necessidade de maior cuidado e atenção na arguição de autoridades no Senado.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Defesa da necessidade de maior cuidado e atenção na arguição de autoridades no Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2012 - Página 64168
Assunto
Outros > SENADO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, MELHORIA, DEBATE, SENADO, ASSUNTO, APRECIAÇÃO, INDICAÇÃO, CARGO PUBLICO, OBJETIVO, PREVENÇÃO, PROCESSO, CORRUPÇÃO, PODER PUBLICO.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, V. Exª tem sido um exemplo de Presidente nesta Casa. Presidente, são ridículos determinados fatos que se veem em arguição de autoridade nesta Casa. É preciso, Presidente, moralizar as arguições de autoridades nesta Casa.

            Lembro-me, Presidente, da arguição do Sr. Carlos Pagot. Foi tão afobada, mas tão afobada que, quando discuti a contraindicação do Sr. Pagot, o Presidente da Mesa, Senador Pedro Taques, já autorizava a votação, antes mesmo de ser encerrada a discussão. Isso é comum, aqui nesta Casa, acontecer. Isso é uma desmoralização para o Senado. Isso não pode acontecer; é contra o Regimento desta Casa; é rasgar o Regimento da Casa!

            Não precisamos nos afobar para arguir autoridades. Conclusão: afobaram-se para arguir o Sr. Pagot, e ficou a Nação prejudicada com um rombo de bilhões e bilhões de reais. Lembro-me, Presidente, de que tive de me retirar daquela sessão porque, antes mesmo de terminar a discussão, já tinha sido autorizada a votação.

            É preciso que V. Exª observe as arguições nesta Casa. É preciso que V. Exª tome pulso da direção das arguições desta Casa.

            Por isso, sou contra, Sr. Presidente, arguir-se sem critérios. Não é preciso afobação para arguir ninguém. Vamos arguir com cuidado, vamos aprovar nomes com cuidado, para que a Nação não passe pelos momentos dramáticos de corrupção pelos quais está passando hoje.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

(Soa a campainha)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2012 - Página 64168