Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunicação sobre a resolução do problema com a carga de milho para os setores de avicultura e suinocultura, em especial em Santa Catarina, e outro assunto.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PECUARIA.:
  • Comunicação sobre a resolução do problema com a carga de milho para os setores de avicultura e suinocultura, em especial em Santa Catarina, e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2012 - Página 54989
Assunto
Outros > PECUARIA.
Indexação
  • REGISTRO, RESOLUÇÃO, PROBLEMA, FORNECIMENTO, MILHO, OBJETIVO, ALIMENTAÇÃO, ANIMAL, SETOR, SUINOCULTURA, AVICULTURA, REGIÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, ORGANIZAÇÃO, SETOR, SUINOCULTURA, AVICULTURA, OBJETIVO, CONTROLE, PRODUÇÃO, MOTIVO, REDUÇÃO, RISCOS, CRISE.

            O SR. CASILDO MALDANER (Bloco/PMDB - SC. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, enquanto esta votação nominal se processa, apenas quero fazer uma comunicação, de certo modo.

            Tenho recebido, nestes últimos dias, inúmeras solicitações, reclamações, preocupações do setor da avicultura e, principalmente, do setor da suinocultura brasileira, em especial do meu Estado, Santa Catarina.

            Só quero comunicar que finalmente a Conab conseguiu resolver, subsidiar os custos de fretes e está levando o milho para aquelas regiões que o transformam em carnes. Estão chegando ao oeste catarinense, por exemplo, a um custo subsidiado, e devem entrar algumas mil toneladas, ainda, até o fim da semana.

            Além de esse produto entrar a um custo de R$21,00 na região produtora, por exemplo, do oeste catarinense, a partir do fim da semana, a suinocultura tem reativado o preço também. Isso vai ajudar a aliviar.

            E o nosso ex-Governador Luiz Henrique me informava hoje que o nosso Governo catarinense vai prestigiar um ato no Japão, no próximo dia 9, e finalmente a carne suína do Brasil vai poder entrar no Japão. E com essa entrada, o mercado de carne suína também vai melhorar para o Brasil.

            Mas quero deixar um outro alerta. Já disse num grande encontro dos produtores nacionais da suinocultura, no Petrônio Portella, há questão de três meses: as associações nacionais de produtores de suínos precisam se organizar. Nós temos que ter o controle de produção no Brasil, o controle de produção desse setor. Não tendo controle, não adianta, porque melhora o preço agora, os aventureiros entram no mercado, pegam o dinheiro barato do governo, dos bancos oficiais, entram no mercado e dali a dois, três anos, sobra produção. E vem a crise novamente. Então, tem que haver um controle de produção, um conselho com o Ministério da Agricultura, e essa organização tem que fiscalizar. Havendo mais demanda para colocar carne da suinocultura, é preciso passar por essa comissão e dar preferência - se aumentar a produção - para quem está no ramo, para quem já produz, e oferecer a eles: se quiserem produzir, aumentar, ter dinheiro a um custo x, têm que passar por esse crivo, senão desorganiza o setor novamente.

            E isso deve valer não só para a suinocultura: é para a avicultura, é para o setor da maçã, que tem passado sérios problemas agora no sul, e assim em outros setores. Mas nesse, especificamente, nós precisamos ter um alto controle, tem que haver uma organização, senão vai dar problemas logo adiante, novamente.

            São as considerações que tinha a fazer neste momento, Sr. Presidente e caros colegas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2012 - Página 54989