Pronunciamento de Vital do Rêgo em 05/12/2012
Discussão durante a 226ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Referente ao Substitutivo da Câmara ao Projeto de Lei do Senado n. 253, de 2009.
- Autor
- Vital do Rêgo (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Vital do Rêgo Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Outros:
- Referente ao Substitutivo da Câmara ao Projeto de Lei do Senado n. 253, de 2009.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/12/2012 - Página 66458
- Assunto
- Outros
O SR. VITAL DO RÊGO (Bloco/PMDB - PB. Para discutir. Sem revisão do orador) - Que as manifestações sejam internas, que as manifestações sejam nas emoções de cada um. Mas, efetivamente, ao final desta histórica votação, vamos dar direito, Sr. Presidente. V. Exª, um democrata, haverá de compreender a explosão de contentamento desses homens e mulheres que são do nosso cotidiano, que são parceiros nossos do nosso dia a dia, que são serviçais de causas importantes do cidadão brasileiro no ir e vir, no ganha-pão para alimentar a sua família, fazedores dessa história bela de cada um. Hoje é um dia importante, Sr. Presidente.
O Senador Renan Calheiros foi brilhante. Talvez sabedor, ao longo destes últimos e últimos anos, num retrato histórico que fez sobre a sua participação desde os primórdios dessa luta do ICMS, do IPI, ele traduziu muito a importância deste projeto. Agora, ao longo da Lei 12.468, de agosto de 2011, quando da regulamentação da profissão de taxista, esta, sem dúvida alguma, Líder Eduardo Braga, parceiro na construção deste dia, por ter dado contornos para que nenhuma outra medida provisória - V. Exª, como Líder do Governo, e o Senador José Sarney - pudesse interromper esta data, esta data tão feliz em que todos nós, de forma unânime, vamos fazer justiça a esses homens e mulheres profissionais do volante. Eles vão ter aquilo que lhes é direito: o direito da sucessão, de poder passar para os seus herdeiros aquilo que eles aprenderam e que eles não tinham; o direito de não enfrentar, como bem disse o Senador Romero Jucá, uma luta desigual contra estruturas econômicas, Senador Paim, outro defensor, protagonista desta luta; o direito de enfrentar uma luta desigual contra aqueles que, vendo o lucro, queriam açambarcar o mercado.
Por isso, garantindo estas vitórias, o PMDB se sente muito feliz, Senador Renan, com o seu relatório. E haveremos de votar, no meu caso, no caso do Senador Cássio Cunha Lima e no caso do Senador Cícero Lucena, em nome dos taxistas da Paraíba, restaurando esses direitos, tardiamente, mas nunca de forma inglória.
A todos, os nossos parabéns.